segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Rafael Nadal vence Open da Austrália em final épica contra Federer

Nadal e Federer na entrega de premios no Open da Austrlia

Que semana fantástica de Ténis, aquela proporcionada via TV pela Eurosport durante o Open da Austrália 2009. Os melhores tenistas da actualidade enfrentaram-se em grandes jogos, e alguns ficarão para história como a final entre Nadal e Federer em que o espanhol se impôs em cinco sets: 7-5, 3-6, 7-6 (7/3), 3-6 e 6-2 em 4 horas e 22 minutos, e a meia-final, também com Nadal como protaganista frente ao seu compatriota Fernando Verdasco numa maratona de 5 horas e 14 minutos.

Posso aqui confidenciar, acreditem ou não, que quando o vi jogar pela primeira vez Nadal, isto já há alguns anos, deixei-lhe uma mensagem no seu blogue (na altura nem site tinha) a dizer que seria o melhor jogador do mundo em breve. Passou mais aos menos 4 anos e já é número 1 no ranking e com apenas 22 anos tem já no seu currículo seis títulos num Grand Slam e 32º troféus no total. Claro que Federer ainda é o Rei actual, o suíço adiou assim o sonho de igualar o recorde de Pete Sampras de 14 títulos no Grand Slam.

Na final de Melbourne, Nadal apresentou-se consistente, rápido, agressivo e, acima de tudo, calculista nos momentos chave de uma final, apesar de ser ter deitado apenas às 5 da matina de sábado foi suficiente para bater o ainda grande ídolo mundial do ténis. Um triunfo que lhe permite cimentar o estatuto de número um mundial e lhe reforça a condição de tenista todo-o-terreno. Após os quatro títulos na terra batida de Roland Garros e um na relva de Wimbledon, conquista pela primeira vez um Grand Slam em superfície sintética. Só lhe falta o US Open e é agora o único capaz de realizar, este ano, o Grand Slam. Ou seja, vencer as quatro provas maiores da modalidade na mesma época. Algo que esteve apenas ao alcance do norte-americano Don Budge e do australiano Rod Laver, que está a comemorar 40 anos desde a segunda dessa rara proeza e foi o mestre de cerimónias na entrega de prémios na gigante Arena australiana.

Podem conferir as melhores fotos do jogo entre Nadal e Federer neste link .

Federer chora na entrega de premios

Rafael Nadal não perde com o suíco desde Novembro de 2007 e a partir daí somou cinco triunfos. Em Melbourne obteve a 13ª vitória em 19 "duelos" e, ironia do ténis, após uma final em que Federer somou mais um ponto - 174 contra 173 -, em quatro horas e 22 minutos de jogo. Agora, mais do que nunca, é também em termos de força mental que Nadal tem a seu favor um importante trunfo.

A final do Open da Austrália será também recordada pela reacção de Federer. Chamado para falar ao público na entrega de prémios, o suíço disse "Olá!" e fez uma pausa. Um espectador gritou: "Federer nós amamos-te". Foi a gota de água! Um dos maiores desportistas de todos os tempos chorou como nunca perante 15 mil pessoas. Recuou e só depois do abraço e da coroação de Nadal conseguiu soltar algumas palavras.

Podem ver neste link 6 fotos da entrega de prémios e neste outro link do jornal Kicker.

Serena conquista Open da Australia

Na vertente feminina, a americana Serena Williams não deu hipóteses à concorrência batendo na final a russa Dinara Safina: 6-0 e 6-3, em apenas 59 minutos. Aos 27 anos, obteve o 10º título numa etapa do Grand Slam, no início de uma época em que vai cumprir uma década desde a primeira grande conquista: o US Open, em 1999.
Para além do título, a final feminina colocava em jogo a liderança do ranking WTA Tour. Quer isso dizer que Serena volta a ser a número um mundial, após 57 semanas, entre Julho de 2002 e Agosto de 2003, e mais três, entre Setembro e Outubro do ano passado. Desde a retirada da belga Justine Hénin, em Maio último, mais três jogadoras estiveram no topo: as sérvias Ivanovic e Jankovic e a russa Sharapova. Por falar na musa Sharapova continua a tentar recuperar de uma grave lesão no ombro que a impede de competir há mais de 7 meses.

Vídeo

Nadal vs Federer (final do Open da Austrália 2009)











Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

2 comentários:

  1. Me identifico muito mais com Nadal, talvez pela minha origem espanhola e pelo piso q ele mais gosta de atuar. Um fenômeno q trava uma disputa acirrada com outro tenista da história, o suiço Federer.
    Conheci seu blog agora e gostei. Voltarei aqui mais vezes. Qdo puder, visite meus três blogs de esportes olímpicos. Uma paixão nova, mas que me esforço em desenvolver.
    Gdea. abraço brasileiro

    Everton Domingues
    www.beijingolimpica.blogspot.com
    www.vancouverolimpica.blogspot.com
    www.londresolmpica.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Everton Dominguez muito bem vindo. É um prazer receber alguém com tão vasto curriculo no desporto.

    Um abraço

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas