terça-feira, 13 de outubro de 2009

Brasileirão: 29ª jornada - Quem quer ser campeão?

A resposta para a pergunta que dá título a este post ainda é incerta. Isso porque apenas o Internacional, dos cinco primeiros colocados, conseguiu uma vitória nas duas últimas rodadas. A 29ª jornada, disputada sábado e segunda, teve o líder Palmeiras levando uma goleada de 3 a 0 do Náutico, um dos principais candidatos ao rebaixamento. Com 54 pontos, o Verdão mantém cinco à frente do São Paulo, que tomou 2-1 do Flamengo - invicto há oito jornadas, e que já aparece em sexto.

No estádio dos Aflitos (17.027 pagantes), o Náutico começou em cima do Palmeiras e foi recompensado aos seis minutos. Cruzamento na área, Marcos afastou mal e Cláudio Luiz pegou a sobra e abriu o placar. Aos 11’, o Timbu esteve perto de ampliar, mas o camisa 12 palmeirense fez grande defesa. O time visitante não conseguia jogar, e levou o segundo aos 42 minutos: Carlinhos Bala cruzou para Bruno Mineiro marcar.
Náutico goleou o líder, mas segue no rebaixamento

O segundo tempo não mudou o panorama do confronto. O Náutico continuou melhor e conseguiu o terceiro gol aos 61’. Bruno Mineiro, em posição duvidosa, aproveitou lançamento e cabeceou sem chances para Marcos, 3 a 0. A partida acabou sob os gritos de olé para a equipe pernambucana, que segue em 18º.

Diante de 57.210 pagantes no Maracanã, o Flamengo se aproximou do grupo dos quatro primeiros ao bater o São Paulo de virada. A partida começou equilibrada, mas na primeira chance de gol que teve, a equipe visitante marcou. Aos 26’, Dagoberto lançou Hernanes, livre. O camisa 10 passou por Bruno e fez o primeiro. Dois minutos depois, quase o empate: Rogério Ceni espalmou cruzamento, Juan chutou e Renato Silva afastou perto do gol. Rogério ainda impediu o gol do Rubro-Negro em tentativa de Ronaldo Angelim.
Hernanes abriu o placar, mas Fla virou

A segunda etapa manteve o ritmo de ataque flamenguista e defesa são-paulina. Até que, aos 61 minutos, Jorge Wagner cometeu pênalti em Toró. Petkovic bateu e Rogério pegou, mas o árbitro mandou repetir a cobrança pelo goleiro ter se adiantado. O sérvio não errou a segunda chance e empatou com categoria. O Fla seguiu na pressão, e aos 83 minutos Petkovic apareceu novamente. O veterano de 37 anos deu belo passe para Zé Roberto, que desviou de Rogério: 2 a 1.

No grande clássico de Minas Gerais, o Cruzeiro venceu o Atlético MG e manteve o sonho de chegar à Libertadores, estando agora em sétimo. O Galo, com duas derrotas seguidas, permaneceu em quarto. Em um dos primeiros lances de destaque, a Raposa marcou o que seria o gol decisivo. Thiago Ribeiro cruzou na área e Wellington Paulista anotou seu oitavo gol no campeonato.

Festa cruzeirense no Mineirão

O Atlético tentava se impor, mas pouco ou nada criava com efetividade. Apenas nos acréscimos conseguiu um lance de perigo, num chute de Carlos Alberto que obrigou Fábio a fazer bela defesa. No segundo tempo, Fábio voltou a aparecer. Aos 54’, pegou finalização de Thiago Feltri, e aos 71’, espalmou cobrança de falta de Correa. Mesmo pressionado, o Cruzeiro se defendeu bem e assegurou os três pontos.

Sábado, no Beira-Rio, o Internacional decepcionou a torcida, na segunda partida do técnico Mário Sérgio sob o comando do time. A rodada ajudou o Colorado, mas faltou a própria equipe se ajudar. Contra um Atlético PR recuado, o Inter criou pouco para ameaçar a meta defendida por Galatto. Na segunda parte, o Furacão voltou disposto a jogar, e abriu o placar com Patrick, pegando rebote de Lauro. No abafa, o Colorado chegou ao empate. Glaydson cruzou na área e Alecsandro, sem marcação, cabeceou para o fundo do gol, 1 a 1.

Na luta para não cair, o Fluminense venceu confronto direto contra o Santo André, fora de casa, mas segue no último lugar devido ao ponto conquistado pelo Sport. A partida foi marcada pelo equilíbrio, mas o Flu aproveitou melhor suas oportunidades. Tanto que foi para o intervalo vencendo por 2 a 0.

Fred, que esteve parado por três meses, voltou ao Flu

Aos 21 minutos, Alan bateu da entrada da área e acertou o ângulo de Neneca. O goleiro Rafael impediu o empate do Santo André aos 33’, em conclusão de Gustavo Nery. Perto do final da primeira etapa, os cariocas conseguiram um pênalti, que Fred cobrou bem e ampliou. O camisa 9 voltou após meses ausente, e também depois de ter surfado em praia carioca dias depois de pedir dispensa do jogo contra o Corinthians.

A equipe andreense foi com tudo para o ataque e descontou aos 61 minutos. Ávine cruzou e Camilo marcou o 1-2. O Santo André seguiu pressionando, mas não conseguiu passar novamente por Rafael: ele espalmou cabeçada de Nunes aos 65’. Ambos os times estão entre os rebaixados.

O tricolor carioca saiu da lanterna até a segunda-feira. Neste dia, o Sport foi ao Serra Dourada e arrancou um empate do Goiás, que agora não vence há três jogos. O Leão, por sua vez, é o único time que não venceu fora de casa ainda. A equipe visitante até pressionou no primeiro tempo, mas levou o gol cedo no segundo (Léo Lima). Luciano Henrique empatou no final, mantendo ambos os times nas posições em que haviam iniciado a jornada.

Fora da zona dos quatro últimos está o Botafogo, que buscou o empate contra o Avaí o Botafogo, que buscou o empate contra o Aval cedo no segundo. oiensa do jogo contra o Corinthians..: 2 a 2 no Engenhão (33.641 pagantes). Foi a segunda partida consecutiva que o time catarinense sai vencendo por 2-0 e deixa empatar. Não faltou confusão fora do estádio, onde havia mais torcedores do que lugares disponíveis. Segundo relatos de torcedores, muitos entraram sem pagar, e outros tantos ficaram de fora com ingresso na mão. Em campo, o Fogão começou melhor, mas o goleiro Martini impediu os gols. Melhor para o Avaí, que aproveitou duas oportunidades (Emerson e William) e foi para o intervalo com boa vantagem.

Tumulto para entrar no estádio Engenhão

O técnico Estevam Soares colocou o atacante Victor Simões, e este acabou sendo decisivo. Aos 64 minutos, ele aproveitou a sobra e descontou. Controlando a partida, o Botafogo chegou ao empate aos 78': depois de cruzamento na área, Eduardo Martini falhou e Simões deixou tudo igual. William, autor do segundo gol do Avaí, reclamou de falta e acabou expulso. Mesmo com um a mais, o time local não conseguiu chegar à vitória, que seria a terceira consecutiva.

Comemorando o centenário, que ocorreu nesta segunda, o Coritiba jogou no sábado e frustrou seus adeptos, ao ser derrotado de virada pelo Barueri (1-2), e continuar com ameaça de rebaixamento. Jogando no estádio Pacaembu, Santos e Vitória não saíram do zero. No mesmo estádio, sábado, o Corinthians venceu o Grêmio (2-1) com direito a um gol e uma assistência de Ronaldo.

Resultados da 29ª jornada do Campeonato Brasileiro 2009
Corinthians - Grêmio, 2-1 (Ronaldo 11’, Elias 34’; Réver 70’)
Santo André - Fluminense, 1-2 (Camilo 61’; Alan 21’, Fred 44’)
Flamengo - São Paulo, 2-1 (Petkovic 62’, Zé Roberto 83’; Hernanes 26’)
Internacional - Atlético PR, 1-1 (Alecsandro 89’; Patrick 78’)
Coritiba - Barueri, 1-2 (Bruno Batata 79’; Márcio Careca 74’, Thiago Humberto 90’)
Santos - Vitória, 0-0
Goiás - Sport, 1-1 (Lêo Lima 50’; L. Henrique 78’)
Botafogo - Avaí, 2-2 (Victor Simões 64’, 78’; Emerson 37’, William 45’)
Atlético MG - Cruzeiro, 0-1 (W. Paulista 11’)
Náutico - Palmeiras, 3-0 (Cláudio Luiz 6’, Bruno Mineiro 42’, 61’)

Classificação

Classificação


Vídeos

Náutico 3-0 Palmeiras



Flamengo 2-1 São Paulo



Internacional 1-1 Atlético PR



Atlético MG 0-1 Cruzeiro



Botafogo 2-2 Avaí



Santo André 1-2 Fluminense


Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra]

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas