segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Brasileirão: 24ª jornada - Tropeços de Palmeiras e Inter fazem São Paulo se aproximar da ponta.

O São Paulo foi o grande beneficiado da 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, disputada neste final de semana - falta, porém, o jogo entre Coritiba e Corinthians, que será na quarta-feira. A equipe de Ricardo Gomes foi a única dos três primeiros da tabela a vencer, enquanto Palmeiras e Internacional acabaram derrotas pelo mesmo placar: 3 a 2. O Verdão ainda lidera, com 44 pontos, um a mais que o Colorado e o Tricolor paulista.

O São Paulo contou com 29.496 pagantes no Morumbi para consumar a terceira derrota consecutiva do Avaí. Mas não foi fácil. No primeiro tempo, os visitantes complicaram a vida são-paulina, controlando o meio-campo e tendo até um gol (bem) anulado por impedimento.

Mas, logo no início da segunda parte, com 35 segundos, o São Paulo abriu o placar. Junior Cesar cruzou, Marlos ajeitou e Dagoberto finalizou bem: 1 a 0. Pouco depois, Eduardo Martini fez bela defesa em cabeçada de Renato Silva, impedindo o segundo. Já perto do fim, Dagobertou cruzou da direita e Hugo completou para encerrar o placar.

São Paulo, de Jorge Wagner, está perto da liderança

O São Paulo voltou suas atenções para dois jogos no domingo. Em ambos, a torcida funcionou. No Barradão (26.464 pagantes), o Vitória passou pelo Palmeiras. E começou em cima: aos 14 minutos, Roger chutou de longe e acertou o travessão. Minutos depois, Ramon cobrou falta, Marcos desviou de soco, mas a bola foi na cabeça de Uelliton, 1 a 0. Aos 37’, quase o Vitória ampliou. A defesa saiu jogando errado, mas Neto Berola não passou por Marcos. Três minutos depois, Armero cruzou e Robert desviou e empatou.

Marcação do Vitória cercou o Palmeiras

Mesmo com o empate, o Vitória seguiu comandando a partida no segundo tempo. E chegou ao segundo gol aos 71 minutos. Após dois cruzamentos na área, Neto Berola bateu, a bola ainda tocou na trave e foi às redes. O Palmeiras se lançou ao ataque, mas quem voltou a marcar foi o time local: Ramon cobrou escanteio, Marcos espalmou e Derlei, ex-Porto e Sporting, completou em sua estréia com a camisa rubro-negra, 3 a 1. Ainda houve tempo de Robert descontar, mas o triunfo já era do Vitória.

O São Paulo ainda “secava” o Internacional, que recebeu o Cruzeiro para 38.350 pagantes no estádio Beira-Rio. E, mesmo com o gramado castigado pelas chuvas nas últimas semanas em Porto Alegre, o que se viu foi um bom jogo. O Inter saiu na frente com Alecsandro, ex-Sporting, cobrando pênalti. Também de pênalti, Gilberto empatou ainda no primeiro tempo.

Gilberto (10) bisou no Beira-Rio

O camisa 10 continuou sua grande apresentação nos 45 minutos finais. Aos 53’, ele subiu mais que Danilo Silva e fez 2 a 1. A equipe da casa se atirou à frente e quase empatou com Edu, mas o atacante cabeceou rente à trave. Se expondo aos contragolpes, o Inter quase levou mais um gol de Gilberto, mas Lauro fez grande defesa.

Aos 72’, Andrezinho, que entrara em campo minutos antes, cobrou falta com categoria e deixou tudo igual. Contudo, não houve muito tempo para comemorações e, um minuto depois, Diego Renan chutou, Lauro deu rebote e Thiago Ribeiro garantiu a vitória da Raposa, e a segunda derrota como mandante do Internacional.

Noutros jogos, destaque para a vitória de virada do Atlético MG sobre o Atlético PR, no Mineirão (33.597 pagantes). Os 2-1 recolocaram o Galo na zona de classificação para a Taça Libertadores. No primeiro lance de emoção no jogo, os visitantes abriram o placar. Paulo Baier cobrou falta na cabeça de Alex Mineiro, 1 a 0. Três minutos depois, Carlos Alberto cruzou e Rentería, ex-Porto, deixou tudo igual.

Rentería e Tardelli garantiram vitória do Galo

Na etapa final, o Galo esteve mais incisivo, e quase virou aos 54 minutos. Diego Tardelli teve duas oportunidades, mas Galatto e Manoel salvaram próximo ao gol. A virada demorou, mas chegou aos 74’. Correa lançou Diego Tardelli, que ganhou na corrida do marcador e finalizou bonito, sem chances para Galatto. O Furacão ainda buscou o empate, mas o sistema defensivo mineiro se portou bem e garantiu os três pontos.

Nos Aflitos (16.473 pagantes), o Grêmio quebrou um jejum: ainda não havia vencido como visitante neste campeonato. Mas, após onze jogos, finalmente conseguiu. A vítima foi o Náutico, derrotado por 2 a 0. Souza abriu o placar de cabeça, e Jonas ampliou pouco depois, com direito a belo drible sobre o defensor do Timbu. O camisa 9 gremista é o artilheiro do Brasileirão, com 12 gols, ao lado do “Imperador” Adriano, e viu seu time subir para o sexto lugar.

Adriano, por sua vez, marcou duas vezes na goleada do Flamengo sobre o Sport (3 a 0), o que deixou o Fla no 11º posto. Num Maracanã para 26.995 pagantes, o primeiro gol veio logo aos dois minutos. Adriano recebeu de Petkovic, se livrou da marcação e mandou uma bomba no ângulo do arqueiro Magrão. Mesmo perdendo algumas oportunidades, o Flamengo ampliou ainda no primeiro tempo. Mais uma vez em passe do veterano Petkovic, 37 anos, agora Zé Roberto se aproveitou e marcou 2 a 0. Pouco depois, Durval foi expulso e deixou o Sport com um a menos.

Com um time desfalcado e com um a menos, os visitantes ficaram ainda mais distantes de ameaçar o gol flamenguista. E o goleiro Magrão acabou sendo o melhor em campo pelo Leão, negando gols a Denis Marques, Álvaro e Adriano. Mas o Imperador voltou a marcar aos 88 minutos, cabeceando forte depois de escanteio. E o Sport está cada vez mais próximo da queda.

Se a situação pernambucana anda difícil, imagine então a do Fluminense (20º). O Tricolor empatou sem gols com o Botafogo (18º) e completou sete jogos sem vencer pelo Brasileirão. O Fogão, por sua vez, não ganha há nove partidas. E o jogo foi de péssimo nível técnico, tendo ao total 26 finalizações erradas.

Flu e Botafogo podem reeditar clássico na Série B

Na Vila Belmiro, o Santos manteve o sonho de lutar por uma vaga na Libertadores com uma magra vitória sobre o Santo André, que está entre os quatro últimos. Na Arena Barueri, o time local fez 3 a 1 no Goiás e subiu para o oitavo lugar. Os goianos caíram uma posição e saíram do grupo dos quatro primeiros.

Jogo de quarta - Nesta quarta-feira, a jornada se completou com o empate por 1 a 1 entre Coritiba e Corinthians. Enquanto o Coxa segue em 15º, o Corinthians assumiu o sexto lugar.

Resultados da 24ª jornada do Campeonato Brasileiro 2009

Flamengo - Sport, 3-0 (Adriano 2’, 88’, Zé Roberto 30’)
São Paulo - Avaí, 2-0 (Dagoberto 46’, Hugo 83’)
Internacional - Cruzeiro, 2-3 (Alecsandro 28’, Andrezinho 72’; Gilberto 36’, 53’, Thiago Ribeiro 73’)
Atlético MG - Atlético PR, 2-1 (Rentería 14’, Diego Tardelli 74’; Alex Mineiro 10’)
Vitória - Palmeiras, 3-2 (Uelliton 20’, Neto Berola 71’, Derlei 84’; Robert 39’, 88’)
Santos - Santo André, 1-0 (Germano 38’)
Botafogo - Fluminense, 0-0
Barueri - Goiás, 3-1 (Márcio Careca 10’, Thiago Humberto 78’, Basílio 86’; Vitor 13’)
Náutico - Grêmio, 0-2 (Souza 17’, Jonas 26’)
Coritiba vs. Corinthians (quarta-feira)

Classificação do Brasileirão 2009

Classificação

Vídeos
Vitória 3-2 Palmeiras


Internacional 2-3 Cruzeiro


São Paulo 2-0 Avaí


Atlético MG 2-1 Atlético PR


Náutico 0-2 Grêmio


Flamengo 3-0 Sport

Coritiba 1-1 Corinthians



span >Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra]

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas