sexta-feira, 10 de abril de 2009

Taça Libertadores: Palmeiras ganha sobrevida; Cruzeiro se perde na Argentina e São Paulo e Grêmio em vantagem.

O Palmeiras conseguiu o resultado mais expressivo de todos os brasileiros nesta semana pela Taça Libertadores. Venceu o Sport, em pleno estádio da Ilha do Retiro, por 0-2, e ganhou uma sobrevida no grupo 1 da competição (ainda assim, está em último lugar, com três pontos). De quebra, acabou com a invencibilidade do Sport em sua casa, que durava sete meses.

Noutros jogos, o São Paulo, classificado, praticamente assegurou o primeiro lugar da chave 4, vencendo o Defensor por 2-1. No grupo 7, o Grêmio, sem técnico, fez 3-0 no Aurora, tendo agora quatro pontos a mais do que o terceiro colocado.

Por sua vez, o Cruzeiro, quase literalmente, se perdeu em Buenos Aires. Teve problemas de trânsito para chegar ao estádio para o jogo contra o Estudiantes, o que atrasou o duelo em trinta minutos. Em campo, a coisa foi ainda pior: 4-0 para os argentinos. O Cruzeiro lidera o grupo 5 com 10 pontos, um a mais que os hermanos.

Na Ilha do Retiro, o Sport sofreu a primeira derrota do ano. Em um jogo nervoso, a primeira boa chance foi dos mandantes, num chute de Igor para defesa de Marcos. Até que, aos 23’, Diego Souza desviou cruzamento para Maurício Ramos, que concluiu para o gol. Keirrison ainda desviou e anotou o primeiro gol da partida, Palmeiras 1 a 0. O Sport pouco ameaçava, a não ser em tentativas de longe, sempre defendidas seguramente pelo veterano Marcos.

Vitória importante do Palmeiras em Recife

O ritmo do jogo seguiu assim até os 72 minutos, quando houve o golpe derradeiro. Diego Souza, ex-Benfica, arrancou do meio-campo, não foi parado por ninguém e deu um leve toque, por cima do arqueiro Magrão, para definir o escore. A maior parte do público, de 19.386 pessoas, saiu calada do estádio.

No Morumbi, o São Paulo sofreu mais do que o esperado contra um Defensor que poupava jogadores para um jogo do campeonato uruguaio no final de semana. Em um jogo morno, poucos lances relevantes até o gol... Dos uruguaios. Diego de Souza levantou na área, Rogério Ceni se atrapalhou e botou para o próprio gol, 0-1.

Jogo foi sofrido para o São Paulo
O São Paulo melhorou na etapa final, mas o goleiro Silva e a trave negaram o gol de empate a Rogério Ceni e André Dias. Mas aos 71 minutos, Borges apareceu livre - em fora de jogo, contudo - na frente do goleiro e fuzilou, 1 a 1. Minutos depois, o mesmo Borges - artilheiro da Libertadores com cinco gols - aproveitou-se de erro do zagueiro para virar o placar, para festa dos 47.205 pagantes no Morumbi.

No estádio Olímpico, o Grêmio venceu facilmente o Aurora, pela chave 7. O time, que demitira o treinador Celso Roth no último fim de semana, ainda segue buscando o substituto (pode ser Paulo Autuori, que treinou o Benfica em 1997, e que está no futebol árabe). Enquanto isso, a equipe é treinada pelo interino Marcelo Rospide.

Grêmio - festa com Maxi (16)

Aos 32’, Rafael Marques abriu o placar de cabeça. Na etapa final, jogada argentina para o segundo gol: Herrera para Maxi Lopez, ex-Barcelona, ampliar. Ainda deu tempo de Réver finalizar o placar num bonito gol. Tranquilidade para os 30.238 presentes.

Por fim, o Cruzeiro. Que chegou atrasado ao estádio Ciudad de La Plata, e assim que iniciou o jogo, levou o primeiro gol. Aos cinco minutos, Fernandez achou Verón livre na área, 1 a 0. Meia hora depois, Marquinhos Paraná foi desarmado, a bola sobrou com Boselli, que invadiu a área e deu a assistência para o gol de Fernandez.

Time de Verón arrasou Cruzeiro
Na etapa final, Verón voltou a ser decisivo. Ele cruzou a bola para Prette marcar o 3-0, com a defesa cruzeirense parada, pedindo impedimento. Já sob gritos de olé, o quarto gol foi marcado novamente por Prette, sem nenhuma dificuldade em passar os defensores rivais.

A classificação do Cruzeiro tem tudo para ser definida na rodada final, contra o Deportivo Quito, no estádio Mineirão: basta um empate. Mas a vaga pode vir antes mesmo, caso o Quito não vença o Sucre, no outro jogo da jornada.

Noutros jogos, destaque para o Boca Juniors, que segue com 100% de aproveitamento: venceu o paraguaio Guaraní por 3-1. No grupo 8, praticamente tudo definido: vagas para Libertad e Universitário.


Resultados da Taça Libertadores da América
Grupo 1
Sport - Palmeiras, 0-2 (Keirrison 23’, Diego Souza 72’)
LDU - Colo-Colo, 1-1 (Campos 48’; Bieler [p.b.] 90’)
Classificação: Colo-Colo 7; Sport 6; LDU 4; Palmeiras 3.

Grupo 2
Boca Juniors - Guaraní, 3-1 (Palermo 33’, Palacio 36’, Riquelme 86’; Rivarola 43’)
Classificação: Boca Jrs. 12; Cuenca, Táchira 6; Guarani 0.

Grupo 3
Nacional [PAR] - San Martín, 1-1 (Escobar 66’; Arzuaga 42’0
River Plate - Nacional [URU], 0-0
Classificação: Nacional [URU] 10; San Martín 7; River 4; Nacional [PAR] 1.

Grupo 4
São Paulo - Defensor, 2-1 (Borges 71’, 75’; Diego de Souza 38’)
Classificação: São Paulo 10; I. Medellín, Defensor 4; América de Cáli 2.

Grupo 5
Estudiantes - Cruzeiro, 4-0 (Verón 6’, Fernandez 33’, Prette 73’, 77’)
Classificação: Cruzeiro 10’; Estudiantes 9; Dep. Quito 5’; U. Sucre 1.

Grupo 7
Grêmio - Aurora, 3-0 (Rafael Marques 32’, Maxi Lopez 64’; Réver 82’)
Univ. de Chile - Boyacá Chicó, 3-0 (Hernandez 21’, Olivera 48’, Cuevas 90’)
Classificação: Grêmio 10; U. de Chile 7; B. Chicó 6; Aurora 0.

Grupo 8
Universitário - Libertad, 2-1 (Calheira 28’, Alva 62’; Ximenes 13’)
San Luis - San Lorenzo, 2-0 (Palacios 44’, Reyes 67’)
Classificação: Libertad 12; Universitário 8; San Luis 5; San Lorenzo 3.


Vídeos

Grêmio 3-0 Aurora


Sport 0-2 Palmeiras


Estudiantes 4-0 Cruzeiro


São Paulo 2-1 Defensor


Add to Technorati Favorites

Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra]

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas