segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Brasileirão: 21ª jornada - Palmeiras mantém ponta; Avaí afunda Fla em crise; acaba série invicta do São Paulo.

A 21ª rodada do Campeonato Brasileiro determinou a manutenção da liderança pelo Palmeiras, que bateu o Internacional em confronto direto pelas primeiras colocações. O fim de semana ainda pôs o Flamengo definitivamente em crise, depois de o Rubro-Negro levar 3 a 0 do Avaí, em sua terceira derrota consecutiva. Já o São Paulo perdeu para o Atlético PR e encerrou sua série de sete vitórias seguidas.

A rodada teve ainda a comum polêmica com a arbitragem, em especial no jogo entre Corinthians e Botafogo. O árbitro validou um gol de mão (e em impedimento) de André Lima, além de assinalar um pênalti que não existiu para o Timão.

Começamos com o confronto entre dois candidatos ao título, no Palestra Itália para 22.101 pagantes. O Palmeiras estreou seu terceiro uniforme, azul, em lembrança às origens do clube e também ao exército que protegia a família real italiana de invasões no século XIX. O time de Muricy Ramalho começou melhor e assustou em conclusões de Diego Souza e Souza, mas abriu o placar apenas em um pênalti sofrido pelo camisa 7. Obina cobrou e fez 1 a 0.

Palmeiras, azul no sábado, lidera com 40 pontos

Logo no começo da etapa final, o segundo: Diego chutou, a bola desviou e sobrou para Ortigoza ampliar. Só a partir daí, com 0-2, o Inter partiu para o ataque. E ficou no quase aos 63 minutos, com Andrezinho acertando a trave. O desconto veio aos 87’, num golaço em jogada individual de Giuliano. Mas o placar não se alterou mais, garantindo o Verdão em mais uma rodada na liderança.

Com a torcida enchendo a Ressacada (14.777 pagantes), o Avaí chegou a 11 jogos sem derrotas e, como prêmio, entrou na zona de Libertadores. A vítima da vez foi o Flamengo, que, muito desfalcado, levou fáceis 3 a 0. Aos oito minutos, Muriqui deu assistência para Luís Ricardo desviar para o gol, 1-0. Na passagem de meia hora, o segundo: Léo Gago arriscou, a bola desviou e entrou.

Avaí comemora 11º jogo sem derrota

O Flamengo cresceu na segunda parte, e acabou dando espaços para os contragolpes do time treinado por Silas. E as coisas ficaram ainda piores para o clube carioca aos 70’, com Williams sendo expulso. Sete minutos depois, o golpe fatal. Em rápida trama no ataque, Muriqui achou Fabinho Capixaba livre, na cara de Bruno. Ficou fácil para o camisa 17 decretar a goleada, e deixar o Fla em 14º lugar.

Na Arena da Baixada (22.999 pagantes), o Atlético PR manteve a escrita de nunca ter perdido para o São Paulo, ao vencer o tricolor paulista com um gol no final. O time de Ricardo Gomes podia ter aberto o placar com Washington, mas sua cabeçada foi tirada por Márcio Azevedo. O jogo estava morno e foi se arrastando até os 86 minutos. Foi quando Paulo Baier iniciou a jogada, tocou para Gabriel, que cruzou na área e Baier apareceu sem marcação para abrir - e fechar - o placar. Foi a quinta vitória do Furacão nas últimas seis rodadas. O SP caiu para terceiro.

Camisa 10 e capitão, Baier decidiu o jogo para o Atlético PR

O Pacaembu (17.452 pagantes) recebeu um dos jogos mais polêmicos do campeonato até aqui. Afora isso, um belo confronto, com bons lances para Corinthians e Botafogo. O Timão chegou perto com Jorge Henrique, que passou pela marcação, mas errou a finalização. O Botafogo teve duas boas ocasiões, mas Juninho cobrou falta para fora e Lúcio Flávio chutou em cima de Júlio César. Aos 43’, pênalti sofrido por Dentinho: ele mesmo cobrou e fez o primeiro para o time da casa.

Com um minuto de segundo tempo, o empate do Fogão veio após escanteio cobrado por Lúcio Flávio na cabeça de Reinaldo, 1 a 1. Cinco minutos depois, Marcinho acertou bela cobrança de falta e devolveu a vantagem ao Corinthians. Nova igualdade não tardou a acontecer. Após cruzamento, André Lima, impedido, concluiu com a mão e empatou, em claro erro do árbitro Arilson da Anunciação e do auxiliar Luiz Carlos Teixeira.

Juiz apareceu demais no Pacaembu

O juiz apareceu novamente aos 71 minutos, assinalando pênalti inexistente sobre Jorge Henrique. Dentinho cobrou e fez 3-2. Aos 80’, Lúcio Flávio cobrou falta com categoria e determinou o placar final em 3 a 3.

Jogando no estádio Olímpico (19.231 pagantes), o Grêmio segue imbatível neste ano. A equipe goleou o Atlético MG por 4 a 1, atingindo assim seu terceiro placar de 4-1 consecutivo em partidas como mandante, além de quase 88% de aproveitamento diante de sua torcida. Mas, como o time de Paulo Autuori tem campanha pífia como visitante, segue apenas no meio da tabela. Neste domingo, o confronto contra o Galo foi definido em menos de 30 minutos. À esta altura, o Grêmio vencia com gols de Réver, Perea e Souza. Jonas ampliou e Evandro descontou na etapa final.

No Mineirão (14.708 pagantes), o Cruzeiro bateu o Náutico por 4 a 2, com direito a hat-trick de Wellington Paulista, mantendo o Timbu entre os quatro piores. O primeiro gol veio com 16 segundos, o mais rápido do Brasileirão: tempo para Gilberto cruzar e Paulista marcar 1 a 0. O Náutico empatou em contra-ataque. Gil derrubou Gilmar, pênalti que o próprio Gilmar cobrou e empatou.

Mesmo com o empate, o Cruzeiro seguia dominando e com justiça chegou ao segundo gol, numa bomba de Fabrício, aos 30 minutos. Aos 35’, o cruzeirense Henrique foi derrubado na área, penalidade que Wellington Paulista não desperdiçou. O segundo tempo demorou para começar devido à falta de luz no estádio, e o ritmo caiu. Mesmo assim, o camisa 9 do Cruzeiro fez mais um, em cruzamento de Guerrón. O Náutico diminuiu, mas passou longe de ameaçar a vitória mineira.

Jogando em casa, o Goiás contou com o apoio da maior parte dos 12.328 pagantes no Serra Dourada para acabar com a série de cinco vitórias seguidas do Santos, ao fazer 2 a 1. O time de Hélio dos Anjos é o vice-líder, dois pontos atrás do Palmeiras. Contra os santistas, o Goiás dominou amplamente a partida e por diversas vezes parou na boa atuação do goleiro Felipe. Mas ele não impediu o gol do seu xará Felipe aos 51 minutos, numa bomba de fora da área que definiu o resultado.

No Maracanã, o Fluminense manteve a sina sem vitórias. Mesmo com um a mais contra o Barueri por boa parte do segundo tempo, e com dois a mais nos minutos finais, as melhores chances de gol foram paulistas. Nada que tirasse o zero do placar, contudo. Sob o comando do técnico Renato Gaúcho, o Flu tem uma vitória, três empates e cinco derrotas.

Muita disputa e nenhum gol para Flu e Barueri

Falando em vitórias, o Sport enfim se reencontrou com os três pontos, após incríveis seis derrotas consecutivas. Com gols de Andrade e Fabiano, o Leão comandado por Péricles Chamusca fez 2-0 no Vitória. Em duelo de ameaçados de rebaixamento, melhor para o Santo André contra o Coritiba (1-0).

Resultados da 21ª jornada do Campeonato Brasileiro 2009

Palmeiras - Internacional, 2-1 (Obina 39’, Ortigoza 47’; Giuliano 87’)
Santo André - Coritiba, 1-0 (Nunes 37’)
Sport - Vitória, 2-0 (Andrade 15’, Fabiano 31’)
Fluminense - Barueri, 0-0
Corinthians - Botafogo, 3-3 (Dentinho 43’, 71’, Marcinho 52’; Reinaldo 46’, André Lima 59’, Lúcio Flávio 80’)
Grêmio - Atlético MG, 4-1 (Réver 7’, Perea 22’, Souza 29’, Jonas 57’; Evandro 77’)
Atlético PR - São Paulo, 1-0 (Paulo Baier 86’)
Goiás - Santos, 2-1 (Vítor 20’, Felipe 51’; Kléber Pereira 31’)
Cruzeiro - Náutico, 4-2 (Wellington Paulista 1’, 35’, 90’; Fabrício 30’; Gilmar 7’, C. Bala 90’)
Avaí - Flamengo, 3-0 (Luís Ricardo 8’, Léo Gago 31’, F. Capixaba 77’)

Classificação do Brasileirão 2009

Tabela Classificativa no Brasileirão 2009

Vídeos

Palmeiras 2-1 Internacional

Atlético PR 1-0 São Paulo

Avaí 3-0 Flamengo

Corinthians 3-3 Botafogo

Grêmio 4-1 Atlético MG

Cruzeiro 4-2 Náutico


Add to Technorati Favorites

Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra]

Página Inicial

3 comentários:

  1. Esse Diego Souza ainda é uma espinha atravessada na minha garganta. É somente o melhor jogar do Brasileirão na actualidade.

    Eu fui um dos criticos no inicio
    ele prendia muita a bola.. e matava os contra ataques..
    mas dio mio!!!
    é um monstroo... TA JOGANDO MUITO
    ainda BEM QUE O DUNGA é CEGO.. kakkakaka
    deixa ele no PALESTRA. kakakak

    Driblou uns 5 entrou na area e quase marcou um gol de "pele"
    E no finalzinho.. um chapeu no GUINA. kakak
    foi lindoooo

    ResponderEliminar
  2. Faz-me confusão como é que o Flamengo anda, ano após ano, sempre no meio da tabela...não há maneira de montarem uma equipa competitiva

    ResponderEliminar
  3. Sê o melhor treinador do Mundo!
    http://www.xperteleven.com/?lid=213678

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas