domingo, 22 de fevereiro de 2009

Liga Portuguesa: 19ª jornada - Sporting vence Benfica por 3-2 e relança candidatura ao título. FC Porto lidera agora com mais 4 pontos

Liedson ajudou Sporting a vencer Benfica

A 19ª jornada da Liga Portuguesa agitou os lugares cimeiros da tabela, com o FC Porto a garantir uma vantagem de quatro pontos sobre Benfica e Sporting que mediram forças no Estádio de Alvalade com triunfo a sorrir aos leões. No dérbi lisboeta, ou melhor, no maior clássico do futebol português o Sporting apanhou novamente o "comboio" que lhe perimite lutar com as mesmas forças que os seus rivais. Não esqueçer que para a semana temos um Porto vs Sporting e Benfica vs Leixões que poderá novamente ditar outros cenários de análise para o que (muito) resta do campeonato.

Derlei e Sidnei

Na maior assistência da época no Estádio de Alvalade, o Benfica chegava com mais três pontos do que o Sporting, o que poderia ser um factor mais a seu favor no desenrolar do jogo. A ansiedade e a maior obrigação de vencer estavam do lado dos leões, e no final de contas, talvez tenham sido fundamentais para levar de vencido o seu grande rival.

O Benfica nos minutos iniciais deu a ideia de uma equipa organizada, tal como no Dragão, apostada na pressão alta, obrigando o Sporting a fazer um jogo mais directo. Simplesmente, à medida que os minutos passaram, graças à mobilidade dos seus avançados, o Sporting começou a criar algumas dificuldades. A boa organização do Benfica, através de linhas curtas, como o tinha feito no Dragão, não resistiu ao erro individual de David Luiz, logo aos 11 minutos, de que resultou um pontapé de canto e o primeiro golo de Liedson, um grande golo, mas que deixam algumas dúvidas sobre a intencionalidade do remate.

Reyes festejava empate em Alvalade

Após o golo inaugural o Benfica teve 10 minutos de alguma desorganização, desânimo também, na proporção inversa do adversário. A partir dos 20 minutos os encarnados reencontraram-se, e até disposeram de duas boas oportunidades para marcar, por Yebda. O Sporting encolheu-se um pouco, ficou na expectativa e, de certa forma, adivinhava-se o golo do empate - o que sucedeu mesmo, igualmente graças a um erro individual de Polga que derrubou David Suazo. Em jogos desta natureza os erros individuais podem, de facto, fazer toda a diferença e Reyes confirmou o empate num remate em tudo idêntico ao que fez Lucho a Moreira no Dragão - bola no meio.

A verdade é que após o empate o Sporting viu-se na obrigação de voltar a pegar no jogo - e fê-lo. E até podia ter marcado num lance muito polémico aos 41 minutos quando Izmailov viu o seu remate ser travado pelo braço de Maxi - Benquerença podia ter assinalado outro castigo máximo. Seja como for, a primeira parte acabou com um resultado que pareceu justo.

Derlei marcava o 2-1 para o Sporting

A segunda parte teve um cariz muito diferente. O segundo golo, marcado bem cedo, empolgou os jogadores do Sporting. Ao contrário, ficou a sensação de que esse segundo golo desligou completamente a equipa do Benfica. Polga redimiu-se do seu erro logo aos 47 minutos, quando, num longo chapéu para as costas da defesa benfiquista, colocou a bola em Derlei e este marcou frente a Moreira. De novo em vantagem, o Sporting lançou-se numa ofensiva constante, com o Benfica durante largos minutos sem conseguir sair do seu meio-campo. O Sporting dispôs de oportunidades atrás de oportunidades e só por manifesta infelicidade não matou logo o jogo… o que acabou por fazer mais tarde.

Liedson fazia de cabeca o 3-1

Quique Flores fez entrar Di María e Cardozo, tentando que a bola chegasse à área pelos extremos. Mas Reyes esteve quase invisivel, cabendo ao argentino as despesas do último passe. Só que o Sporting mandava, recuperando bolas e sabendo temporizar o jogo, obrigando ao erro dos encarnados. E tantos eram que o recém entrado Pereirinha meteu a bola na barra. Isto depois de Moreira ter visto Sidnei salvar um golo a Liedson. O mesmo Pereirinha, minutos depois, fazia uma jogada individual brilhante deixando David Luiz pregado e deitando Sidnei, cruzando para Liedson que finalizava de cabeça o 3-1.

O paraguaio Óscar Cardozo viria a marcar mesmo em cima dos noventa de cabeça, a cruzamento de Maxi Pereira, mas o Benfica já não tinha tempo nem cabeça para alterar o rumo dos acontecimentos. Não havia dúvidas, o Sporting foi muito superior na segunda parte. Na organização, na velocidade de jogo, nos lances individuais - ganhou quase sempre as segundas bolas. Na situação inversa, o Benfica desorganizou-se totalmente fazendo um segundo tempo horribilis.

Em termos individuais, destaque óbvio para o abono de família sportinguista Liedson que fez o seu décimo golo ao Benfica em 12 jogos. O terrou da Luz! E a entrada e a boa jogada de Pereirinha, de que resultou o terceiro golo.

Pelo Benfica, David Luiz foi muito infeliz neste jogo, denotou falta de confiança e poderia ter sido substituído. É um óptimo jogador mas teve uma noite daquelas, estando, directa ou indirectamente, envolvido nos três golos do Sporting. O lado esquerdo defensivo do Benfica esteve muito mal e David Luiz não contou com o apoio de Reyes; do mesmo modo que Sidnei também não esteve nos seus melhores dias.

Podem ver mais uma galeria de fotos do Sporting 3-2 Benfica neste Link.

Hulk figura principal do FC Porto em Paços de Ferreira

O FC Porto venceu em Paços de Ferreira por 0-2 e reforçou a liderança com quatro pontos mais do que Benfica e Sporting. A grande figura do jogo foi mais uma vez Hulk que marcou e deu a marcar num penálti por ele sofrido.

Com um onze tipo diferente do habitual, Jesualdo Ferreira deixou Lucho e Rodriguez no banco frente aos canarinhos de Paços de Ferreira, além de não contar com Fucile lesionado. A estratégia deu resultado e Hulk marcou logo aos 16 minutos em mais um momento individual de excelência. Um disparo fortissímo do lado esquerdo do ataque portista não deu hipóteses ao guarda-redes Coelho. Era pelo flanco esquerdo que os líderes da Liga desenvolviam o seu jogo frente a um Paços de Ferreira cujo 4-3-3 dava muito espaço aos portistas.

Danielson via-se aflito para travar quem lhe aparecia pela frente e à primeira ocasião de golo, o Porto marcou. Farías poderia ter ampliado a vantagem, quando cabeçou por cima a centro de Raúl Meireles. Como não podia entrar na àrea contrária, os pacenses optavam em excluisvo por remates de longe e Rui Miguel assustou Hélton com um belo remate que saiu à barra. André Pinto e Pedrinha tentaram imitar o colega conseguindo sacudir o jogo que se desenrolava muito no meio-campo defensivo dos donos da casa. O FC Porto jogava em contra-ataque, tentando chamar o Paços de Ferreira a abrir brechas atràs. Mas tirando um par de investidas de Hulk e Lisandro nada de perigoso.

O Paços de Ferreira veio melhor do intervalo e um livre de Ferreira passou perto, mas foi sol de pouca dura, pois os portistas não permitiram veleidades junto da baliza de Hélton. Já com Rodriguez em campo, Hulk voltou a ser decisivo, sofrendo uma falta dentro de àrea - o Paços de Ferreira reclamou, mas não havia nada a fazer. O FC Porto podia então fazer a gestão para o jogo da Liga dos Campeões com o Atlético de Madrid e também evitar cartões amarelos com o jogo do Sporting. Quanto ao Paços de Ferreira ainda viu um golo anulado por aos 84 minutos por André Pinto num lance que deixa muitas dúvidas. Em resumo esta equipa pacense marca muitos golos, mas é na defesa que explica a sua posição na tabela - 34 golos sofridos em 19 jogos.

Resultados da 19ª jornada da Liga Portuguesa - Liga Sagres 2008/2009

Sporting - Benfica, 3-2 (Liedson 11' e 82' e Derlei 47'; Reyes 38' g.p. e Cardozo 90')
Paços Ferreira - FC Porto, 0-2 (Hulk 16', Bruno Alves 65' gp)
Rio Ave - Vitória Setúbal, 1-0 (Yazalde 61')
Académica - Marítimo, domingo
Estrela Amadora - Nacional, domingo
Naval - Sp. Braga, domingo
Vitória Guimarães - Trofense, domingo
Leixões - Belenenses, 2ºfeira

Classificação da Liga Portuguesa (Liga Sagres) 2008/2009

Tabela Classificativa em Portugal

Vídeos

Sporting 3-2 Benfica

Liedson 11'


Reyes 37'


Derlei 47'


Liedson 82'


Cardozo 90'


Paços de Ferreira 0-2 FC Porto
Hulk 16'
Bruno Alves 65'



Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

3 comentários:

  1. Resumindo o jogo do sporting - benfica foi de media-alta qualidade, apesar dos muitos golos não foi um festival de ataque, mas valeu por manter o interesse até ao fim. 90 minutos bem passados.

    Primeiro golo do jogo merece ser visto várias vezes, apesar de parecer ser casual o remate.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Vitória justa sem dúvida, o Sporting apresentou-se ao melhor nivel e o Benfica fez um dos piores jogos da epoca. O homem chave foi o David Luiz, esteve em todos os lances de golo e perigo, um autentico boneco.

    Na primeira parte ainda foi mais ou menos equilibrado o jogo mas depois na segunda parte que banho de bola, e o Benfica teve sorte em marcar o segundo.Ja agora grande golo do liedson

    ResponderEliminar
  3. Bem 1 parte tudo equilibrado grande golo do liedson e grande falha do david luiz
    2 parte mais 1 erro do david luiz mas....grande (baile) que o benfica levou
    Pereirinha partiu as costelas ao david luiz e ao sidnei
    bem mas e assim nao se pode jogar sempre bem......
    apesar de perder ainda confio no meu benfica...
    pois um clube e feito de vitorias,empates e derrotas......
    SLB4ever

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas