quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Liga dos Campeões: Resultados da 1ª mão dos Oitavos-de-final - Sporting esmagado 0-5 pelo Bayern de Munique em Alvalade

Paulo Bento e uma mão cheia de golos sofridos

Desculpem os adeptos do Sporting que não devem ter nenhuma vontade de ver este post, pelas razões já conhecidas, mas a crueldade dos números da derrota em Alvalade são por demais evidentes. Os leões disseram adeus à Liga dos Campeões 2008/2009 quando apenas se disputou a primeira parte da eliminatória com o Bayern Munique. Antes da partida, Paulo Bento enalteceu o momento histórico que esperava a equipa, mas por certo que não contava que esta quarta-feira de cinzas ficasse gravada na história do clube pelas piores razões. É que o público que esteve em Alvalade testemunhou a maior goleada sofrida pelos leões em casa: 5-0 em competições europeias.

A equipa portuguesa pagou de certa forma a factura da crise de resultados da equipa bávara, que vinham de duas derrotas consecutivas na Liga Alemã. E para curar todos os males nada melhor para os bávaros do que visitar Portugal, de onde nunca saíram derrotados! Ribéry, Zé Roberto, Luca Toni e companhia mostraram aos leões que a exigência da Champions é muito grande, como aliás o Barcelona de Messi já o havia feito na fase de grupos. Quem assistiu aos primeiros 15' da partida não previa aquilo que ia acontecer, porque o jogo até estava bem equilibrado.

Ribery passava por Tonel e Polga fazendo o primeiro golo

O Sporting, embalado pela vitória e exibição de gala frente ao Benfica, foi criando embaraços à defesa do Bayern Munique, onde se viu muitas vezes Lúcio irritado. Todos procuravam Liedson... Logo aos 12', Polga viu o seu remate ser tirado em cima da linha por Lahm. O Levezinho também ia tentando a sua sorte e Moutinho, mais tarde, falhou uma boa ocasião. Só que, à passagem dos primeiro quarto de hora, os alemães dispuseram de três cantos que assinalaram uma viragem no jogo. Ribéry era a seta apontada à baliza de Tiago e bastou um passe disparatado de Derlei para o francês ligar o turbo e abrir o marcador, passando disparado entre os dois centrais leoninos.

Luca Toni e Ribery arrasavam em Alvalade

Os leões até haviam mostrado bons argumentos na primeira parte e voltaram a fazê-lo no início do segundo tempo. Só que não tardou muito até o temível jogo aéreo do Bayern fazer estragos. Klose marcou em fora-de-jogo e o Sporting ficou à beira do precipício. A queda livre iniciou-se no minuto seguinte às entradas de Pereirinha e Vukcevic (porque não foi titular?). Rochemback derrubou Lahm na área e Ribéry voltou a marcar. O Sporting ficou reduzido a cinzas e daí até final só existiu uma equipa em campo. O inevitável Luca Toni entrou então em acção e colocou os números da goleada num nível impensável para um jogo dos oitavos-de-final da Champions.

Em suma, não deu para perceber a profunda ateração na equipa do Sporting por parte de Paulo Bento, mexendo em 90% do eixo defensivo e colocando Romagnoli no lugar de Vukcevic. Eu só pergunto o que é que Paulo Bento vê nesse argentino de segunda classe? Sempre ouvi dizer que em equipa que ganha não e mexe, a factura está à vista.

Benayoun fazia de cabeça o golo do Liverpool no Santiago Bernabeu

As equipas inglesas continuaram a mostrar que são elas que mais mandam na Liga dos Campeões e quase dá para adivinhar que serão elas mesmo que dominarão a fase final, tal como na época passada. O Liverpool venceu por 0-1 no Santiago Bernabéu, de onde Rafa Benítez saiu vencedor pela primeira vez. E Drogba, recuperado por Guus Hiddink, ofereceu o triunfo ao Chelsea frente à Juventus por 1-0.

Rafael Benítez nunca tinha vencido no mitíco Bernabéu. Como treinador do Valência, perdeu três jogos e empatou um. Teve de esperar 82 minutos, mas viu o israelita Benayoun bater Casillas de cabeça, após um livre lateral de Fábio Aurélio. Antes, já Casillas tinha negado o golo a Torres e a Xabi Alonso, que tentou mais um dos seus “chapéus” de meio-campo, num jogo muito fechado e em que Pepe foi titular.

Com este resultado, o Liverpool voltou a mostrar uma atracção especial pela Liga dos Campeões, que venceu pela quinta vez em 2005. Já o Real Madrid, vencedor em nova ocasiões, está mais longe de quebrar a maldição de não chegar aos quartos-de-final, fase que não atinge desde 2003/04.

Drogba festejava golo frente à Juventus

Também mais perto de chegar aos quartos-de-final pela quinta vez nas últimas seis épocas está o Chelsea. Com Bosingwa a titular (e muito activo), os ingleses derrotaram em casa a Juventus de Tiago (titular) por 1-0. Na estreia pelos "blues" na Liga dos Campeões, Guus Hiddink voltou a apostar na dupla Anelka-Drogba na frente de ataque e colheu proveitos logo aos 12’. Após um passe de Kalou, o avançado marfinense bateu Buffon, marcando o 25.º golo na sua 50.ª presença na prova. Drogba tem, assim, uma média de um golo por cada dois jogos da Liga dos Campeões. A Juventus até reagiu bem, mas foi incapaz de marcar o seu 600.º golo nas competições europeias, algo que terá de fazer (e não será suficiente) em Turim se quiser passar a eliminatória.

No outro jogo da noite, o Villarreal esteve quase a sofrer a primeira derrota em casa na sua história na Liga dos Campeões, mas um penálti do italiano Giuseppe Rossi (67’) evitou que o Panathinaikos saísse de Espanha com um triunfo (1-1). Os gregos estavam em vantagem, graças a um grande remate do ex-benfiquista Karagounis (59’), e podem ainda agradecer à fraca pontaria dos espanhóis. Estou em querer que o submarino amarelo passará esta ronda.

Post do Desportugal dos jogos de ontem da Champions, neste Link.

Resultados da 1ª mão dos Oitavos-de-final da Liga dos Campeões 2008/2009

Real Madrid - Liverpool, 0-1 (Benayoun 82')
Sporting - Bayern Munique, 0-5 (Ribéry 42', 62' gp, Klose 56', Toni 84' e 90')
Chelsea - Juventus, 1-0 (Drogba 12')
Villarreal - Panathinaikos, 1-1 (Rossi gp 67';Karagounis 59')
Arsenal - AS Roma, 1-0 (Van Persie 37' gp)
Atlético de Madrid - FC Porto, 2-2 (Maxi Rodriguez 3', Diego Forlán 47'; Lisandro López 22' e 72')
Inter de Milão - Manchester United, 0-0
Lyon - Barcelona, 1-1 (Juninho 7'; Henry 67')

Vídeos

Sporting 0-5 Bayern Munique
Ribéry 42', 62'
Klose 56'
Luca Toni 84' e 90'



Real Madrid 0-1 Liverpool
Benayoun 82'


Chelsea 1-0 Juventus
Drogba 12'


Villarreal 1-1 Panathinaikos
Karagounis 59'
Giuseppe Rossi 67'



Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

8 comentários:

  1. Uma pessoa olha para a equipa do BAYERN parecem todos uns panzers sem qualquer estética de futebolista e chegam aqui e dão cinco ao SPORTING como já deram nos anos 80 ao BENFICA. Não fomos mesmo feitos para jogar com alemães assim foi no EURO, resta a consulação da vitória do FC PORTO na TCE em 1987.

    Agora espero que limpem a imagem na Alemanha.

    ResponderEliminar
  2. eu ainda nem quero acreditar no que se passou em alvalade...sinto me completamente envergonhado!

    eu sinceramente esperava mais muito mais duma equipa que chegou pela a primeira vez aos oitavos de final....onde deveria ter aproveitado para se mostrar ainda mais...acabam por fazer a vergonha que fizeram e de nos (adeptos do sporting) fazer passar a maior humilhaçao da nossa vida enquanto sporting em pleno alvalade!

    deveriamos todos para pensar e ver realmente qual é que sao os nossos objectivos e ambiçoes...porque isso foi coisa que faltou e ja anda ate a faltar a muito tempo! epah façam nos o favor e poupe-nos de outra humilhaçao e nao viagem ate munique..

    ResponderEliminar
  3. Sporting Clube de Portugal você recebeu um Hi5 de Bayern München

    ResponderEliminar
  4. O Sporting não tem equipa nem mentalidade para estas andanças! Chegar a esta fase foi já por si um prémio para uma equipa ainda "deficiente" em alguns elementos do seu jogo, e o Bayern mostrou muitos desses elementos em que o Sporting é fraco.

    ResponderEliminar
  5. E já agora, aquela entrada de Romagnoli a titular no lugar de Vukcevic foi de rir, isto para não falar nas outras 4 alterações. Porque não usar a melhor equipa num jogo teoricamente mais dificil?! Enfim, eu só tenho uma justificação: cobardia do PB.

    ResponderEliminar
  6. CUM´REAL PÉNIS 0-5 É OBRA!

    ResponderEliminar
  7. Foi um resultado dificil de entender, mais acho que nao há que desqualificar a tempada que está fazendo o Sporting, por este jogo. Sao coisas que passam. Ninguém disse que fosse facil jogar uns oitavos da Champions. Uma aperta dende a Galiza.

    ResponderEliminar
  8. Uma aperta Merk. Sim, ninguem esperava um resultado tão pesado do Sporting, para mais quando o Bayern até não fez um jogo do outro mundo. Era daqueles dias em que cada remate cada golo, embore não se possa tirar as culpas aos jogadores e ao treinador Paulo Bento pelas alterações feitas na equipa que jogou e bem com o Benfica.

    Saludo e Obrigado para todos que comentaram.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas