sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Descontrolado, Palmeiras dá adeus ao título; Fluminense ganha em campo e na briga, e reencontra LDU em final.

A última quarta-feira futebolística não foi destaque apenas pelas últimas vagas ao Mundial 2010 sendo preenchidas - Thierry Henry que o diga. Em terras Brasílis, o Palmeiras voltou a ser derrotado, desta vez pelo Grêmio (2-0), em jogo que abriu a 36ª e antepenúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Com isso, a equipe deu adeus à disputa do título, nas palavras de seus jogadores e técnico. O Palmeiras, terceiro, tem 59 pontos e apenas mais dois jogos a fazer, contra 62 do líder São Paulo.

Na Copa Sul-Americana, o Fluminense derrotou os paraguaios do Cerro Porteño em jogo emocionante, no Maracanã: 2 a 1, de virada, com os gols marcados já perto do fim do confronto. Após a partida, houve uma briga generalizada entre jogadores e membros das comissões técnicas dos times. Na final, o Flu reencontrará a LDU, do Equador, que meteu incríveis 7 a 0 sobre os uruguaios do River Plate. Será a reedição da final da Taça Libertadores de 2008, onde os equatorianos conquistaram o título no Rio.

Começamos pelo Brasileirão. No estádio Olímpico, para 12.233 pagantes, o Grêmio recebeu o Palmeiras, que vinha de apenas uma vitória nos últimos oito jogos. Aproveitando-se do fato de o Grêmio ter cinco desfalques, foi o Verdão quem iniciou com boas jogado quem iniciou com boas joa Gruipe local foi quem começou no ataqueistaram o tas, e quase abriu o placar com Diego Souza, que bateu para fora aos 11 minutos. A resposta veio seis minutos depois, mas Maxi Lopez também errou na conclusão.

Aos 45', o Grêmio não desperdiçou. Souza cruzou, Maxi Lopez se livrou da marcação e chutou para defesa parcial de Marcos. No rebote, Rafael Marques abriu o placar. Foi o último lance do primeiro tempo, e o intervalo daria o que falar. Na saída de campo, os palmeirenses Maurício e Obina se desentenderam, e trocaram tapas e socos. Na volta para a etapa final, ambos acabaram expulsos pelo juiz Heber Lopes.
Rafa Marques abre o placar em Porto Alegre

Com nove jogadores contra onze do time da casa, o Palmeiras virou presa fácil para os mandantes. Tão fácil que o Grêmio se perdeu na afobação em busca de uma goleada, e quase viu o time de Muricy Ramalho marcar com Diego Souza, que fez jogada individual e parou no goleiro Grohe aos 61'. O Grêmio, treinado pelo interino Marcelo Rospide, chegou ao segundo gol aos 70 minutos: a defesa palmeirense vacilou e Maxi Lopez aproveitou para ampliar - e fechar - o placar.
Obina tenta acertar Maurício

Após a partida, o vice de futebol do Palmeiras, Gilberto Cipullo, afirmou que Maurício e Obina não jogarão mais pelo clube, devendo ter seus contratos rescindidos. Segundo o dirigente, a decisão foi tomada em conjunto entre direção e comissão técnica.

Copa Sul-Americana
Fluminense tem 7 vitórias seguidas, e 12 jogos sem perder

Pulamos para a segunda competição em importância da América do Sul, que terá pela segunda vez consecutiva um time brasileiro na final - em 2008, o Internacional foi campeão em cima do Estudiantes. E a final de 2009 colocará mais uma vez Fluminense e LDU lado a lado. No Maracanã, para 39.497 pagantes, os comandados de Cuca tinham a vantagem do empate contra o Cerro graças à vitória na primeira partida, fora de casa, por 1 a 0.

Mas foi a equipe paraguaia que começou no ataque, e já havia obrigado Rafael a boas intervenções quando abriu o placar, aos seis minutos. Da esquerda, Nanni cruzou pra trás e Cácerez chegou batendo, 1-0, resultado que levaria a decisão para os pênaltis. A partir daí, o jogo foi de ataque brasileiro contra defesa paraguaia. O empate quase veio aos 17', mas Barreto impediu o que seria um gol contra de Herner. Após canto, o goleiro apareceu novamente, negando o que seria um gol olímpico de Conca.

O Flu teve o sério desfalque de Maicon, jovem revelação do clube neste ano, aos 30 minutos: ele saiu lesionado e talvez volte apenas em 2010. A pressão seguia, e Mariano também viu seu gol ser negado pelo camisa 12 do Cerro, num belo chute de esquerda.

O Cerro Porteño só mostrou sinal de vida no ataque no segundo tempo, aos 53': Cáceres chutou para defesa de Rafael. Depois disso, mais do mesmo, ou seja, gols perdidos pelo Flu. Fred bateu para defesa de Barreto; Diguinho concluiu por cima; Alan mandou perto da trave; Fred de novo, e mais uma vez parando em Barreto; Conca, para fora; e Fred, pela terceira vez, cabeceando por cima. Tudo isso em pouco mais de meia hora.
Confusão encerrou o jogo

A vaga na final parecia que seria definida nos pênaltis quando, aos 92 minutos, Conca mandou pra área, e Gum, mesmo caindo, chutou no canto direito do goleiro e logrou o empate, que já dava a classificação ao seu time. Houve tempo para mais e, dois minutos mais tarde, Barreto se mandou pro ataque, o Cerro perdeu a bola, que sobrou para Alan. O atacante passou pelo arqueiro e finalizou com tranquilidade, virando o jogo. Na comemoração, iniciou-se uma briga entre os jogadores e comissões técnicas, que obrigariam o jogo a ser encerrado. Somente Fernando Henrique (Flu), Nanni, Brítez e Nuñez (Cerro) acabaram expulsos pelo chileno Carlos Chandía.
Polícia interveio no gramado

Na quinta-feira, a Liga Deportiva Universitaria humilhou o River Plate uruguaio, homônimo do famoso clube de Buenos Aires. Depois de perder em Montevidéu por 2 a 1, os equatorianos ganharam em casa por inacreditáveis 7 a 0, resultado pouco imaginável se tratando de uma semifinal de competição continental. Como o placar sugere, foi tudo muito fácil para os atuais vice-campeões mundiais: aos 17', Bieler marcou o primeiro, de pênalti; aos 27', Espíndola ampliou de cabeça; aos 45', Bolaños fez 3-0.

Na etapa final, o massacre continuou. Aos 56', Méndez mandou de longe e anotou o quarto. O veterano De la Cruz deixou o seu aos 78 minutos. No gol mais bonito do jogo, Bieler voltou a marcar aos 82', depois de passe de Salas. O último gol foi novamente de Bieler, seu terceiro no confronto - oitavo na competição, sendo artilheiro isolado -, aos 89'. As partidas da final ocorrerão nos dias 25 de novembro, em Quito, e 2 de dezembro, no Rio de Janeiro. No ano passado, na final da Libertadores, a LDU ganhou por 4 a 2 na ida, perdeu por 3 a 1 na volta, e levou a taça nos pênaltis.


Vídeos

Grêmio 2-0 Palmeiras



Fluminense 2-1 Cerro Porteño



Fluminense 2-1 Cerro Porteño [confusão]



LDU 7-0 River Plate/URU


Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra]

Página Inicial

3 comentários:

  1. Próxima rodada o SP pega o Bosta de Fogo fora de casa e o Flamengo enfrenta o Goiás. A próxima rodada é a rodada da LIDERANÇA RUBRO-NEGRA! AHUAUHAUHAUH

    já estamos com um pé na Libertadores! Rumo ao HEXA PORRA!

    ResponderEliminar
  2. Este grêmio é sempre a mesma porra todos os anos. Em casa é imparável, fora parece que se esquecem de como jogar à bola. Nunca vou entender.

    ResponderEliminar
  3. dois gajos da mesma equipa a porrada...que estupidez e a cena no Maracaná nem comento. Não devia acontecer isso no desporto.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas