O Cruzeiro venceu o Grêmio por 3 a 1, na primeira partida das semifinais da Taça Libertadores, disputada no estádio Mineirão (51.262 pagantes). O resultado dá muito boa vantagem aos mineiros para a partida de volta, na próxima quinta-feira. O Cruzeiro poderá perder por um gol de diferença, enquanto o Grêmio se classifica se triunfar por 2 a 0, no mínimo.
A partida foi cheia de lances ríspidos e boas jogadas, e no final ainda houve confusão após os 90 minutos. O gremista Maxi Lopez teria chamado Elicarlos de macaco, e acabou sendo chamado pela polícia para depoimento, por racismo. Mas começamos pelo resumo da partida em si.
Aos cinco minutos, Maxi passou pela marcação e cruzou, mas Alex Mineiro furou na tentativa de finalizar. Três minutos depois, resposta da Raposa: Wellington Paulista rolou para Jonathan chutar em cima do arqueiro Marcelo Grohe - substituindo o titular Victor, que está na Copa das Confederações. Aos 21’, a grande chance gremista no primeiro tempo. Maxi Lopez roubou a bola de Thiago Heleno e saiu na cara do goleiro Fábio, mas chutou na trave. A resposta novamente não demorou a vir. Jonathan teve duas chances aos 29’, mas viu sua cabeçada ser interceptada por Grohe em cima da linha. Aos 37’, não teve jeito: Kléber cruzou e Wellington Paulista abriu o placar em cabeçada certeira.
O segundo tempo começou da melhor forma possível para o Cruzeiro de Adilson Batista. Wagner recebeu da entrada da área, chutou e viu sua conclusão ser desviada por Tcheco, 2 a 0 aos 46 minutos. O Cruzeiro assumiu o controle do jogo e marcou o terceiro aos 66’. Marquinhos Paraná cruzou e Fabinho, livre, mandou para as redes.
O Grêmio acabou “ajudado” por um momento incomum. O árbitro chileno Henrique Osses se lesionou e foi substituído por Jorge Osorio, paralisando o jogo por pelo menos cinco minutos. Este tempo esfriou o Cruzeiro, e deu novo ânimo ao Grêmio, que achou seu gol aos 79 minutos. Souza bateu falta com categoria, 3 a 1. Mas não houve tempo para mais.
Após a partida, Elicarlos acusou Maxi Lopez de racismo. A polícia foi atrás do argentino dentro do ônibus da delegação gremista, o que acarretou em uma decisão inusitada: todos os jogadores do Grêmio foram para a delegacia do estádio. Ainda houve tempo para o técnico Paulo Autuori receber voz de prisão por discutir com uma delegada, mas acabou liberado posteriormente. Está criado o clima para o jogo de volta, na próxima semana.
Na quinta-feira, o Estudiantes manteve a campanha sem derrotas em sua casa ao bater o Nacional por 1 a 0, no outro duelo semifinal. A equipe de La Plata começou pressionando e obrigou o goleiro Muñoz a belas defesas aos sete minutos, em tentativas de Fernandez e Boselli.
Contudo, o gol não tardou. Aos 14’, Verón fez ótimo lançamento para Galvan cabecear com categoria, sem marcação: 1 a 0. O Nacional melhorou em campo, mas apenas na etapa final conseguiu incomodar o goleiro Andujar. Aos 48’, García cabeceou para fora; e aos 53’, Biscayzacú finalizou para nova intervenção do arqueiro argentino. Depois, porém, a partida teve poucos lances de emoção, encerrando-se com o placar de 1 a 0 mesmo.
As partidas de volta ocorrem já na próxima semana. Quarta, o Nacional recebe o Estudiantes sem poder empatar. No dia seguinte, o Cruzeiro tenta administrar sua vantagem contra o Grêmio.
Recopa Sul-Americana
Também nesta quinta, aconteceu o primeiro confronto da decisão da Recopa Sul-Americana, o duelo entre o campeão da Libertadores e o da Copa Sul-Americana. No estádio Beira-Rio, o Internacional chegou ao sexto jogo sem vitórias ao ser derrotado pelos equatorianos da LDU por 1 a 0. O argentino Bieler foi o autor do gol. A segunda partida será em Quito.
Perdoem-me, mas este é o máximo de atenção que esta competição merece. Totalmente fora de hora, em meio às semifinais da Libertadores, há de se congratular a CONMEBOL por tamanha competência ao dirigir seus torneios.
Vídeos
Cruzeiro 3-1 Grêmio
Estudiantes 1-0 Nacional
[Recopa] Internacional 0-1 LDU
Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra]
Página Inicial
sexta-feira, 26 de junho de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas