segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Basquetebol - Liga Nacional Vodacom: Fer. Beira na grande final


O Ferroviário da Beira venceu, sábado à noite, no Pavilhão dos Desportos daquela cidade, o Desportivo de Maputo por 76-74, no terceiro embate dos “play-off” das meias-finais da Liga Moçambicana de Basquetebol Vodacom, em seniores masculinos, garantindo assim a presença na final, diante do Maxaquene. Foi uma partida bem disputada do início até ao fim, com as duas equipas sempre coladas no marcador, mas os beirenses a levar vantagem, situação que prevaleceu até ao soar da buzina.

Com uma diferença de três pontos (45-42), a primeira parte terminou com o vencedor ainda imprevisível, pois, no reatamento, os “alvi-negros” imprimiram uma dinâmica que lhes permitiu igualar a partida logo nos dois minutos do terceiro período.

Contudo, fruto de uma capacidade ofensiva bem conseguida, sob a liderança do congolês Mutombo e do sul-africano Kalombo, os “locomotivas” foram amealhando pontos, o mesmo que o seu adversário, mas aproveitando-se de alguns deslizes da defensiva contrária para chegar a vencer por uma diferença de dois pontos (73-75) a 26 segundo do fim.

Se, do lado dos locais, André Velasco e Armando Baptista não estiveram em grande, a verdade, porém, é que também, do lado do Desportivo, as suas vedetas Custódio Muchate e Sete Muianga e ainda Augusto Matos não foram suficientes para contrapor o fulgor dos beirenses, nem mesmo com o apoio do inconformado Pio Matos Jr.

Com o Pavilhão dos Desportos a “rebentar pelas costuras”, a partida foi seguida com muita animação, tanto nas quatro linhas como nas bancadas, com os beirenses, obviamente, a puxar pela equipa da casa, embora os visitantes também tenham tido a sua claque, mas insuficiente para apagar a alma “locomotiva” até ao apito final.

FICHA TÉCNICA

Árbitros: Abreu Muhimua, Marcos Abdala e Mário Getimane;

FER. BEIRA (76) - Babane (2), Nino (8), Velasco (9), Manheira (0), Zunguza (0), Pionésio (0), Macuácua (19), Tembo (3), Mutombo (23), Guido (0), Andyr (1), Kalombo (12);

Treinador: José Delfino;

DESPORTIVO (74) - Macome (8), Manhanga (0), Canivete (12), Sete (11), Augusto Matos (15), Igor (11), Edson (0), Custódio (2), Neves (0), Pio Matos Jr. (15), Nelson (0) e João (0);

Treinador: Miguel Guambe.

Fomos os melhores - reconhece José Delfino, treinador do Ferroviário da Beira

O Treinador do Ferroviário da Beira, José Delfino, era, no final da partida, uma pessoa bastante feliz pela transição da sua equipa para a final da Liga Nacional de Basquetebol Vodacom. Reconheceu que o Desportivo foi digno vencido pela forma como se bateu, mas valeu a crença dos seus jogadores para se sagrarem vencedores.

“Fomos os melhores em campo, mas diga-se que o Desportivo foi um grande e digno vencido, pois dificultou-nos bastante para conseguirmos esta vitória”.

Para Delfino, valeu a humildade dos jogadores dentro do campo, o que permitiu manietar os principais orquestradores da manobra ofensiva do Desportivo, embora, por outro lado, também tenha reconhecido que André Velasco não esteve no seu melhor dia. Acrescentou que o público da Beira soube apoiar a equipa e isso terá, também, contribuído para o seu rendimento, facto que disse esperar sempre que o Ferroviário jogar no Chiveve.

Depois desta partida, segundo o técnico, resta agora aos atletas observarem um pequeno descanso, de modo a atacar a final com determinação, diante do Maxaquene. “O jogo da final merece um outro tratamento, pelo que vamos com tempo delinear as nossas estratégias”.

Árbitros prejudicaram-nos – afirma Miguel Guambe, técnico “alvi-negro”

No final da partida, o técnico Miguel Guambe era um homem inconformado pelo resultado, sobretudo por aquilo que disse terem sido falhas tanto da sua equipa como da arbitragem.

“Penso que foi um jogo bem disputado, mas pecou por excesso de erros de ambas as partes, mas os maiores foram cometidos pela arbitragem. Embora saiba que todos nós podemos errar, mas desta vez estes erros realçaram-se em demasia, incluindo da mesa, que desqualificou um dos nossos jogadores com quatro faltas, alegando que tinha atingido cinco”.

Miguel Guambe reconheceu que as suas pedras influentes não estiveram no seu melhor dia, o que terá afectado grandemente o rendimento da equipa, nomeadamente Augusto Matos, Sete Muianga e Custódio Muchate. Contudo, deu os parabéns ao Ferroviário, realçando que espera que esta equipa venha, de facto, a fazer melhor jogo na final, antevendo que possa enfrentar dificuldades devido à diferença das tabelas da Beira e de Maputo.

Comentou que, como pessoa de básquete, era importante lançar um vigoroso apelo aos responsáveis da bola-ao-cesto, sobretudo porque, segundo disse, o Pavilhão dos Desportos da Beira não tem condições para a prática da modalidade, tendo citado o exemplo de uma das tabelas, que se encontra partida.

Texto: Michael Cesar (correspondente e colaborador do Desportugal em Moçambique)

Página Inicial


Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas