quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Brasileirão: 25ª jornada - Desta vez, tropeçaram São Paulo e Inter. Melhor para o Palmeiras.

O Palmeiras entrou em campo apenas nesta quarta, mas desde a última segunda-feira tinha assegurada mais uma rodada na liderança do Campeonato Brasileiro depois de ver o Internacional ser derrotado pelo Vitória (2-0), e o São Paulo não passar de um empate contra o Santo André (1-1). E o Verdão não decepcionou quando foi sua vez de jogar: fez 2 a 1 no Cruzeiro, no Mineirão, e abriu três pontos de vantagem para o vice-líder - em jogo marcado por reclamações por supostos pênaltis não marcados para o time local.

Para 26.282 pagantes no Mineirão, o Cruzeiro reclamou de pênalti aos quatro minutos, em lance com Kleber - que se envolveu em polêmica no final de semana, ao participar de uma festa promovida por uma torcida organizada do Palmeiras - e Wendel. Três minutos depois, a Raposa fez o primeiro: Thiago Ribeiro recebeu sem marcação e apenas desviou de Marcos, 1 a 0.

A vantagem mineira durou pouco. Dois minutos, para ser exato. Diego Souza mandou uma bomba em cobrança de falta e deixou tudo igual. Aos 16’, o Cruzeiro reclamou (agora com razão) outro pênalti: Jumar sobre Fabrício. O goleiro Marcos salvou o Palmeiras aos 41 minutos, em lance de Diego Renan.

Love garantiu liderança isolada ao Verdão

Logo nos primeiros minutos da etapa final, o Verdão virou. Cleiton Xavier recuperou a bola no meio-campo e deu ótimo passe para Vágner Love, que correu 49 metros, passou por Fábio e fez 2-1. Minutos depois, Pablo Armero recebeu seu segundo amarelo e deixou os comandados de Muricy Ramalho com um a menos.

A partir de então, a partida se resumiu aos ataques cruzeirenses e ao forte esquema defensivo palmeirense. Aos 70’, Kleber concluiu para bela defesa de Marcos, que ainda viu a bola bater na trave. Pouco depois, Leonardo Silva cabeceou a centímetros da trave. E, mesmo com quase todos seus jogadores no campo de ataque, o Cruzeiro não logrou o empate (e ainda reclamou mais um pênalti, em Diego Renan, nos acréscimos).

O Santo André recebeu o São Paulo no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, em clara tentativa de lucrar com o público são-paulino desta cidade. Diante de 19.716 pagantes, o Tricolor começou melhor e deu pinta de que venceria com facilidade. Tanto que, aos sete minutos, abriu o placar: Junior César cruzou da esquerda e Jean pegou de primeira, 1 a 0. A “equipe da casa” respondeu com o veterano Marcelinho Carioca, cobrando falta próxima à trave. O São Paulo parou no goleiro Neneca em duas oportunidades perto do final da primeira parte.

Partida muito disputada em Ribeirão Preto

Mesmo parecendo manter o controle do jogo, o São Paulo levou o empate aos 71 minutos. O boliviano Pablo Escobar apareceu livre na frente de Rogério Ceni e só desviou para as redes, 1 a 1. O time de Ricardo Gomes não criou chances claras para voltar à frente do placar, e o empate permaneceu até o final do confronto - mantendo o Santo André entre os quatro rebaixados.

No Barradão (19.033 pagantes), o Vitória voltou a ganhar de um postulante ao título - na última semana, havia vencido o Palmeiras. No primeiro tempo, os goleiros Viáfara e Lauro impediram os gols, além da falta de pontaria dos ataques de ambos os times. Aos 25’, Andrezinho arriscou e o goleiro colombiano espalmou. Aos 42’, Alecsandro bateu para nova defesa de Viáfara.

Sem marcação, Uelliton marcou o primeiro do Vitória

No segundo tempo, quem apareceu mais foi Lauro. E na primeira chegada com perigo do Vitória, o goleiro colorado nada pode fazer: Uelliton, no alto de seus 1,72m, subiu mais que a defesa gaúcha e abriu o placar após escanteio. O golpe fatal veio aos 76 minutos: Roger sofreu pênalti e ele mesmo cobrou para ampliar o escore e deixar o Vitória em décimo.

Em Porto Alegre, para 27.205 pagantes, o Grêmio trucidou o Fluminense em 23 minutos. Neste meio tempo, Souza abriu o placar (Adeílson ainda desviou contra, mas o gol foi marcado para o meia gremista), Tcheco ampliou de pênalti e Souza, novamente com desvio na zaga, marcou o terceiro.

Souza comandou a 7ª goleada gremista no Brasileiro

No segundo tempo, Kieza descontou, mas um minuto depois Cássio cabeceou contra a própria meta e fez Grêmio 4 a 1. Jonas ainda marcou o quinto, chegando à artilharia do Brasileirão, ao lado de Adriano “Imperador” (13 gols). No meio de semana, o volante Adílson, do Grêmio, afirmou que, para os adeptos de seu time, vencer o Flu seria como “bater em bêbado”. Realmente foi, o que deixa o tricolor gaúcho sonhando com as primeiras posições, e o carioca...

Falando em artilharia, Adriano a alcançou em grande estilo. O Flamengo fez 3 a 0 sobre o Coritiba, no quarto jogo consecutivo do Mengão sem levar gols. Num Maracanã para 47.921 pagantes, os cariocas chegaram ao oitavo lugar, deixando o Coxa próximo dos quatro últimos. E foi o Coritiba quem chegou primeiro: Leandro Donizete arriscou, Bruno deu rebote e Ariel acertou a trave.

Petkovic vive grande fase no Flamengo

Mas quem não faz leva, como diz o mais novo ditado futebolístico. E o Rubro-Negro fez um golaço com Petkovic, que cobrou falta com categoria aos 34’. Pouco depois, em nova rebatida de Bruno, Marcelinho Paraíba pegou mal e mandou para fora. O Fla ainda podia ter ampliado no primeiro tempo, mas Adriano chutou cruzado na trave.

Os demais gols ficaram mesmo para os 45 minutos finais. Aos 57’, Petkovic deu bela assistência e Adriano fez o segundo golaço da noite, encobrindo Edson Bastos. E, aos 83 minutos, e novamente num belo gol. Willians mandou de longe e acertou o ângulo do camisa 1 paranaense, 3 a 0.

O Goiás, por sua vez, roubou a cena na volta de Ronaldo aos gramados, após 56 dias parado por uma fratura na mão. Os comandados de Hélio dos Anjos fizeram 4 a 1 no Corinthians em pleno Pacaembu (33.710 pagantes). O resultado, que devolveu os goianos ao grupo dos quatro primeiros, foi também a primeira vitória do Goiás em três jogos.

E foi uma vitória construída desde cedo: aos sete, Júlio César cruzou para Iarley abrir o placar. Aos 23’, depois de novo cruzamento de Júlio, Fernandão ganhou de Diego e chutou com categoria para ampliar. Felipe ainda salvou o que seria o terceiro gol, em outra tentativa de Fernandão.

Goiás passou por cima do time de Ronaldo

O goleiro corintiano apareceu mais uma vez aos 48’, defendendo o chute de Felipe. De tanto insistir, o Goiás marcou o terceiro. Iarley recebeu, se livrou da marcação e bateu com precisão: 3 a 0. Só então o Corinthians criou chances claras, mas Dentinho mandou por cima e Marcelo Mattos viu Harlei espalmar sua finalização. Aos 74’, enfim o gol de desconto: Ronaldo cobrou falta na trave, Jucilei cabeceou para defesa de Harlei e Dentinho mandou pro gol, 3 a 1. Contudo, minutos depois, o Goiás matou o jogo. Cruzamento na área para João Paulo, que desviou e garantiu a goleada do quarto colocado.

Atuando na Ressacada, o Avaí se recuperou de uma série de três derrotas seguidas e goleou o Barueri por 4 a 0, em duelo de equipes tranquilas na tabela no quesito luta contra o rebaixamento. Quem não está tranqüilo é o Sport, que levou 1 a 0 do Atlético PR e, assim como o Fluminense, está cada vez mais longe da Série A. O Botafogo também se manteve na zona de descenso ao empatar em Santos (0 a 0).

Série B

Gol de mão de Wellington

A 25ª jornada do Brasileirão da Série B teve polêmica. O Paraná ganhou do Ceará por 1 a 0 graças a um claro gol de mão de Wellington Silva, validado pelo árbitro Charles Hebert Ferreira. l. No intervalo da partida, houve princípio de confusão entre atletas do Ceará e o árbitro. O juiz só voltará a apitar uma partida do Brasileirão em 2010. Pelo menos é o que definiu o presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Sérgio Corrêa, o Vasco fez 1 a 0 no Guarani, diante de 50.335 pagantes no Maracanã, e está muito próximo de assegurar vaga antecipadamente para retornar à primeira divisão. O time tem 52 pontos, seguido por Guarani (46), Atlético GO (44) e Ceará (43’). Na luta direta por uma vaga ainda estão São Caetano (40), Figueirense (39) e Portuguesa (38).

Resultados da 25ª jornada do Campeonato Brasileiro 2009

Atlético PR - Sport, 1-0 (Marcinho 1’)
Náutico - Atlético MG, 0-0
Vitória - Internacional, 2-0 (Uelliton 57’, Roger 76’)
Santo André - São Paulo, 1-1 (Escobar 71’; Jean 7’)
Avaí - Barueri, 4-0 (Willian 19’, Eltinho 26’, Muriqui 72’, Léo Gago 81’)
Grêmio - Fluminense, 5-1 (Souza 11’, 23’, Tcheco 18’, Cássio [contra] 58’, Jonas 83’; Kieza 57’)
Santos - Botafogo, 0-0
Flamengo - Coritiba, 3-0 (Petkovic 34’, Adriano 57’, Willians 83’)
Corinthians - Goiás, 1-4 (Dentinho 74’; Iarley 8’, 50’, Fernandão 23’, João Paulo 79’)
Cruzeiro - Palmeiras, 1-2 (Thiago Ribeiro 7’; Diego Souza 9’, Vágner Love 50’)

Classificação do Brasileirão 2009

Classificação

Vídeos

Cruzeiro 1-2 Palmeiras


Santo André 1-1 São Paulo


Vitória 2-0 Internacional


Corinthians 1-4 Goiás


Grêmio 5-1 Fluminense


Flamengo 3-0 Coritiba


Série B: Ceará 0-1 Paraná [gol de mão]


Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra, Globo, Uol]

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas