segunda-feira, 23 de março de 2009

Benfica vence Sporting e conquista Taça da Liga 2008/2009 com muita polémica

Benfica leva a Taça da Liga 2008/2009

Costuma-se dizer: "o que nasce torto, tarde ou nunca se endireita!" e foi assim a trajectória da Taça da Liga 2008/2009, marcada pela enorme pólemica. Alheio a esses problemas, esteve o Benfica que no estádio do Algarve levantou o troféu pela primeira vez na sua história ao bater o Sporting na marcação de grandes penalidades.

Verdade seja dita, os encarnados foram beneficiados numa decisão completamente inventada pelo árbitro Lucílio Baptista, a 15 minutos do fim, quando castigou Pedro Silva, por mão na bola (que não existe) assinalando penálti que daria o empate a uma bola. No final dos 90 minutos e sem influências externas, o jogo resolveu-se na lotaria das grandes penalidades, e ai, o guarda-redes benfiquista Quim foi herói ao defender 3 remates dos leões.

Quim levantado em ombros

No lotado estádio do Algarve, Benfica e Sporting protagonizaram um dérbi a sério - com muita emoção dentro e fora do relvado, juntando-se uma dose de indisciplina e excessiva dureza. O àrbitro acabou por ser o elo mais fraco, o que é sempre negativo quando para mais, este encontro era de caracter decisivo. Os primeiros 25 minutos foram muito bem disputados. Jogo aberto e com a bola sempre em movimento pelos dois meio-campos. Logo aos quatro minutos, Nuno Gomes muito bem solicitado por Pablo Aimar em jogada de contra-ataque, surge isolado diante de Tiago, mas o guardião sportinguista fez uma mancha irrepreensível. Fracasso de Nuno Gomes e óbvio mérito de Tiago. O equilíbrio manteve-se durante toda a primeira parte, cm Rui Amorim a marcar individualmente João Moutinho, numa estratégia que visou diminuir a grande influência do capitão sportinguista. Uma decisão estratégica de Quique Flores que apenas resulstou em termos defensivos.

Quique Flores feliz da vida

Na segunda parte, os leões surgiram mais rápidos e acutilantes e inauguraram o marcador aos 48 minutos. Toque de calcanhar de Vukcevic a desmarcar e isolar Liedson, com o levezinho a rematar ao poste e Pereirinha a carimbar o golo numa oportuna recarga. O Sporting festejou e controlou o jogo até ao fatal minuto 73. Foi o mesmo momento em que Lucílio Baptista teve uma crise ocular e marcou indelevelmente o decorrer do jogo. O lateral direiro brasileiro Pedro Silva, muito nervoso, ou pior, completamente passado dos carretes, deu uma peitada no àrbitro quando este lhe mostrava o segundo cartão amarelo e respectivo vermelho.

O jogo perdeu interesse e espectacularidade com muita picardia à mistura. O duelo foi para desempate nas grandes penalidades e nesse momento Quim guardou o templo benfiquista ao defender e muito bem três remates de Rochemback, Derlei e Postiga.
O Benfica pode não ter salvado a época, mas pelo menos conquistou um troféu, mérito desportivo que já não sucedia há 3 anos. Quanto a Paulo Bento desperdiçou a segunda oportunidade de vencer uma final da Taça da Liga. Perdido há um ano neste mesmo estádio para o Vitória de Setúbal, também nas grandes penalidades, o troféu promete tornar-se maldito para os “leões.

Nota muito deselegante, para Pedro Silva, no decorrer da entrega das medalhas, com este a atirar (que nem lançador olímpico do disco) a sua medalha do pódio. Outro dado triste para os adeptos de futebol e do Benfica é que Suazo terminou por esta época. Sofreu uma lesão meniscal no joelho esquerdo e vai se operado, estando de parte jogar mais esta temporada.

Parabéns à organização (Carlberg), que tal como no ano passado, soube promover a final dignamente, captando apenas os intervinientes.

Fotos da festa do Benfica na final da Taça da Liga 2008/2009

Quim foi herói no Algarve

Cardozo oferece Taça à àguia Vitória

Champanhe para Luisão

Rui Costa e Nuno Gomes comemoravam

explosão encarnada

Nuno Gomes com a Taça

Festa do Benfica

Vídeos

Benfica 1-1 (3-2 gp) Sporting
Pereirinha
Reyes


Pedro Silva dá peitada em Lucilio Baptista


Pedro Silva atira a medalha ao chão


Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

5 comentários:

  1. Ainda no rescaldo da FINAL DA TAÇA DA LIGA,gostaria de deixar a seguinte observação: o que é que foi determinante para o resultado final?O penálty "fantasma" ou a incompetência dos jogadores do sporting em dar a volta ao resultado nos 15 minutos seguintes mais as falhas na marcação das grandes penalidades?

    ResponderEliminar
  2. o choradinho do sporting já mete dó. No jogo em Vila do Conde com o Rio Ave o Vukcevic marca um golo fora de jogo a 2 metros e nao se falou nisso. Falharam 3 pemaltis, levaram 12 golos do Bayern e agora desviam atenções.

    E já agora, qual é o clube que todos os fins-de-semana fala em àrbitros, clube não PAULO BENTO!

    ResponderEliminar
  3. O Pedro Silva atirou com a medalha porque já tinha uma igual do ano passado.ehehehehe

    ResponderEliminar
  4. Vamos homenagear o heroi de todos os benfiquistas!!!

    http://www.peticao.com.pt/homenagem-a-lucilio-baptista

    ResponderEliminar
  5. Ora aqui vai a minha opinião sobre toda esta polémica.

    Foi Penalty? Sem dúvida que não...

    MAS...o comentador da SIC disse duas, DUAS!! vezes seguidas que era penalty SEM DÚVIDA alguma, e depois viu a repetição e..."Não é penalty! Isto é um escândalo!".

    Mas reparem no seguinte:

    - O golo do Sporting é antecedido por uma falta sobre o Maxi Pereira.
    - O Moutinho devia ter sido expulso depois de uma entrada por trás sobre o Reyes.
    - O Derlei passou o jogo todo a distribuir fruta e a baixar-se nos lances aereos (fazendo com que o adversario caisse desamparado) e depois a atirar-se para o chão a fazer fita. Num destes lances até se levantou todo raivoso para agredir o Miguel Vitor e nem amarelo levou.
    - O Polga antes do lance do Penalty devia ter levado o 2º amarelo e sido expulso.
    - O Pedro Silva devia ter levado o 2º amarelo também depois daquela falta sobre o David Luiz á entrada da área (pelo lado esquerdo) que deixa a dúvida se foi penalty ou não...
    - Quanto vezes é que o Paulo Bento pressionou os árbitros antes dos jogos este ano? Tantas...Quantas vezes ouviram o Quique falar de árbitros? Zero..
    - E alguem se lembra do gol do Vukcevik 3 metros fora de jogo que permitiu ao Sporting seguir em frente na taça da liga?

    HAJA COERÊNCIA!

    E para finalizar, e o penalty fantasma do Yebda sobre o Lisandro que nos tirou do primeiro lugar? O arbitro estava a cerca de 1m de distancia.

    O Sporting está tão interessado na verdade desportiva agora e a classificarem o futebol como estando podre esquecendo os 20 anos de corrupção e resultados feitos, e no entanto o presidente do Sporting senta-se ao lado do Pinto da Costa na tribuna VIP em todos os jogos entre eles em vez de lutar contra eles ao lado do Benfica. Há quanto tempo o Benfica anda a alertar para a corrupção no futebol portugues? O Sporting ouve-se? Agora provem do vosso veneno paciência.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas