sexta-feira, 12 de março de 2010

Quadros do MJD debatem programa de governação

Fazer uma abordagem e reflexão aprofundada das linhas orientadoras do Programa Quinquenal do Governo 2010-2014, avaliação dos 100 dias de governação e debruçar-se sobre o seu estatuto orgânico, estes são alguns dos objectivos do 4º Conselho Consultivo do Ministério da Juventude e Desportos alargado aos directores provinciais, a decorrer desde ontem na capital do país.

Dirigido pelo respectivo titular da pasta, Pedrito Caetano, o encontro destina-se, igualmente, a analisar e dar parecer sobre a actividade de preparação, execução e controlo do plano de acção e orçamento, assim como promover a troca de experiências e informação entre os técnicos do ministério.
Neste primeiro contacto com todos os quadros dirigentes do seu sector, Pedrito Caetano, na companhia do vice-ministro Carlos de Sousa, reuniu-se preliminarmente com os directores provinciais, com a finalidade de estabelecer uma harmonia quanto àquilo que será a governação ao longo do presente quinquénio, sobretudo no que tange às grandes acções a ser levadas a cabo pelo Ministério da Juventude e Desportos. Na óptica do ministro, é importante que, tanto em relação ao que sucede centralmente como em cada província, os responsáveis aos mais diversos níveis falem a mesma linguagem e evitem possíveis discrepâncias.

É neste sentido, por exemplo, que os directores provinciais questionaram sobremaneira a institucionalização do Instituto Nacional da Juventude e do Instituto Nacional do Desporto, cuja criação foi há dias aprovada pelo Conselho de Ministros. Por falta de circulação da informação, representantes de algumas províncias praticamente estavam à margem do que estava a acontecer, pelo que nem sequer estavam à altura de elucidar sobre os objectivos destes novos organismos.

Perante este cenário, Pedrito Caetano disse que o Conselho Consultivo alargado aos directores provinciais surgia em boa hora, pois proporcionará uma abordagem mais aprofundada e profícua entre todos face a estes institutos. Aliás, o anteprojecto do estatuto orgânico e quadro de pessoal destes organismos serão objecto de discussão neste encontro, daí se achar uma excelente oportunidade para a apreensão de tudo quanto diz respeito aos institutos.

Hoje, segundo e último dia dos trabalhos, a reunião do Ministério da Juventude e Desportos debruçar-se-á sobre a estratégia de marketing e fará o ponto da situação da organização dos Jogos Africanos de Maputo-2011; Jogos da CPLP, igualmente a terem lugar na capital moçambicana, já entre Julho e Agosto; Jogos da SADC, em Dezembro próximo, na Suazilândia, Festival Nacional dos Jogos Tradicionais e termos de referência da revisão da Política de Educação Física e Desportos.

No que diz respeito à juventude, o Conselho Consulto Alargado do MJD debruçar-se-á sobre as comemorações dos 35 anos da independência nacional, em relação às quais o Governo pretende ver um grande e entusiástico envolvimento dos jovens, com programas específicos para os nascidos em 1975 e, de um modo particular, a 25 de Junho, portanto, com a idade exacta da independência.

A troca de experiências e de informação entre os quadros do Ministério da Juventude e Desportos culminará, amanhã, com a visita ao Estádio Nacional, no Zimpeto.

Texto: Michael Cesar (correspondente e colaborador do Desportugal em Moçambique)

Página Inicial


Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas