sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Taça Libertadores - Gols no fim salvam River, Nacional e Lanús.

O Desportugal começa nesta semana a cobertura da principal competição entre clubes das Américas: a Taça Libertadores, que completa 50 edições em 2009. Aqui no blog destacaremos com maior ênfase à participação dos brasileiros São Paulo, Grêmio, Cruzeiro, Palmeiras e Sport. Mas nenhum deles entrou em campo nesta semana. Semana, aliás, que teve três jogos onde a emoção perdurou até os descontos. River Plate, Nacional (URU) e Lanús (ARG) marcaram nos minutos derradeiros e evitaram um mau início de competição.

Grupo 1

Grupo dos brasileiros Palmeiras (que eliminou os bolivianos do Potosí na fase preliminar, vencendo por 5-1 e 2-0) e Sport (campeão da Copa do Brasil), além de Colo-Colo (Chile) e a atual campeã - e vice mundial - LDU (Equador).

Grupo 2

Foi neste grupo em que ocorreu o primeiro jogo da 50º Libertadores. O Guaraní (Paraguai) recebeu o Táchira (Venezuela), e perdeu por 1-2. Os paraguaios começaram melhor e abriram o placar com Chavez, mas logo o empate veio por intermédio de Chacon. Na etapa final, uma das poucas emoções veio aos 80 minutos: Perez marcou e determinou a vitória do time do país de Hugo Chavez.

Na próxima semana, se enfrentam o temível Boca Juniors e Deportivo Cuenca, do Equador.

Grupo 3


Festa do River Plate


O River Plate, pior equipe do campeonato Clausura de 2008, estreou com um apertado triunfo nesta chave que conta com dois times chamados Nacional: um paraguaio, outro uruguaio. Há ainda o peruano San Martín.



Adeptos do Nacional, do Uruguai


No estádio Monumental de Nuñez, o River venceu o Nacional paraguaio por 1 a 0, e com um gol em claro impedimento aos 92 minutos. Buonanotte aproveitou rebote do goleiro e, mesmo em fora-de-jogo, concluiu para a vitória argentina.

Mais cedo, o Nacional uruguaio recebeu o San Martín, e também ganhou nos descontos. O 2-1 salvador veio por intermédio de Lodeiro, de cabeça, aos 91 minutos. Antes, Dominguez abrira o placar de falta para os mandantes, e Arzuaga empatara num belo chute de primeira.

Grupo 4

O grupo que conta com o campeão brasileiro São Paulo (estreia na semana que vem, recebendo os colombianos do Independiente Medellín), o Defensor venceu o América, de Cáli, em Montevidéu. Numa partida sem grandes lances, o único gol veio aos 37 minutos. Gaglianone cabeceou firme após falta e definiu o placar.

Grupo 5

Chave com o terceiro colocado do Brasileirão Cruzeiro. Os mineiros recebem o Estudiantes (Argentina) no dia 19.

Nesta semana, empate sem graça entre os outros dois integrantes do grupo. Na Bolívia, Universitário Sucre e Deportivo Quito ficaram no 1 a 1.

Grupo 6


Lanús (branco) empatou no fim

Um empate emocionante do Lanús marcou o início deste grupo. Os argentinos conseguiram a igualdade no segundo minuto de acréscimos, num gol de Sand. O Chivas (México) abrira o placar na etapa inicial, com Ávila, e contava com uma atuação inspirada do seu goleiro Michel para tentar confirmar a vitória. Não foi possível. No dia 17, se enfrentam Everton (Chile) e Caracas (Venezuela).

Grupo 7



Boyacá (verde) goleou

Mais um brasileiro aqui. É o vice-campeão nacional Grêmio, que joga somente no dia 25, em casa, contra o Universidad de Chile. Antes, tivemos o primeiro confronto da chave na cidade boliviana de Cochabamba, onde o Aurora recebeu os colombianos do Boyacá Chicó e perdeu por 0-3. Tapia fez dois belos gols de fora da área, e Mahecha fechou o escore.

Grupo 8

Também os dois jogos iniciais do grupo disputados nesta semana. Primeiro a entrar em campo, o San Lorenzo arrasou o San Luís (México), vencendo por 4-1. Contando com falhas do arqueiro Martinez, Silvera marcou dois gols em menos de 20 minutos. Bergessio e Abrego (“auto-golo”) ampliaram, e Alexanderson diminuiu.

Posteriormente, o Libertad (Paraguai), semifinalista em 2006, ganhou do Universitário (Peru), por 2-1. Fernandez e Roman marcaram para os mandantes, e o veterano Solano, ex-Newcastle, descontou.

Vídeos

Defensor (URU) 1-0 América (COL)


Lanús (ARG) 1-1 Chivas (MEX)


Aurora (BOL) 0-3 B. Chicó (COL)


San Lorenzo (ARG) 4-1 San Luís (MEX)


Nacional (URU) 2-1 San Martín (PER)


River Plate (ARG) 1-0 Nacional (PAR)



Add to Technorati Favorites



Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) [fotos: Terra, Futbolizados]

Página Inicial

1 comentário:

  1. Caros Amigos

    Com o crescimento, que temos tido nos últimos meses no Sporting PlanetaPortugal torna-se necessário fazer um reforço significativo da nossa equipa de Moderadores.

    Assim abrimos a partir de hoje um concurso para Moderadores para o Sporting PlanetaPortugal.

    Requisitos:

    * Ser Sportinguista
    * Bom senso
    * Saber se expressar de forma clara e objectiva
    * Disponibilidade regular

    Preferência:

    * Mais que 16 anos
    * Mais de 3 meses de fórum e uma boa conduta

    Responsabilidade:

    * Moderação do Fórum
    * Participação nos conteúdos do Portal

    Vamos adicionar à equipa 5 Moderadores.

    Para se candidatar a Moderador do Sporting PlanetaPortugal deverá registar-se e enviar uma mensagem para o Moderador dizendo a sua idade e disponibilidade.

    Mais uma vez agradecemos o apoio que todos os nossos Companheiros de tantos Blogues do Sporting nos têm dado.

    Façam parte deste nosso projecto.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas