quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Sporting repete milagre no país das Tulipas ao eliminar o Twente

Rui Patricio foi heroi

Viva para os adeptos sportinguistas, espero que não tenham tido problemas de saúde com o final à Hitchcock, ou melhor, à Rui Patrício que arriscou uma subida à àrea contrária nos segundos finais para destabilizar toda a defesa dos holandeses do Twente e garantir ao Sporting a entrada nos Play-off da Liga dos Campeões 2009/2010.

Economicamente o Sporting garante um encaixe superior a 2 milhões de euros, mas desportivamente é sofrivel ver a falta de capacidade da equipa leonina. Ainda antes deste jogo, a critíca desportiva tem sido severa com a formação de Paulo Bento e neste caso tem razão para o fazer. A equipa é basicamente a mesma da época passada e deveria mostrar processos de jogo muito mais fluídos. E atenção, que fisicamente é penoso ver a equipa de Alvalade, além de outros muitos aspectos técnico-tácticos deficitários.

Liedson entre holandeses

A exibição foi deplorável. De início, Paulo Bento apostou em André Marques a lateral-esquerdo, Yannick como médio do mesmo lado e na frente Postiga fez companhia a Liedson. Logo aos dois minutos o Sporting já estava a perder, graças a um golo de Douglas, na sequência de um pontapé de canto. Os lances de bola parada continuam a ser um dos grandes problemas do Sporting... E como demorou o leão a entrar em jogo... Aliás durante toda a primeira parte não se pode dizer que tenha havido Sporting.

Festejos do Sporting

O meio-campo não existia. Matías Fernández não pegava no jogo, Miguel Veloso estava longe do rendimento da primeira-mão, João Moutinho coitado, lá fazia o que podia mas não chegava para tudo e Yannick Djálo metia dó no lado esquerdo, sendo incapaz de dominar a bola. Na frente, Hélder Postiga fartava-se de cair sozinho e Liedson estava muito complicativo, continuando uma sombra de si próprio... Do outro lado, via-se uma equipa organizada, que sabia exactamente o que fazer em campo, ao contrário do Sporting.

O que valeu à equipa portuguesa foi o relativo acerto do seu quarteto defensivo e assim o Twente raramente criou perigo. O excelente guarda-redes búlgaro Mihaylov também não teve grandes preocupações e só teve de defender remates fáceis de Moutinho e Postiga.

O Sporting melhorou um pouco após o intervalo. Mas foi mesmo muito pouco, insuficiente para fazer mais do que cócegas na defesa holandesa. Yannick teve nos pés a oportunidade de fazer a igualdade, mas perdeu tempo a definir o remate. Paulo Bento, que ao intervalo tinha feito entrar Pereirinha para o lugar de Matías, colocou Vukcevic e Caicedo nos lugares de André Marques e Postiga, aos 63'. E na estreia como leão, o equatoriano esteve em bom nível. Mexeu com o jogo e foi o único jogador a conseguir criar perigo. Mas a verdade é que a exibição leonina continuava paupérrima. Só com um milagre (tal como em Alkmaar) o Sporting ia lá... E não é que houve mesmo?

Com o resultado positivo, o Sporting garantiu 130 mil euros por superar a 3ª pré-eliminatória, mais 2,1 milhões de euros por atingir o “play-off”. A presença na fase de grupos da Liga dos Campeões resultará num encaixe de 7 milhões de euros. Dinheiro que servirá para aliviar as debilidades financeiras do clube de Alvalade.

O próximo adversário do Sporting será conhecido no sorteio da próxima sexta-feira. Os leões são “cabeças de série” e entre os potenciais adversários encontram-se clubes como o Anderlecht, o Atlético de Madrid, Fiorentina, Celtic e Timisoara .

Resultados da 2ª mão da 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões 2009/2010

Twente - Sporting, 1-1
Maccabi Haifa - FK Atkobe, 4-3
Panathinaikos - Sparta Praga, 3-0
Sivasspor - Anderlecht, 3-1
Dínamo Zagreb - Red Bull Salzburgo, 1-2
BATE Borisov - Ventspils, 2-1
Dínamo Moscovo - Celtic, 0-2
FC Timisoara - Shakhtar Donetsk, 0-0
Levski Sofia - FK Baku, 2-0
Debrecen - FC Levadia, 1-0
Slavia Praga - Sheriff Tiraspol, 1-1
NK Maribor - Zurich, 0-3
Olympiakos - Slovan Bratislava, 2-0
Partizan Belgrado - APOEL Nicósia, 0-1
Stabaek - FC Copenhaga, 0-0

Resultados da 1ª mão, neste link.

Vídeo

Twente 1-1 Sporting
Douglas 2'
Peter Wisgerhof p.b. 95'





Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

6 comentários:

  1. Como ja aqui foi dito, este jogo foi mesmo so o resultado porque nunca vi o SCP jogar tao pouco. Continuar assim, o playoff não vai ser nada facil. É que neste jogo o SCP nao criou oportunidades de golo e mal se chegou a baliza do Twente. Eu nunca gritei tanto por um golo do Sporting, um golo de sorte, mt mt sorte mas entrou.
    Força Sporting na LC!

    ResponderEliminar
  2. Realmente não jogamos mesmo nada, uma exibição cinzenta, valeu mesmo pelo querer e pelo acreditar até ao apito do homem de preto. Temos que melhorar muito, senão não vamos a lado nenhum...

    Saudações especiais ao sportinguistas.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns ao sporting apesar de não merecer! O Sporting teve tanta sorte que até me deu um ataque de riso.

    Boa sorte po resto e façam BOA FIGURA

    ResponderEliminar
  4. boas. este sporting assim nao vai a lado nenhum este meio campo meu Deus. abel yannick nem no leiria tinham lugar.sistema de jogo aonde está ele? nao sei precisamos de reforços senao nem vale apena ir ao playof.paulo bento vai te mas é embora . gostei do caicedo ,mas ainda bem que passamos apesar de achar se perdesemos o bento ia embora acho eu...

    ResponderEliminar
  5. Hugo Rodrigues05 agosto, 2009 23:15

    Bom só mesmo o resultado, e por ele fiquei radiante!
    Agora a equipa está a jogar 20% do seu potencial. Fala-se muito em reforços mas se não se consegue rentabilizar os jogadores que estão lá hà quatro anos como será para os novos?

    Não se percebe o que se passa! não estão a jogar nada! Não pressionamos convenientemente, e estamos muito lentos a circular a bola! A juntar a isto temos um índice muito alto de passes errados! O treinador tem muito que trabalhar e muita coisa a fazer pois, isto que produzimos até agora não chega para ganhar campeonato!

    Eu quero a acreditar que isto vai melhorar, e que teremos hipóteses de disputar o campeonato, mas o tempo está ficando curto e o espaço de manobra vai ficando mais reduzido.

    Saudações

    ResponderEliminar
  6. Foi um apuramento emotivo , mas a exibição foi deplorável, o futebol do Sporting... qual futebol........ simplesmente não existe.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas