segunda-feira, 30 de março de 2009

CONMEBOL - Fase de qualificação: Equador parou em Júlio César; Argentina passeou.

A Seleção Brasileira voltou a dar mais um espetáculo de mau futebol neste domingo, em Quito, pela 11ª jornada das eliminatórias sul-americanas para o Mundial do próximo ano. O time de Dunga foi dominado pelo Equador, que finalizou 39 bolas ao gol, mas acabou saindo com um ponto da altitude.

E quase que foram três pontos. O goleiro Júlio César, da Internazionale, operou milagres praticamente toda a partida, viu Júlio Baptista abrir o escore, mas não conseguiu impedir o gol de igualdade por Noboa, aos 88 minutos. O Brasil está em quarto lugar, com 18 pontos - cinco a menos do que o líder Paraguai.

O Paraguai, por sinal, acabou derrotado na rodada, levando 2 a 0 na visita ao Uruguai. A Argentina “se aproximou” e está “apenas” quatro pontos atrás, depois de golear a Venezuela.
Júlio César teve trabalho

Começamos pelo jogo nos mais de 2600m de altitude em Quito. Em poucos minutos de jogo, o Equador já exigira pelo menos três boas intervenções de Júlio César: duas no mesmo lance, após uma falta cobrada por Mendez. Pouco depois, Valencia acertou a trave, enquanto Caicedo e Benitez revezavam em conclusões erradas.

A Seleção errava passes em demasia, pouco mantinha a bola sob controle e contava com a grande jornada do seu goleiro para segurar o empate sem gols. Tanto que a primeira boa jogada dos visitantes ocorreu apenas depois de 60 minutos de partida, quando Luís Fabiano teve seu chute defendido pelo veterano Cevallos.

Ronaldinho Gaúcho, em atuação apagada, foi substituído por Júlio Baptista na metade do segundo tempo. E logo em sua primeira aparição, o atleta da Roma foi decisivo: da entrada da área, finalizou cruzado na trave. A bola bateu nas costas de Cevallos e entrou, 1 a 0 aos 71 minutos.

Era o necessário para o Brasil recuar ainda mais. A Seleção acumulava faltas próximas à área, mas o Equador não mostrava capacidade para aproveitá-las. Até que, aos 88 minutos, Mendez fez boa jogada, Júlio César ainda defendeu a primeira tentativa, mas na volta não houve jeito: Noboa empatou, aproveitando o fato de Daniel Alves ter ficado parado, observando o lance.

Para o próximo jogo, contra o Peru, na quarta-feira, em Porto Alegre, a Seleção já tem um desfalque certo: o lateral Maicon se lesionou ainda no primeiro tempo em Quito, e Daniel Alves será seu substituto. Kaká é dúvida, após ter sido poupado até da viagem ao Equador.

Noutros jogos, destacamos a primeira partida oficial de Diego Maradona no comando da Argentina, em Buenos Aires. Os “hermanos” passaram por cima da Venezuela: 4 a 0 ao natural. Antes e depois do jogo, a torcida argentina ovacionou o treinador, que recentemente discutiu com Juan Román Riquelme. O camisa 10 do Boca Juniors avisou que não jogará mais pela seleção nacional. Na quarta-feira, os argentinos visitam a altitude da Bolívia.

Festa de Forlán

Em Montevidéu, o Uruguai não tomou conhecimento do Paraguai e fez 2 a 0. Sempre melhor em campo, os celestes contaram com os gols de Forlán (artilheiro das eliminatórias) e Lugano para saltar ao quinto lugar, hoje garantindo vaga para uma repescagem contra uma seleção da CONCACAF.

O colombiano Wason Rentería, do Sporting Braga, deixou sua marca na jornada ao marcar o segundo gol de sua equipe contra a Bolívia, na vitória por 2-0. Contudo, o golaço da noite foi o primeiro: Macnelly Torres driblou de forma espetacular o rival boliviano, para concluir com categoria aos 26 minutos.

Por fim, o Chile passou sem maiores sustos pelo Peru, em Lima, 3 a 1. O resultado manteve a equipe de Marcelo “El Loco” Bielsa entre os quatro classificados diretamente ao Mundial. Na próxima rodada, os chilenos travam um jogo que promete ser muito interessante, contra o Uruguai, em Santiago.

A próxima rodada começa já na terça-feira, com Venezuela vs. Colômbia. Na quarta-feira, teremos Bolívia vs. Argentina, Equador vs. Paraguai, Chile vs. Uruguai e Brasil vs. Peru.


Resultados da 11ª jornada das eliminatórias sul-americanas ao Mundial 2010
Uruguai - Paraguai, 2-0 (Forlán 27’, Lugano 57’)
Argentina - Venezuela, 4-0 (Messi 24’, Tevez 47’, Maxi Rodriguez 51’, Agüero 72’)
Colômbia - Bolívia, 2-0 (Torres 26’, Rentería 87’)
Equador - Brasil, 1-1 (Noboa 88’; Júlio Baptista 71’)
Peru - Chile, 1-3 (Faño 33’; Sanchez 2’, Suazo 31’, Fernandez 69’)

Classificação


Vídeos

Uruguai 2-0 Paraguai


Argentina 4-0 Venezuela


Equador 1-1 Brasil


Colômbia 2-0 Bolívia


Peru 1-3 Chile


Add to Technorati Favorites

Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra]

Página Inicial

3 comentários:

  1. Realmente o Júlio César não só safou o Brasil, como provou que é um dos melhores guarda-redes do mundo nestes momento.

    ResponderEliminar
  2. O Brasil jogou tao mal, que até meteu dó. Aquela 1ª parte o Equador se tivesse a ganhar por 3 ou 4 não era escândalo.

    Parece que existe ali jogadores a mais, tipo Ronaldinho.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Esqueci-me de mencionar o excelente jogo entre o Uruguai e Paraguai. Cada vez mais noto o estilo europeu no estilo de jogo dessas equipas. Futebol rapido e aguerrido.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas