sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Brasileirão: 17ª jornada - Palmeiras empata em casa; Goiás vence a sexta seguida e já é vice-líder.

Pela 17ª rodada do Brasileirão, o Palmeiras empatou por 1 a 1 contra o Grêmio, no Palestra Itália, e ficou com três pontos de vantagem para o novo vice-líder, o Goiás. Este superou o Avaí em número de vitórias consecutivas (alcançou a sexta, enquanto os catarinenses pararam na quinta). O time do Serrado ganhou do Flamengo por 3 a 2 num jogo emocionante e chegou aos 32 pontos. O São Paulo venceu sua quarta seguida e, depois de figurar próximo à zona de rebaixamento, já aparece com 27 pontos.

Começamos pelo Palestra Itália, que recebeu 25.440 pagantes. O Palmeiras começou pressionando o Grêmio, que ainda não venceu fora de seus domínios. Aos 14’, Ortigoza quase marcou, mas Fábio Santos cortou o lance perto da linha de gol. O gol, todavia, não demorou tamanha pressão: Wendel cruzou e Cleiton Xavier cabeceou, 1 a 0. Porém, o Grêmio logrou o empate em seu primeiro ataque minutos depois. Souza cruzou da direita e Maxi Lopez igualou o escore.
Jogo equilibrado no Palestra

O Grêmio melhorou, e quase virou com o mesmo Maxi Lopez, que chutou para belmio melhorou, e quase virou com o mesmo Maxi Lopez, que chutou parabe3 a 0. e na outra, teve seu chute defendido por Victor). a defesa de Marcos ainda no primeiro tempo. No segundo, ambas equipes tiveram chances. As duas melhores, do Palmeiras, com Cleiton Xavier (numa, cobrou falta para fora, e na outra, teve seu chute defendido por Victor). Perto do fim do jogo, um susto: o zagueiro Réver, que já foi especulado pelo Benfica, caiu desacordado no gramado depois de dividida com Diego Souza. Ele foi levado ao hospital e passa bem.

No Serra Dourada, 37.320 pagantes viram o Goiás de Hélio dos Anjos partir com tudo para o ataque contra o Flamengo. E logo aos 14’, os goianos abriram o placar: Amaral cabeceou após escanteio e fez 1 a 0. Aos 24’, Léo Lima ampliou em lance que os flamenguistas reclamaram de falta sobre Willians, 2 a 0. Aos 31 minutos, o melhor lance do Flamengo na etapa inicial parou em Harlei, que defendeu chute de Denis Marques.

Goiás venceu mais uma

No começo do segundo tempo, Adriano sofreu pênalti e ele mesmo cobrou para descontar para o time de Andrade. O Goiás estava muito recuado e acabou levando o empate aos 79’. O veterano Petkovic, 36 anos, fez jogada individual e chutou com categoria, 2 a 2. Mas, aos 90 minutos, Léo Lima deu assistência para outro veterano, Iarley (35 anos), garantir mais um triunfo goiano.

Falando em vitórias em sequência, o São Paulo atingiu sua quarta, ao virar a partida contra o Botafogo: 3-1. O Fogão, que não perdia há sete jogos, abriu o placar com Lúcio Flávio, em belo chute aos 20 minutos. Mas o time do Morumbi logo empatou. Hugo foi derrubado na área por Castillo, pênalti que Jorge Wagner converteu. Nos minutos finais do primeiro tempo, André Dias fez jogada individual e cruzou para Washington marcar o segundo do São Paulo.

Na segunda parte, o jogo foi muito truncado, com muitas faltas. Em meio a isso, o Tricolor marcou o terceiro. Denis mandou para frente, Borges desviou e Dagoberto saiu na cara do goleiro Castillo, 3 a 1. Foi o quarto gol do camisa 25 nas últimas três partidas. O São Paulo ainda podia ter feito mais, mas Borges e Hernanes desperdiçaram boas chances.

Em Recife, o estádio dos Aflitos (15.041 pagantes) recebeu Náutico e Corinthians, na reedição de uma das partidas decisivas para o rebaixamento do Timão no Brasileirão de 2007 (o Náutico venceu por 1 a 0 na ocasião). E, nesta quarta-feira, o placar se repetiu e acabou com uma série de 13 jogos sem vitórias do Timbu.

O Náutico esteve melhor no primeiro tempo. Juliano chutou para fora boa oportunidade aos 17 minutos. Aos 31’, Felipe defendeu cabeçada de Felipe. Aos 42’, não teve jeito: Gilmar foi derrubado na área por Willian. Pênalti que o mesmo Gilmar bateu e fez seu nono gol no campeonato.

Timão, de roxo, sofreu forte marcação do Náutico

O gol sofrido fez os comandados de Mano Menezes tentarem mais chegadas ao ataque nos 45 minutos finais. Aos 52 minutos, Elias fez bela jogada e concluiu para ótima defesa de Gledson em dois tempos. Minutos depois, o zagueiro Nilson afastou em cima da linha o que seria o empate corintiano. Aos 81’, Jucilei arriscou de longe e Gledson espalmou, garantindo os três pontos da equipe de Geninho.

Assim como o Náutico, o Fluminense voltou a vencer após um bom tempo. E com estilo: 5 a 1 no Sport, deixando a última posição agora para os pernambucanos. O Sport desmoronou após levar o primeiro gol, de Kieza, e foi para o intervalo perdendo de 3 a 0. No segundo tempo, ainda descontou de pênalti, mas o Flu de Renato Gaúcho fez mais dois e assegurou a vitória (e a goleada), dois meses depois.

No Mineirão, o Cruzeiro perdeu sua nona partida no Brasileirão contra o Atlético PR (0-2), em confronto de times na parte de baixo da tabela. A Raposa, assim como no jogo contra o Grêmio no domingo, teve dois atletas expulsos (Bernardo e Kleber - este expulso pela quarta vez no ano), somando agora 11 cartões vermelhos em 16 partidas. Mas a primeira expulsão do confronto no Mineirão foi do Atlético: Bruno Costa. Ao final, os gols de Marcinho e Gabriel garantiram a saída do Furacão da zona de rebaixamento.

São 11 expulsões para o Cruzeiro

O rival do Atlético PR, o Coritiba, sofreu mais uma derrota e acabou por entrar na zona dos quatro últimos. A partida contra o Santos (0-1) teve uma peculiaridade, por ser disputada na cidade de Cascavel - o Coxa foi punido com uma perda de mando de campo. A Justiça da cidade, que tem muitos casos confirmados de gripe suína (H1N1), decidiu por distribuir aos adeptos máscaras de prevenção ao entrar no estádio.

Torcedores de máscara em Cascavel

Em campo, o Santos garantiu a vitória com um gol de Paulo Henrique, pegando rebote do goleiro Edson Bastos. O Coritiba, cometendo erros infantis de passes, até tentou ameaçar o gol santista, mas pouco criou efetivamente, e acabou derrotado pela nona vez.

No estádio da Ressacada, o Avaí venceu pela sexta vez em sete rodadas. Com um gol de Willian, a equipe treinada por Silas fez 1-0 no Santo André e aparece num surpreendente sexto lugar. Em Barueri, o time da casa fez 4-0 sobre o Vitória, voltando a triunfar depois de quatro jornadas. O Vitória chegou ao terceiro jogo sem ganhar. Lembramos que a partida entre Internacional e Atlético MG foi adiada - o clube gaúcho venceu nesta quarta a Copa Suruga, ao fazer 2 a 1 sobre o Oita Trinita.

Mercado de Transferências

Seguem as negociações no futebol brasileiro. O Cruzeiro anunciou as saídas do lateral-direito Gérson Magrão para o Dínamo de Kiev e do meia Wagner, que deve ir para o Lokomotiv Moscou. O volante Eduardo Costa trocou o São Paulo pelo Monaco.


Por outro lado, o Internacional contratou o atacante Edu, do Bétis, para o lugar de Nilmar, negociado com o Villarreal; o Palmeiras trouxe outro atacante, Robert, ex-América do México; e o Corinthians anunciou o lateral paraguaio Balbuena, do Libertad.

Resultados da 17ª jornada do Campeonato Brasileiro 2009


Cruzeiro - Atlético PR, 0-2 (Marcinho 49’, Gabriel 88’)
São Paulo - Botafogo, 3-1 (Jorge Wagner 37’, Washington 45’, Dagoberto 72’; L. Flávio 20’)
Avaí - Santo André, 1-0 (Willian 12’)
Náutico - Corinthians, 1-0 (Gilmar 43’)
Coritiba - Santos, 0-1 (Paulo Henrique 20’)
Goiás - Flamengo, 3-2 (Amaral 14’, Léo Lima 24’, Iarley 90’; Adriano 49’, Petkovic 79’)
Barueri - Vitória, 4-0 (Luís 3’, 42’, Otacílio Neto 77’, Thiago Humberto 90’)
Fluminense - Sport, 5-1 (Kieza 19’, 32’, Roni 39’, Eduardo 67’, Maicon 90’; Vandinho 62’)
Palmeiras - Grêmio, 1-1 (Cleiton Xavier 29’; Maxi Lopez 32’)
Internacional vs. Atlético MG [adiado]

Classificação
do Brasileirão 2009

classificação

Vídeos

Palmeiras 1-1 Grêmio


Goiás 3-2 Flamengo


São Paulo 3-1 Botafogo


Náutico 1-0 Corinthians


Coritiba 0-1 Santos


Fluminense 5-1 Sport


Add to Technorati Favorites

Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra]

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas