sexta-feira, 12 de março de 2010

Taça Libertadores - Duas vitórias e três empates para os brasileiros

A semana da Taça Libertadores 2010 terminou sem derrotas para as equipes brasileiras. Os cinco times do País atuaram como visitantes: Flamengo e São Paulo ganharam, enquanto Corinthians, Cruzeiro e Internacional trouxeram um ponto para suas casas.

Também destacamos o clássico chileno entre Universidad Católica e Universidad de Chile, o primeiro jogo de futebol naquele país após o terremoto que vitimou centenas de pessoas.Na chave 1, o Corinthians jogou contra o Independiente Medellín em Bogotá e assegurou o 1-1 com um golaço de Dentinho perto do final. O primeiro tempo foi muito fraco, com poucos lances de emoção. E, num desses poucos, os colombianos quase marcaram: Pardo chutou na pequena área para ótima defesa de Felipe.
Dentinho marcou aos 85 minutos

A segunda etapa também teve falta de grandes lances. O Corinthians assustou com Jorge Henrique, que chutou perto da trave. Então o Medellín não perdoou aos 76 minutos. Foi quando Valencia mandou para a área, a bola desviou e Valoyes abriu o placar. A vantagem durou cerca de dez minutos. Dentinho, que saíra do banco, se livrou dos marcadores e mandou uma bomba no ângulo, garantindo o ponto necessário para que o Timão liderasse o grupo.

Quem também é líder de sua chave é o Flamengo, que fez 3 a 1 no Caracas, no grupo 8. Foi o
time local que começou arriscando: Guerra e Gomez tiveram boas chances, mas não aproveitaram. Numa das suas primeiras chegadas com perigo, o Fla conseguiu um pênalti, quando Petkovic arriscou e a bola bateu no braço de Bustamante. Vagner Love cobrou e fez 1-0.
A segunda parte começou com diversos problemas para o time de Andrade. A pressão venezuelana se acentuou, e Gomez quase empatou, mandando a bola no travessão. Em seguida, Toró cometeu falta e levou seu segundo amarelo e o consequente cartão vermelho.
Love (dir.) foi decisivo para o Fla

Mas podia piorar. Aos 65’, Castellín invadiu a área pela esquerda e igualou o placar.
Mas o Caracas esqueceu de se defender, e acabou derrotado nos contragolpes. A primeira mostra disso foi com Kleberson, que, na frente do arqueiro Vega, perdeu um gol inacreditável. Contudo, um minuto depois, Vagner Love também saiu na cara de Vega, driblou o goleiro e anotou o 2-1. E, já nos acréscimos, Rodrigo Alvim marcou o terceiro, aproveitando bobeira da defesa. Uma boa vitória para deixar os problemas pessoais de Adriano - que sequer viajou à Venezuela - em segundo plano.

Em Assunção, o São Paulo encontrou um clima atípico na vitória sobre o Nacional local. Pouco mais de 700 torcedores foram apoiar a equipe paraguaia no estádio Defensores del Chaco. O triunfo por 2 a 0 deixou o tricolor paulista em segundo no grupo 2.
Washington - 10 gols em 2010

Os comandados de Ricardo Gomes comandaram a partida, mas não conseguiram transformar as oportunidades do primeiro tempo em gols. Richarlyson chegou perto, mas parou na trave. Apesar de pouco ameaçar, o Nacional quase marcou no fim da etapa inicial, exigindo boa intervenção de Rogério Ceni.
Com 59 minutos, o São Paulo abriu o placar. A defesa paraguaia esquecer de marcar Washington, que recebeu de Dagoberto, passou pelo goleiro e empurrou para as redes. O goleiro Caffa ainda fez boa defesa em chute de Dagoberto, mas não impediu o segundo gol de Washington, aos 89’, em passe de Fernandinho. Foi o décimo gol de Washington no ano.
Quem perdeu boa chance de ganhar e assumir a ponta do seu grupo foi o Cruzeiro, na chave 7. Contra o Deportivo Itália, o time cruzeirense saiu perdendo, virou, mas levou novo empate com um gol de McIntosh - já devem ter ouvido falar neste nome -, veterano jogador de 37 anos.
Cruzeiro cedeu empate aos venezuelanos

O jogo começou equilibrado, com uma boa chance para cada equipe antes dos 10 minutos. Aos 12’, porém, o Deportivo Itália abriu o placar em sua segunda oportunidade. A marcação não chegou e Blanco teve tranquilidade para fazer 1 a 0. O Cruzeiro empatou em seguida: cruzamento de Roger, ex-Benfica, e Kleber aproveitou a sobra, 1 a 1.
Depois do intervalo, os mineiros chegaram à virada rapidamente. Aos 51’, Diego Renan tentou, o goleiro pegou e no rebote Kleber finalizou com precisão, 2-1. Mas o Cruzeiro voltou a falhar defensivamente minutos depois. O experiente McIntosh ficou sem marcação e deixou tudo igual. O time de Adilson Batista ainda teve Kleber expulso por falta violenta - a quarta expulsão da equipe em cinco jogos na competição (contando a fase preliminar).
Quem também encontrou mais problemas do que esperava foi o Internacional, na visita ao Deportivo Quito, no grupo 5. O Quito, em penúltimo lugar na atual liga equatoriana, teve duas boas chances no primeiro tempo. Na primeira, Sorondo cortou em cima da linha. Na segunda, Abbondanzieri deu rebote para o meio da área e Minda aproveitou, 1-0. A vantagem durou pouco: após chute na trave de Alecsandro, Giuliano pegou a sobra e empatou aos 40 minutos.

Jogo do Inter foi muito disputado
O segundo tempo foi mais fraco, mas ainda assim o time local exigiu boas participações do veterano goleiro colorado. No principal lance, o árbitro José Buitrago chegou a assinalar erroneamente pênalti de Abbondanzieri em Borghello. Depois de falar com o auxiliar, o juiz voltou atrás na marcação, considerando, aí sim acertadamente, falta do atacante em cima do arqueiro.

Em Santiago, o primeiro jogo pós-terremoto foi logo o clássico entre Universidad Católica e de Chile. Em um jogo com muitos lances de perigo e emoção, o empate por 2 a 2 foi logrado pela Universidad de Chile nos acréscimos da partida, num gol de Puch. “La U” aparece em segundo do grupo 8, uma posição acima da Católica.


Resultados da Taça Libertadores da América 2010
Grupo 1 - 2ª rodada
I. Medellín (COL) - Corinthians, 1-1 (Valoyes 76’; Dentinho 85’)
Racing (URU) - Cerro Porteño (PAR), 2-1 (Miranbaje 19’, Cauteruccio 69’; Cáceres 84’)
Classificação: Corinthians 4; Racing 3; Medellín 2; C. Porteño 1.


Grupo 2 - 3ª rodada
Once Caldas (COL) - Monterrey (MEX), 1-1 (Valencia 59’; Morales 33’)
Nacional (PAR) - São Paulo, 0-2 (Washington 59’, 89’)
Classif.: O. Caldas 7; São Paulo 6; Monterrey 4; Nacional 0.

Grupo 3 - 3ª rodada
Bolívar (BOL) - Estudiantes (ARG), 0-0
Alianza Lima (PER) - Juan Aurich (PER), 2-0 (Fernandez 41’, Tragadora 58’)
Classif.: Alianza 9; Estudiantes 4; Aurich 3; Bolívar 1.

Grupo 5 - 2ª rodadaEmelec (EQU) - Cerro (URU), 1-2 (Pérez 70’; Caballero 52’, Dadomo 67’)
Dep. Quito (EQU) - Internacional, 1-1 (Minda 34’; Giuliano 40’)
Classif.: Cerro 6; Internacional 4; Quito 1; Emelec 0.

Grupo 6 - 3ª rodada
Dep. Cuenca (EQU) - Morelia (MEX), 2-0 (Mendez 60’, Escalada 83’)
Nacional (URU) - Banfield (ARG), 2-2 (Varela 5’, Regueiro 41’; Rodriguez 18’, 35’)
Classif.: Banfield 7; Nacional 5; Cuenca 3; Morelia 1.

Grupo 7- 3ª rodadaDep. Itália (VEN) - Cruzeiro, 2-2 (Blanco 12’, McIntosh 66’; Kleber 27’, 51’)
Classif.: Vélez (ARG) 6; Cruzeiro 4; Colo-Colo (CHI) 3; Itália 1.

Grupo 8 - 2ª rodada
Univ. Católica (CHI) - Univ. de Chile (CHI), 2-2 (Rubio 21’, Silva 70’; Olivera 19’, Puch 90’)
Caracas (VEN) - Flamengo, 1-3 (Castellín 65; Vagner Love 35’, 75’, Rodrigo Alvim 90’)
Classif.: Flamengo 6; Univ. de Chile 4; Católica 1; Caracas 0.


Vídeos

I. Medellín 1-1 Corinthians


Caracas 1-3 Flamengo


Nacional 0-2 São Paulo


Dep. Itália 2-2 Cruzeiro


Dep. Quito 1-1 Internacional


U. Católica 2-2 U. de Chile


Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra]

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas