segunda-feira, 12 de outubro de 2009

CONMEBOL: fase de qualificação - Em jogo emocionante, vitória da Argentina sobre o Peru; Chile está classificado.

A ideia de enfrentar a fraquíssima seleção do Peru, no estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, não parecia das missões mais complicadas para a Argentina. Mas para a Argentina comandada por Diego Maradona, foi. Em partida pela penúltima jornada sul-americana de eliminatórias para a Copa de 2010, os hermanos abriram o placar, levaram o empate perto do fim e ainda acharam tempo para garantir o triunfo com um gol - impedido - de Martin Palermo.

A 17ª rodada ainda serviu para a redenção de outro argentino, o técnico Marcelo Bielsa. “El Loco” garantiu o Chile no Mundial depois de duas edições ausente, ao bater a Colômbia por 4 a 2. No Equador, a seleção local perdeu para o Uruguai por 1-2, e agora encara os chilenos necessitando de uma vitória na rodada decisiva.
Maradona festeja vitória pulando na grama

Começamos por Buenos Aires. Lá, a Argentina teve mais problemas do que o esperado contra a pior seleção das eliminatórias. Não foram muitos os lances de perigo: aos 18’, Higuaín completou cruzamento de Di Maria por cima; aos 20’, o jogador do Real Madrid chutou para defesa de Butrón.

As emoções ficaram para a etapa final. Com um minuto, o Peru quase marcou, mas a conclusão de Vargas parou no travessão. Pouco depois, o gol da Argentina enfim saiu: Aimar deu bom passe e Higuaín saiu na cara de Butrón para abrir o placar. O Peru não se intimidou e quase empatou pouco depois. Fano bateu, Romero defendeu e na sobra Insúa afastou com o braço, para reclamação peruana.
Emoção não faltou no final do jogo

A chuva e os fortes ventos chegaram ao mesmo tempo em que Maradona colocou o defensor Demichelis no lugar de Higuaín, visando manter o escore. Os visitantes passaram a manter a posse de bola, e conseguiram o empate aos 90 minutos. Depois de jogada confusa, Rengifo aproveitou cruzamento e deixou tudo igual.

A Argentina então se mandou para o ataque, e conseguiu a vitória. Aos 93 minutos, depois de muitas bolas rondando a área peruana, Palermo concluiu em posição duvidosa, e fez Maradona se atirar no molhado gramado do Monumental de Nuñez. Mas quase tudo foi por água abaixo quando, na saída de bola, Palacios arriscou do meio-campo e acertou a trave. Depois disso, os comandados de Maradona enfim comemoraram.

Em Medelín, o Chile assegurou seu passaporte para a África do Sul ao vencer o time colombiano por 4 a 2. Os gols foram marcados por Ponce, Suazo, Valdívia e Orellana, que garantiram a oitava participação chilena em Mundiais. Seu melhor resultado é o terceiro lugar em 1962, quando o país foi sede da competição.
Chile esteve pela última vez no Mundial em 1998

Em Quito, o Uruguai realizou um jogo muito equilibrado contra o Equador. Saiu atrás no placar, mas buscou o empate com Luis Suarez. Já nos acréscimos, o goleiro equatoriano cometeu pênalti que Diego Forlán cobrou com categoria e frieza, o que deixa a Celeste dependendo apenas do seu resultado para ir à Copa.
Forlán marcou nos acréscimos

A ida ao Mundial é um sonho mais uma vez adiado para a Venezuela. Recebendo o classificado Paraguai, a equipe Viño Tinto precisava ganhar para, pelo menos, ter chances de ir para a repescagem. Não conseguiu, e acabou derrotada por 2 a 1. Na altitude de La Paz, em jogo que valia apenas a experiência de novos jogadores na Seleção Brasileira, o time de Dunga levou 2 a 1 da Bolívia.

A última rodada, nesta quarta-feira, promete fortes emoções para uruguaios, argentinos e equatorianos. Lembramos que o quinto colocado enfrentará o quarto da CONCACAF por mais uma vaga na África do Sul. O Uruguai recebe a Argentina em Montevidéu, e quem vencer estará no Mundial. O Equador visita o Chile, e necessita da vitória para terminar em quinto. Ainda pode se classificar diretamente, mas para isso precisaria golear o Chile. Noutros jogos, teremos Peru-Bolívia, Brasil-Venezuela e Paraguai-Colômbia.


Resultados da 17ª jornada das eliminatórias sul-americanas - Mundial 2010
Colômbia - Chile, 2-4 (Vidal [contra] 13’, Tressor Moreno 63’; Ponce 35’, Suazo 36’, Valdívia 72’, Orellana 79’)
Equador - Uruguai, 1-2 (Valencia 67’; Suarez 69’, Forlán 90’)
Argentina - Peru, 2-1 (Higuaín 48’, Palermo 90+3’; Rengifo 90’)
Venezuela - Paraguai, 1-2 (Rondón 86’; Cabañas 56’, Cardozo 80’)
Bolívia - Brasil, 2-1 (Olivares 10’, M. Moreno 31’; Nilmar 70’)

Classificação
1. Brasil, 33 pontos (saldo 32)
2. Paraguai, 33 (saldo 10)
3. Chile, 30
4. Argentina, 25
5. Uruguai, 24
6. Equador, 23
7. Venezuela, 21
8. Colômbia, 20
9. Bolívia, 15
10. Peru, 10


Vídeos

Argentina 2-1 Peru


Colômbia 2-4 Chile


Bolívia 2-1 Brasil


Equador 1-2 Uruguai


Venezuela 1-2 Paraguai


Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra]

Página Inicial

3 comentários:

  1. Bom, começando pela Argentina, foi dramática essa vitória sobre o Peru. Não jogaram nada e no fim iam tendo o castigo merecido. Valeu a sorte dos campeões. No Equador, espectacular final do Uruguai e drama qb até ao último segundo. O jogo entre o Uruguai e Argentina deverá ser qualquer coisa de bombástico, no bom sentido.

    Quanto ao Brasil, se não fossem as camisolas diria que estava ali o Real Massáma ou qualquer outra equipa de 2 ou terceira, além disso à pala do brasil perdi 600 euros! Oumelhor nao ganhei esse dinheiro, depois de acertar 11 resultados em 12. Estão me a dever 1!

    ResponderEliminar
  2. A Argentina não jogou bem novamente e quase perdeu esse jogo para o Peru. O Peru me surpreendeu.

    Uruguai x Argentina vai pegar fogo!

    ResponderEliminar
  3. Hola amigo, muy bueno tú blog, Chile si que hizo un buen partido.Saludos y visitame.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas