terça-feira, 20 de outubro de 2009

Brasileirão: 30ª jornada - Palmeiras volta a perder, enquanto Atlético MG e Flamengo crescem na disputa.

A 30ª rodada do Campeonato Brasileiro terminou com um novo vice-líder e duas invencibilidades perdidas. Palmeiras e São Paulo perderam pela primeira vez como mandantes, enquanto o Atlético MG, vencedor no Morumbi (0-1), alcançou o segundo posto na tabela. O Flamengo, que ganhou no Palestra Itália (0-2), aparece em quinto, com agora nove jogos sem perder.
Pet foi novamente o destaque

O sérvio Petkovic foi o grande destaque do Flamengo, como tem ocorrido nas últimas partidas. Num Palestra Itália para 26.462 pagantes, foi o Palmeiras quem começou em cima. Aos dois minutos, quase abriu o placar, quando Diego Souza cabeceou para fora. Aos 20’, quem cabeceou foi Robert, e a bola passou perto do travessão. Em um dos seus primeiros ataques, o Fla marcou. Juan tabelou com Petkovic, que invadiu a área e chutou sem chances para Marcos, 1 a 0. O time de Muricy Ramalho seguiu pressionando, e teve três chances de empatar ainda na primeira etapa. Danilo cabeceou por cima, enquanto Vagner Love parou duas vezes no goleiro Bruno.
Primeiro gol do Fla

No segundo tempo, o Flamengo atacou mais. Tanto que, com poucos minutos, quase ampliou: Léo Moura invadiu a área e chutou para boa defesa de Marcos. O camisa 12 palmeirense, porém, não impediu o gol aos 59 minutos, quando Petkovic cobrou escanteio direto para o gol e fez 2 a 0. O ritmo do jogo não mudou, e o Palmeiras seguiu atacando com o Flamengo nos contragolpes. Aos 69’, Bruno espalmou cobrança de falta de Diego Souza; aos 31’, a resposta rubro-negra com Zé Roberto, que mandou uma bomba no travessão. Já perto do fim do jogo, Ortigoza caiu na área e o árbitro errou ao assinalar pênalti. Contudo, Vagner Love cobrou muito mal, por cima, e o Verdão, jogando de azul, não conseguiu sequer descontar.

Sábado, no Morumbi (25.947 pagantes), o São Paulo perdeu pela terceira vez no ano em casa, e pela primeira neste campeonato. O algoz foi o Atlético MG, que pulou para o segundo lugar, quatro pontos atrás do Palmeiras. O gol decisivo veio aos dois minutos, em jogada de dois ex-são-paulinos: Ricardo levantou na área e Diego Tardelli marcou.
Tardelli é artilheiro do Brasileirão, ao lado de Adriano (15 gols)

A equipe da casa foi para cima e esteve próxima do gol com Washington, que acertou a trave aos 19’. O camisa 9 voltou a perder um gol aos 40 minutos, cabeceando para fora sem marcação. Foi a gota d’água para a torcida vaiar o time na ida aos vestiários.

No segundo tempo, o cenário permaneceu igual, e o São Paulo errou mais um gol aos 53’: Dagoberto passou pela marcação, mas não por Carini. No contra-ataque, o Atlético quase ampliou quando Eder Luis mandou de cabeça, e Rogério Ceni fez ótima defesa. De resto, o São Paulo seguiu no ataque, mas não conseguiu o empate.

Já o Internacional tropeçou mais uma vez, agora contra o lanterna Fluminense. Com o empate por 2 a 2, os gaúchos têm apenas uma vitória nas últimas sete rodadas. No Maracanã, até saiu na frente, com Alecsandro, mas acabou dominado pelo Flu, que logrou empatar aos 42 minutos, em cabeçada de Gum.
Gum impediu derrota do Flu

Marquinhos colocou o Inter novamente em vantagem aos 65’, mas aos 86 minutos Gum apareceu mais uma vez, se livrou de Sorondo e concluiu bem para deixar tudo igual de novo. O clube carioca tem seis pontos a menos que o primeiro fora da zona de rebaixamento, enquanto o Colorado é o terceiro, com menos cinco pontos que o primeiro.

E, no próximo domingo, teremos o grande clássico do Rio Grande do Sul: o Grenal, que acontecerá no estádio Beira-Rio. Se o Inter parece um pouco mais longe do título, o Grêmio, mesmo com a vitória sobre o Coritiba, está distante da classificação à Taça Libertadores.

Apesar dos 2 a 0 sobre o Coxa, a equipe gremista deve os três pontos muito ao goleiro Victor, que fez ótimas intervenções e negou o gol aos visitantes. Pelo Grêmio, Perea e Souza marcaram, e fizeram o time subiu para o oitavo lugar.

Uma posição acima do Grêmio está o Cruzeiro, que sofreu para ganhar do Botafogo, ameaçado de rebaixamento. A vitória veio graças a um gol de Thiago Ribeiro. já no segundo tempo. O Fogão não entrou na zona dos quatro últimos pela derrota do Santo André para o Atlético PR, na Arena da Baixada (3 a 0).
Paulo Baier comandou vitória que afastou Atlético-PR do rebaixamento

O único integrante desta zona a vencer na 30ª jornada foi o Sport, que bateu o Corinthians por 2 a 0, com dois gols de atletas que passaram sem brilho pelo Timão - os atacantes Arce e Wilson. Mesmo assim, a posição do Leão não se alterou, permanecendo em 19º lugar. O rival do Sport, o Náutico, até saiu na frente, mas, com um a menos, não resistiu ao Vitória na etapa final: 3 a 1.

Quem também perdeu forças foi o Goiás, que caiu para o sexto lugar ao levar a virada do décimo colocado Avaí para o sexto lugar ao levar a virada do Avaateu o Corinthians por 2 a 0, com dois gols de atletas que paa (2-1). Em Barueri, o time da casa empatou sem gols com o Santos, em jogo de equipes sem maiores aspirações nesta parte final de campeonato.

Resultados da 30ª jornada do Campeonato Brasileiro 2009
Barueri - Santos, 0-0
Avaí - Goiás, 2-1 (Léo Gago 53’, Marquinhos 61’; Ernando 16’)
São Paulo - Atlético MG, 0-1 (Diego Tardelli 3’)
Grêmio - Coritiba, 2-0 (Perea 44’, Souza 81’)
Fluminense - Internacional, 2-2 (Gum 42’, 86’; Alecsandro 13’, Marquinhos 65’)
Palmeiras - Flamengo, 0-2 (Petkovic 23’, 59’)
Sport - Corinthians, 2-0 (Arce 37’, Wilson 67’)
Atlético PR - Santo André, 3-0 (Paulo Baier 28’, Marcel [contra] 29’, Marcinho 63’)
Cruzeiro - Botafogo, 1-0 (Thiago Ribeiro 62’)
Vitória - Náutico, 3-1 (Leandrão 61’, 82’, Jackson 90’; Bruno Mineiro 47’)

Classificação

Classificação


Vídeos

Flamengo 0-2 Palmeiras



São Paulo 0-1 Atlético MG



Fluminense 2-2 Internacional



Grêmio 2-0 Coritiba



Cruzeiro 1-0 Botafogo



Atlético PR 3-0 Santo André


Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra]

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas