sexta-feira, 16 de outubro de 2009

CONMEBOL: fase de qualificação - Argentina chegou lá. E Maradona?

Maradona pode não permanecer no cargo para o Mundial
Contrariando os prognósticos, a Argentina derrotou o Uruguai em pleno estádio Centenário (0-1), diante de 60 mil torcedores em Montevidéu, e garantiu vaga direta para o Mundial da África do Sul. Contudo, a presença de Maradona no comando técnica da equipe em 2010 é incerta. Por sua vez, os uruguaios disputarão uma repescagem contra a Costa Rica, em busca de uma vaga.

O Equador viu suas chances de ir para a terceira Copa do Mundo consecutiva esvaírem-se na derrota para o Chile, em Santiago: 1 a 0. A Seleção Brasileira parou na trave e apenas empatou com a Venezuela em Campo Grande, 0 a 0 - mesmo assim, terminou as eliminatórias como líder.

Em Montevidéu, se esperava uma grande “batalha” pela classificação. Mas a empolgação dos quase 60 mil uruguaios presentes foi aos poucos diminuindo, pela fraca atuação da Celeste. A Argentina de Maradona apenas se defendia, tornando o jogo muito ruim. No primeiro tempo, em apenas uma oportunidade o Uruguai esteve próximo do gol: Luis Suarez foi lançado, mas o goleiro Romero se antecipou.
Uruguai jogará 3º playoff seguido - ganhou da Austrália para 2002, perdeu para 2006

Na etapa final, os arqueiros seguiram com pouco trabalho. O jogo ganhou emoção aos 83 minutos, quando Cáceres cometeu falta e acabou expulso. Na cobrança, bola levantada na área que Marco Bolatti, que acabara de entrar, empurrou pro gol e deu a classificação à Argentina.
Bolatti garantiu seu país na Copa

Ao final do jogo, o técnico Maradona desabafou e xingou da imprensa de seu país, acusando-a de forçar uma rejeição a ele e à seu cargo com os torcedores. Os jogadores endossaram o coro e chegaram a cantar uma canção com ofensas aos jornalistas argentinos. Mesmo na entrevista coletiva após a partida, Maradona manteve a linha dura com os periódicos.

Em Santiago, o Chile, comandado pelo argentino Marcelo Bielsa, retirou o Equador do Mundial ao vencê-lo por 1 a 0 num jogo igualmente sem qualidade. O gol foi marcado por Humberto Suazo, já no segundo tempo, o que garantiu a artilharia das eliminatórias para o atacante (10 gols).

A Seleção Brasileira, em clima de despedida (volta às eliminatórias apenas após a Copa de 2014), apenas empatou com a Venezuela (23.746 pagantes no estádio Morenão): 0 a 0. Foi a primeira partida oficial do Brasil sem marcar gols contra os venezuelanos (em amistoso, ano passado, a equipe vinho tinto venceu por 2 a 0), além de ser o quarto empate sem gols do time de Dunga como mandante neste “apuramento”.

Erros nas conclusões determinaram empate para o Brasil
A partida transcorreu no primeiro tempo sem grande emoção. Mesmo o goleiro Vega teve pouco trabalho. Ele observou Luís Fabiano desperdiçar duas oportunidades: uma, cabeceando por cima, e a outra, pedindo pênalti inexistente do arqueiro. Júlio César, por sua vez, trabalhou uma vez, fazendo boa defesa em cabeçada de Arango.

Na segunda parte, o Brasil melhorou e encurralou os visitantes na defesa. Aos 53’, Gilberto Silva acertou a trave em cabeçada. Pouco depois, o zagueiro Miranda acertou uma cotovelada num rival e acabou expulso. Mesmo com um a menos, a Seleção seguiu mandando em campo, e as chances foram se sucedendo, com Luís Fabiano (Vega pegou), Nilmar (Rey afastou perto da linha de gol) e Kaká (na trave). Nada adiantou, e a Venezuela festejou o ponto conquistado ao final do duelo.

Em Assunção, o Paraguai poderia encerrar a campanha como líder, mas acabou derrotado pela Colômbia por 2 a 0. Em Lima, o Peru se despediu do veterano meia Norberto Solano, que está se aposentando, com vitória sobre a Bolívia (1-0).

Nos dias 14 e 17 de novembro, ocorrem os confrontos entre Costa Rica e Uruguai. A primeira partida ocorre na América Central. Os uruguaios, bicampeões mundiais, buscam alcançar sua 11ª participação em Copas do Mundo. Já os costarriquenhos, comandados pelo técnico brasileiro Renê Simões, tentam chegar em seu quarto Mundial.


Resultados da 18ª jornada das eliminatórias sul-americanas - Mundial 2010
Peru - Bolívia, 1-0 (Fano 54’)
Chile - Equador, 1-0 (Suazo 53’)
Brasil - Venezuela, 0-0
Uruguai - Argentina, 0-1 (Bolatti 84’)
Paraguai - Colômbia, 0-2 (Ramos 61’, Rodallega 80’)

Classificação
1. Brasil, 34
2. Chile, 33
3. Paraguai, 33
4. Argentina, 28

5. Uruguai, 24
6. Equador, 23
7. Colômbia, 23
8. Venezuela, 22
9. Bolívia, 15
10. Peru, 13


Vídeos

Uruguai 0-1 Argentina


Brasil 0-0 Venezuela


Chile 1-0 Equador


Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra]

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas