O Internacional venceu o Náutico por 2 a 0, em Recife, e voltou a liderar o Campeonato Brasileiro, após a nona rodada disputada no último fim de semana. Com 20 pontos, o Colorado livrou dois em relação ao Atlético MG, que apenas empatou em casa contra o então último colocado Botafogo (1-1). Noutros jogos, destaques para as goleadas de Grêmio e Palmeiras, e mais uma derrota do São Paulo.
Iniciamos pelo novo - velho - líder. O Inter, que perdeu a final da Copa do Brasil no meio de semana, reagiu e derrotou o Náutico. D’Alessandro ainda perdeu um pênalti no primeiro tempo, numa defesa de Eduardo. Na etapa final, não houve jeito. Eduardo espalmou cobrança de falta de Andrezinho. Escanteio que o mesmo Andrezinho cobrou para Nilmar fazer 1 a 0. Minutos depois, novamente Andrezinho para Nilmar que, impedido, ampliou e fechou o placar.
No Mineirão, 48.651 pagantes assistiram o Galo tropeçar no Botafogo, que iniciou a jornada em 20º lugar. A equipe de Celso Roth começou melhor e logo marcou seu gol, quando Carlos Alberto cruzou para Éder Luís cabecear bem aos 15 minutos. Porém, pouco depois, Juninho acertou bela cobrança de falta e igualou o escore.
O Atlético jogou mal e não conseguia pressionar o Botafogo, muito bem postado na defesa. Tanto que um dos poucos lances de perigo no ataque mineiro veio aos 92 minutos: Diego Tardelli finalizou para boa defesa de Castillo.
No estádio Couto Pereira, o Coxa começou atacando o São Paulo, visando acabar com o jejum de cinco jogos sem vencer o tricolor paulista em casa. E logo abriu o placar: Marcos Aurélio fez jogada individual, passou pela marcação e fez o primeiro aos 18 minutos. O São Paulo tentou reagir, mas apenas Jorge Wagner, num chute cruzado, assustou o arqueiro Vanderlei.
O segundo tempo começou da pior forma para o maior campeão nacional. Aos 47’, o argentino Ariel se livrou da marcação de André Dias e chutou forte, 2 a 0. O mesmo André Dias acabou expulso pouco depois, acabando com as chances da equipe na partida. O Coritiba até tentou, mas não conseguiu o terceiro gol.
Além do Internacional, o Grêmio também vinha de “ressaca” do meio de semana, pela eliminação nas semifinais da Libertadores. E, assim como o rival, conseguiu uma importante vitória, 4 a 1 sobre o Atlético PR. E foi tudo muito rápido: aos 4’, Fábio Santos cruzou e Maxi Lopez fez 1-0; aos 6’, a jogada se repetiu, e Maxi fez o segundo; aos 11’, a bola sobrou com Herrera, que concluiu na saída de Vinícius, 3 a 0. O Furacão descontou com Rafael Moura aos 20 minutos.
Na etapa final, o Atlético ocupou o campo ofensivo boa parte do tempo, mas esbarrou na falta de pontaria. Assim, quem marcou foi o Grêmio: Maxi Lopez cruzou da linha de fundo, e Herrera aproveitou para fazer o 4-1. Quinto gol argentino na jornada, que colocou o Grêmio em nono.
Em Florianópolis, o Avaí foi novamente derrotado e caiu para a última posição da tabela. O algoz da vez foi o Palmeiras, que venceu por 3 a 0. O Verdão contou com dois gols do camisa 28 Obina, agora artilheiro do time no campeonato.
Ainda sob o comando do técnico interino Jorginho, o Palmeiras começou com tudo e abriu o placar aos 24 minutos, em jogada de Obina. Ele foi derrubado na área e converteu o pênalti, 1-0. Nos primeiros minutos do segundo tempo, cobrança de falta, desvio de Diego Souza e conclusão de Obina, 2-0. Cleiton Xavier marcou o terceiro, chutando da entrada da área. E a situação do Avaí fica cada vez mais preocupante.
No sábado, jogo de despedida para o meia Ibson, do Flamengo. O clube carioca não tem o dinheiro pedido pelo Porto para seguir com o atleta, o que fará com que o camisa 7 retorne à Portugal - entretanto, não será aproveitado pelo time do técnico Jesualdo Ferreira, tampouco pode ir para outro clube brasileiro, por já ter efetuado seis partidas pelo Fla neste campeonato.
O Flamengo venceu o Vitória por 2 a 1 no estádio Engenhão, com gols de Juan e Emerson. Roger descontou. Ibson ainda teve a oportunidade de deixar o seu, mas cobrou pênalti para defesa do colombiano Viáfara.
Na Vila Belmiro, o Santos sofreu, mas ganhou do Sport com um gol de Paulo Henrique, perto do final. Santo André e Barueri empataram por 1 a 1 e mantiveram suas surpreendentes boas campanhas, principalmente o visitante. Em Goiânia, o Goiás passou pelos reservas do Cruzeiro - os titulares foram poupados para a final da Libertadores, nesta quarta, contra o Estudiantes. Felipe foi o autor do gol, seu sétimo neste Brasileirão. É o artilheiro isolado.
Na quarta-feira, além da primeira partida da final da Libertadores, ocorre o jogo que encerra a nona rodada do Brasileirão. Por obrigação da TV Globo, Corinthians e Fluminense se enfrentarão neste dia.
Resultados da 9ª jornada do Campeonato Brasileiro 2009
Santos - Sport, 1-0 (Paulo Henrique 89’)
Flamengo - Vitória, 2-1 (Juan 26’, Emerson 68’; Roger 62’)
Santo André - Barueri, 1-1 (Marcel 82’; Baiano 40’)
Atlético MG - Botafogo, 1-1 (Éder Luís 15’; Juninho 22’)
Goiás - Cruzeiro, 1-0 (Felipe 19’)
Coritiba - São Paulo, 2-0 (Marcos Aurélio 18’, Ariel 47’)
Grêmio - Atlético PR, 4-1 (Maxi Lopez 4’, 6’, Herrera 11’, 85’; Rafael Moura 21’)
Avaí - Palmeiras, 0-3 (Obina 25’, 54’, Cleiton Xavier 75’)
Náutico - Internacional, 0-2 (Nilmar 71’, 78’)
Corinthians vs. Fluminense (quarta-feira)
Classificação
Vídeos
Náutico 0-2 Internacional
Atlético MG 1-1 Botafogo
Coritiba 2-0 São Paulo
Grêmio 4-1 Atlético PR
Avaí 0-3 Palmeiras
Flamengo 2-1 Vitória
Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra]
Página Inicial
terça-feira, 7 de julho de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas