segunda-feira, 30 de março de 2009

Portugal e a história da lebre e da tartaruga

Ronaldo e Pepe no Dragão com a Suécia

A Maratona de Carlos Queiroz está cada vez mais longe de êxito. O primeiro lugar do grupo é um oàsis sem vista, e mesmo para chegar ao segundo lugar vamos ter que apelar a todas as santinhas e mezinhas.

Carlos Queiroz gosta de apelidar de Maratona esta nossa corrida de qualificação ao Mundial de 2010 na Àfrica do Sul, eu recordo a fábula infantil da Lebre e da Tartaruga que deverá servir de lição, se é que ainda temos hipóteses...

Uma lebre estava sempre a fazer troça da tartaruga porque ela andava muito devagar.

- Na verdade, não percebo porque te incomodas a ir a qualquer sítio - dizia a lebre com ar de escárnio - porque quando chegas seja onde for, já tudo acabou.

E a tartaruga respondia:

- Talvez eu seja lenta, mas aposto que chego ao fim deste campo primeiro do que tu. Se quiseres fazer uma corrida comigo, posso provar-te que é assim.

Vendo a vitória fácil, a lebre concordou e desatou a correr o mais depressa que podia, enquanto a tartaruga se arrastava.

Isto aconteceu a meio de um dia muito quente, e daí a pouco a lebre começou a sentir um pouco de sono.

«Parece-me que vou dormir uma soneca debaixo daqueles arbustos - disse ela para consigo. - E mesmo que a tartaruga passe, apanho-a enquanto o diabo esfrega um olho.»

A lebre deitou-se e daí a pouco estava ferrada no sono.

E a tartaruga lá se ia arrastando debaixo do sol escaldante.

Daí a muito tempo, a lebre acordou. Era mais tarde do que pensava, mas olhou em volta, confiante.

«Não consigo ver nem rasto da tartaruga.»

E lá seguiu por entre as ervas e o trigo, galgando valados e moitas com a maior facilidade.

Em poucos minutos dobrou o canto do campo e parou um momento para ver o sítio onde estava marcado o fim da corrida. E, a menos de uns metros da meta, lá estava a tartaruga, caminhando sempre em frente, passo a passo, cada vez mais perto do final da corrida.

Com um enorme salto, a lebre lançou-se a galope. Mas já era tarde. Porque, embora se atirasse de um salto sobre a meta, a tartaruga tinha chegado primeiro do que ela.

- E agora, acreditas no que eu te disse? - perguntou a tartaruga.

Mas a lebre estava demasiado cansada para responder.

Com paciência e perseverança, tudo se alcança.

Pepe tentava frente a Suécia

Agora mais a sério, tem sido uma constante neste apuramento a história voltou a repetir-se. Portugal ataca, ataca, ataca... mas não marca. Desta vez a exibição até foi boa, mas faltaram os golos. E a verdade é que o empate (0-0) com a Suécia deixa as contas do apuramento muito, mas mesmo muito difíceis, já que a Dinamarca e a Hungria somam 10 pontos... mais quatro que Portugal. Queiroz inovou. Sem Deco no onze, o seleccionador apostou numa táctica sem ponta-de-lança, onde Simão, Cristiano Ronaldo e Danny funcionavam como um tridente atacante móvel que tinha o apoio de Tiago nas costas.

Pepe foi trinco e Duda novamente aposta para o lado esquerdo da defesa. Após 5 ou 10 minutos em que a Suécia chegou a pegar no jogo, a Selecção Nacional, como Queiroz tinha pedido, jogou à portuguesa. Carregou, carregou... mas na hora de finalizar faltava mais qualquer coisa. Ronaldo, que tinha começado como avançado fixo, teve de fugir para outras paragens, deixando essa missão para Danny. Duda na esquerda e Bosingwa na direita (saiu lesionado antes do intervalo) actuavam quase como extremos e Raul Meireles pegava na batuta a meio-campo, perante uns suecos que começavam a recuar no campo. Um cruzamento/remate de Duda ao poste fez levantar as bancadas. E quase em cima do intervalo, após um grande lance, Simão atirou ao lado.Ointervalo chegava com uma boa exibição... mas faltavam os golos, apesar dos 11 remates à baliza.

Cristiano Ronaldo aqui......

A saída de Bosingwa obrigou a reajustes na defesa, com Ricardo Carvalho a descaír para o lado direito e Rolando a entrar para fazer dupla com Bruno Alves. O jogo prosseguiu tal como tinha acabado, ou seja, com Portugal a carregar mas sem conseguir facturar - a perdida de Danny aos 54' foi incrível! Queiroz tirou Tiago, que até estava a ser dos melhores, e lançou o mágico Deco. E depois a cartada final, com Hugo Almeida no lugar de Danny. Eram precisos golos e eles não apareciam. As bolas ora batiam nas duas torres suecas (Majstorovic e Meelberg), ora Isaksson era chamado a intervir. Nos últimos 20 minutos, Deco esteve perto de marcar por duas vezes... mas a sorte não queria mesmo nada com Portugal... como se provou perto fim, com um cabeceamento de Ronaldo por cima. Agora, é preciso quase um milagre para Portugal marcar presença no Mundial da África do Sul. Por sinal, jogamos já esta 4ª feira, nem sei para que, na Suiça, frente a esta mesma Àfrica do Sul num particular.

Resultados do Grupo 1 de qualificação para o Mundial 2010 (5ª jornada)

Malta - Dinamarca, 0-3 (Larsen 12', 23', Nordstrand 89')
Albânia - Hungria, 0-1 (Torghelle 38')
Portugal - Suécia, 0-0

Qualificação do Grupo 1 de qualificação para o Mundial 2010

1.º Dinamarca 10 pontos, 4 jogos
2.º Hungria 10 pontos, 5 jogos
3.º Portugal 6 pontos, 5 jogos
4.º Suécia 6 pontos, 4 jogos
5.º Albânia 6 pontos, 5 jogos
6.º Malta 1 ponto, 6 jogos

Vídeo

Portugal 0-0 Suécia


Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas