segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Brasileirão: 37ª jornada - Flamengo a uma vitória de título; Inter, Palmeiras e São Paulo empatados com 62 pontos; Náutico rebaixado.

Flamengo, a uma vitória do hexa
Sobrou emoção na 37ª e penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Ao intervalo dos jogos, já eram 25 gols nas dez partidas. Ao final, foram 44, sendo dois que deixaram o Flamengo muito próximo de quebrar um jejum de 17 anos, desde o último título (dos cinco) de campeonato nacional - o rubro-negro fez 2 a 0 sobre o Corinthians. Pela primeira vez na liderança deste Brasileirão, o Fla na última rodada receberá o Grêmio, no Maracanã.

O São Paulo levou 4 a 2 do Goiás, enquanto Internacional e Palmeiras venceram e empataram com o atual tricampeão em número de pontos. Assim como o Sport, o conterrâneo pernambucano Náutico acabou rebaixado.

Atuando no estádio Brinco de Ouro, em Campinas (25.775 pagantes), o Corinthians recebeu o Flamengo, desfalcado de Adriano, lesionado. O Timão teve o desfalque de Ronaldo a partir dos 24 minutos, também por lesão. Melhor em campo, os cariocas quase abriram o placar com quatro minutos: Álvaro cabeceou na trave. Aos 26’, o gol saiu depois de bom passe de Toró para Zé Roberto, que desviou de Felipe, 1 a 0.
Leo Moura marcou o segundo do Flamengo

Na etapa final, o Corinthians enfim se mostrou presente no ataque, fazendo o goleiro Bruno aparecer bem em lances de Defederico e Paulo André. Mas as coisas complicaram aos 63’, com a expulsão do capitão Chicão, por falta em Fierro.


O jogo se arrastou sem grandes momentos até os 90 minutos. Leo Moura foi à linha de fundo, foi puxado e o árbitro marcou pênalti. Antes da batida, um torcedor invadiu o gramado e trocou agressões com o auxiliar. Na cobrança, Leo Moura não errou: 2 a 0 e gritos de “é campeão” nas bancadas.

No Serra Dourada (28.574 pagantes), o heptacampeonato ficou mais difícil para o São Paulo, que chegou líder na jornada e saiu como quarto colocado. Os 4-2 sofridos ante o Goiás fazem com que o Tricolor dependa de uma provável vitória sua contra o Sport, no Morumbi, mas ainda de tropeços dos três times à sua frente.

Os comandados de Ricardo Gomes começaram bem a partida, contudo. Aos 15’, Hernanes levantou na área, Jorge Wagner desviou, Harlei deu rebote e Washington abriu o placar. O empate não demorou: Vitor dominou na área, cortou pro meio e mandou uma bomba aos 21 minutos, 1 a 1. Melhor em campo, o Goiás virou aos 37’ em belo lance. Léo Lima ajeitou para Rithelly chegar na corrida e finalizar com precisão, 2 a 1.
Goiás travou Flamengo, na rodada anterior, e SP

O tricolor paulista voltou pro segundo tempo em busca do empate, mas deixou muitos espaços para os contragolpes goianos. E, aos 66’, foi fatal: Vitor cruzou da direita e Fernandão cabeceou com estilo para ampliar a vantagem dos donos da casa. Quatro minutos depois, o São Paulo voltou à partida, quando Rafael Tolói errou e Washington aproveitou para descontar.

Porém, um minuto depois, tudo foi por água abaixo. Léo Lima fez jogada individual e bateu no canto esquerdo de Rogério Ceni, 4 a 2. Nos minutos finais, o São Paulo pressionou, mas o arqueiro Harlei teve boas intervenções. Ao fim do jogo, o superintendente de futebol são-paulino, Marco Aurélio Cunha, disse não acreditar mais no título de sua equipe.

O Internacional assumiu a vice-liderança num jogo com mais sofrimento do que esperava contra o rebaixado Sport, em Recife. De virada, fez 2 a 1 e depende de uma vitória sobre o Santo André, em casa, e de, pelo menos, um empate do arqui-rival Grêmio contra o Flamengo.

Atuando na Ilha do Retiro, o primeiro tempo do Internacional foi de completa apatia, contra um adversário com sete desfalques e desmotivado. Algumas chances foram criadas, mas apenas uma incomodou o goleiro Magrão - Alecsandro cabeceou e o camisa 1 fez ótima defesa. Aos 40’, o Sport abriu o escore com Vandinho (impedido), após cruzamento na área.
Inter, de Kléber, torce pelo rival Grêmio contra o Flamengo

Na etapa final, as coisas mudaram. O Inter fez valer sua maior capacidade técnica e logo empatou a partida, aos 67 minutos. Giuliano tocou para Kléber, que bateu cruzado: 1 a 1. A pressão continuou, e Alecsandro acertou a trave aos 73’. Por fim, aos 84 minutos, a redenção. Andrezinho cobrou falta com precisão e deixou seu time na torcida pelo Grêmio.

No Palestra Itália (25.402 pagantes), o Palmeiras voltou a vencer após quatro rodadas, e sepultou as chances do Atlético MG - que, por sua vez, completou quatro derrotas seguidas - de chegar à Taça Libertadores: 3 a 1, com direito a um verdadeiro golaço quase do meio campo anotado por Diego Souza.

O Verdão iniciou o jogo a mil e, com um minuto, anotou o primeiro. Cleiton Xavier escorou cruzamento de Deyvid Sacconi, 1 a 0. O empate mineiro não demorou: Diego Tardelli aproveitou lançamento de Éder Luís e deixou tudo igual. A partida estava em ritmo muito forte e teve seu terceiro gol aos 16 minutos. E foi um dos gols mais bonitos do campeonato. O goleiro Carini interceptou a bola fora da área e Diego Souza, perto do meio de campo, chutou por cobertura: 2 a 1.
Golaço do camisa 7 ajudou Verdão a manter o sonho do título

O Atlético se manteve no ataque, mas não criou chances claras. A resposta palmeirense veio aos 45’: Vagner Love chutou com precisão e fez 3-1, após cinco jogos sem marar. O segundo tempo foi de maior posse de bola dos donos da casa, mas sem grandes lances. E o placar acabou mesmo 3 a 1.

Na parte de baixo da tabela, o Fluminense saiu da zona de rebaixamento pela primeira vez desde a 10ª rodada. Ao golear o Vitória por 4-0, no Maracanã (52.408 pagantes), o time pulou para o 15º lugar, dependendo de si para não cair. Na rodada final, visita o Coritiba, que está uma posição atrás. Antes disso, recebe a LDU, na volta da final da Copa Sul-Americana. Por sinal, 4 a 0 é um placar que levaria essa decisão para a prorrogação, após os 5 a 1 impostos pelos equatorianos na primeira partida.

Contra o Vitória, o Flu começou massacrando e, em cinco minutos, começou a definir o confronto. Aos três, Alan recebeu na área e abriu o placar; aos cinco, Fred mandou da entrada da área e fez um golaço. Depois disso, os donos da casa optaram por apostar nos contra-ataques, deixando o Vitória atacar - e quase descontar, em boas chegadas com Leandro Domingues, Magal e Vanderson.
Conca, no chão, anotou dois nos 4-0

Na volta para a segunda parte, o tricolor do Rio matou o jogo aos 60 minutos. Em jogada de argentinos, Equi Gonzalez deu ótima assistência para Conca fazer o terceiro. O quarto foi novamente de Conca, já quando o Vitória tinha um a menos (Fábio Ferreira fora expulso). Depois da partida, houve confusão entre os atletas de ambos os times, resultando na expulsão de Diguinho, do Flu, e Leandrão, dos visitantes.

Quem entrou na zona de rebaixando no lugar do Fluminense foi o Botafogo, derrotado na visita ao Atlético PR por 2 a 0 (21.592 pagantes na Arena da Baixada). O Furacão, por sua vez, livrou-se de qualquer chance de cair. O sistema defensivo botafoguense foi eficaz durante boa parte da primeira etapa. Boa parte: aos 39 minutos, a defesa errou na saída de bola e Paulo Baier assistiu Wallyson, que abriu o placar.

Sem forças, o Botafogo esteve longe de ameaçar o gol atleticano. Dessa forma, os comandados de Antônio Lopes definiram o confronto aos 64 minutos. Agora, Wallyson deu a assistência e Paulo Baier concluiu. O Fogão precisará bater o Palmeiras, em casa, para não cair.

Isso porque ocorrerá, como dissemos, o confronto entre Coritiba e Fluminense, no Paraná. O empate pode livrar ambos, caso o Botafogo não ganhe. Mas o Coxa preocupa sua torcida após levar sua segunda goleada consecutiva, desta vez para o Cruzeiro, no Mineirão (4 a 1, para 27.291 pagantes). Ainda que tenha aberto o placar com Jeci, aos oito minutos, levou a virada aos 43’ e aos 45’, em gols de Henrique e Jonathan.
Coritiba levou virada e goleada

Afobado, o Coritiba se complicou ainda mais aos 56 minutos, num pênalti cometido por Cleiton. Wellington Paulista converteu e aumentou a vantagem da Raposa. Pouco depois, Eliandro recebeu de Thiago Ribeiro e concretizou a goleada. Com 59 pontos, o Cruzeiro precisará ganhar do Santos, fora de casa, e torcer para que um dos três acima dele (Inter, Palmeiras ou São Paulo) não ganhe. Assim, garantirá vaga na Libertadores.

No duelo com mais gols na jornada, o Náutico foi rebaixado levando 5 a 3 do Santo André, que agoniza, mas ainda tem chances de permanecer na Série A. Para evitar a queda, o time andreense precisa ganhar do Internacional, em Porto Alegre, e torcer contra Botafogo e Coritiba. Os gols foram marcados por Nunes e Wanderley, duas vezes cada um. O Timbu descontou com Carlinhos Bala, Anderson Lessa e Nilson, mas volta para a Série B depois de duas temporadas passando sufoco na elite (15º em 2007, 16º em 2008).
Náutico voltará para Série B; Santo André ainda luta

No estádio Olímpico, o Grêmio se tornou o primeiro time desde 2003, quando o sistema de pontos corridos foi implantado, a encerrar o Brasileirão invicto em casa - 14 vitórias e cinco empates. Em meia hora de jogo, a equipe fez 3 a 0 sobre o Barueri, que descontou com Val Baiano (duas vezes). Maxi Lopez fechou o placar em 4 a 2 para os mandantes. Neste jogo, o meia Tcheco, 33 anos, se despediu do Grêmio após três temporadas - ele irá para o Corinthians.

Em Florianópolis, Avaí e Santos empataram por 2 a 2. Foi a penúltima partida do técnico Paulo Silas sob o comando dos catarinenses. Ele deve trocar o Avaí pelo Grêmio.

Como vimos, a rodada final terá o grande jogo entre Flamengo e Grêmio, no Maracanã, com o
Fla precisando de uma simples vitória. O Grêmio atuará também por Internacional (recebe o Santo André), Palmeiras (visita o Botafogo) e São Paulo, que encaram equipes que lutam para não cair - exceto o São Paulo, contra o rebaixado Sport, no Morumbi.


Resultados da 37ª jornada do Campeonato Brasileiro 2009
Cruzeiro - Coritiba, 4-1 (Henrique 43’, Jonathan 45’, W. Paulista 56’, Eliandro 66’; Jeci 8’)
Corinthians - Flamengo, 0-2 (Zé Roberto 26’, Leo Moura 90’)
Atlético PR - Botafogo, 2-0 (Wallyson 39’, Paulo Baier 64’)
Goiás - São Paulo, 4-2 (Vitor 21’, Rithelly 37’, Fernandão 66’, Léo Lima 71’; Washington 15’, 70’)
Grêmio - Barueri, 4-2 (Douglas Costa 7’, Adílson 18’, Souza 32’, Maxi Lopez 90’; Val Baiano 57’, 79’)
Palmeiras - Atlético MG, 3-1 (Cleiton Xavier 1’, Diego Souza 16’, Vagner Love 45’; Diego Tardelli 12’)
Avaí - Santos, 2-2 (Cristian 3’, 9’; Kléber Pereira 28’, Paulo Henrique 84’)
Sport - Internacional, 1-2 (Vandinho 40’; Kléber 67’, Andrezinho 84’)
Fluminense - Vitória, 4-0 (Alan 3’, Fred 5’, Conca 60’, 88’)
Santo André - Náutico, 5-3 (Nunes 4’, 75’, Wanderley 20’, 38’, Rômulo 58’; C. Bala 30’, Anderson Lessa 61’, Nilson 80’)

Classificação

Classificação


Vídeos

Corinthians 0-2 Flamengo



Sport 1-2 Internacional



Palmeiras 3-1 Atlético MG



Goiás 4-2 São Paulo



Cruzeiro 4-1 Coritiba



Fluminense 4-0 Vitória



Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra]

Página Inicial

4 comentários:

  1. Só digo, esse Brasileirão enloqueceu de vez e vamos lá ver se não termina ainda com mais surpresas. Se o Flamengo desperdiçar essa oportunidade de ouro, acho que vão entrar numa fria como nunca tiveram. Estranho poderá ser o Fla comemorar um titulo no Rio com outros 2 a chorar a descida.

    PS- Que golo do Diego Souza!!!!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente tenho que falar que é praticamente impossível o Flamengo não ser campeão Brasileiro!

    O Internacional, 2º colocado, depende do GRÊMIO para ser campeão... O Grêmio que joga com o flamengo no Maracanã... E todo mundo sabe que o Grêmio é arqui-rival do Inter...

    É como ser o Benfica dependesse do Porto para levantar o caneco

    Como sou um grande vascaíno fico um pouco triste!

    Mas fico feliz por saber que ano que vem tudo pode mudar! Vascão com nova presidência em novos tempos... AVANTE VASCÃO!

    O FLAMENGO PODE GANHAR QUANTOS TÍTULOS FOR, MAS O VASCO SEMPRE SERÁS O 1º EM MEU CORAÇÃO, E NO CORAÇÃO DE MAIS DE 18 MILHÕES

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Flamengo pelo campeonato! Não era o que eu queria, mas pronto... O Inter depender do Gremio é inútil, sabendo-se da rivalidade entre os dois clubes, talvez a maior do Brasil!

    ResponderEliminar
  4. Não tenho acompanhado o campeonato brasileiro, portanto ver o Flamengo prestes a ser campeão é uma surpresa. Não fico nada chateado com um título para o Flamengo. Não são campeões desde o tempo do Zico e Mozer certo? É muito tempo para um clube tão grande.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas