quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Braga goleou Standard de Liège por 3-0 e está quase nos oitavos de final da Taça UEFA

Vandinho espelha espirito do Braga

Assino por baixo as declarações de Laszlo Boloni: " O Braga deu-nos um banho de bola" - foi de facto uma exibição fantástica do minhotos frente aos belgas do Standard de Liège que saiu Cidade dos Arcebispos vergado a uma goleada de 3-0 e praticamente sem hipóteses de chegar aos oitavos-de-final da Taça UEFA 2008/2009.

Goste ou não do estilo, João sem medo ou melhor Jesus sem medo, tem provado nos últimos anos que pertence à elite de melhores treinadores portugueses. Com um discurso, por vezes, a roçar alguma arrogância tem conseguido transportar para o relvado os métodos à sua imagem. Alguns dos melhores jogos que assisti em Portugal esta época tiveram o Braga de Jorge Jesus como intervenientes, e na europa tem sido um verdadeiro abono para o ranking nacional. Certamente num futuro muito breve Jesus terá o seu lugar ao sol num projecto ainda mais sólido e ambicioso. Nomes? Fala-se no FC Porto ou Sporting...veremos!

Renteria celebrava golaço

Ontem no Municipal de Braga, o Standard de Liège de Laszlo Boloni (ex-treinador do Sporting) chegava motivado pela excelente prestação europeia este ano e pelo primeiro lugar na Liga belga, a prova disso foi a presença de quase 2000 mil adeptos belgas. A verdade do jogo é que a formação de Jorge Jesus realizou mais um exibição de luxo, culminada com três golos e nenhum sofrido, colocando os minhotos perto dos oitavos, feito conseguido por uma vez na época de 2006/2007.

Um momento de inspiração do colombiano Renteria com uma grande golo fora de àrea, lançou a única equipa portuguesa presente na UEFA para uma bela primeira parte. O marcador até podia ter funcionado antes, se Wisel não evitasse em cima na linha um remate de Meyong. Com a sua equipa em vantagem, Jorge Jesus queria que o Braga continuasse a pressão sobre o adversário para assim chegar ao segundo golo. E passados 10 minutos do golo de Rentería, o Braga chegava ao segundo por intermédio do defesa central Andre Leone, que aproveitou da melhor forma uma jogada de insistência de Rentería, que depois de ganhar a bola ao defesa belga, endossou-a ao defesa brasileiro que fuzilou autenticamente o guardião contrário.

Boloni com o seu famoso e inseparável bloco de notas nem acreditava no que via. O campeão belga não conseguia travar a mobilidade bracarense, em especial na ala direita onde Alan criava muito jogo. Mas o Standard reagiu, criou algumas ocasiões e Jorge Jesus pedia cabeça aos seus jogadores. O técnico temia que a defesa abrisse brechas e ele sabia o quanto era importante não sofrer golos e casa nas competições europeias.

No entanto era o Braga que dominava. Antes do intervalo. Luis Aguiar ameaçou de cabeça e, após o reinicio um livre de César Peixoto passou muito perto do alvo. Com o passar do minutos veio ao de cima a maior qualidade individual dos bracarenses que lhe possibilitou ir ganhando vários duelos e controlar o andamento da partida. Como se não bastasse, Luis Aguiar concluiu por excelência um contra-ataque por si iniciado. Uma jogada linda e merecedora de todos os aplausos. Merecidamente os oitavos de final da UEFA estão mais perto e podemos contar com esta equipa do Minho para ainda mais altos voos.

Fotos do jogo podem ser vistas neste Link.

Paris SG venceu Wolfburgo e poderá encontrar o Braga nos oitavos de final

Começando a ronda pelos diversos estádios onde decorreram os 16 avos-de-final da Taça UEFA, o Paris SG ganhou um boa vantagem no Parc de Princes ao vencer os alemães do Wolfburgo de Ricardo Costa, por 2-0. A vitória francesa apenas surgiu nos minutos finais e quem passar esta eliminatória terá pela frente o Braga case também confirme o favoritismo para a segunda mão.

Num dos grandes jogos da noite, as equipas do Werder Bremen e AC Milan empataram a uma bola, num confronto com cheirinho a Champions League (Link). Também na mesma linha, o Ajax parece querer finalmente mostrar o seu imenso historial na europa e foi vencer a Itália a Fiorentina por 0-1. Por terras transalpinas, os ucranianos do Metalist Kharkiv voltaram a fazer estragos batendo a Sampdória em Génova, por 0-1.

Os restantes resultados surpresa vieram da Grécia onde o super-campeão Olympiacos levou para contar do histórico St. Etienne onde alinha Paulo Machado. Também no frio da Dinamarca o Aalborg aplicou chapa três ao Deportivo e o Shakhtar Donetsk ganhou 2-0 ao Tottenham. Atenção também ao CSKA Moscovo, agora treinado por Zico que parece querer fazer um figurão tal como em 2005 quando venceu a competição frente ao Sporting.

Podem ver neste Link o sorteio dos oitavos de final da Taça UEFA 2008/2009 e os possíveis confrontos.

Resultados da 1ª mão dos 16 avos-de-final da Taça UEFA 2008/2009

Sp. Braga (Portugal) - Standard Liège (Bélgica), 3-0 (Rentería 17', Leone 26', Luis Aguiar 84')
FC Copenhaga (Dinamarca) - Manchester City (Inglaterra), 2-2 (Ailton Almeida 56', Vingaard 91'; Onuoha 29', Ireland 61')
Shakhtar Donetsk (Ucrânia) - Tottenham (Inglaterra), 2-0 (Seleznov 79', Jadson 88')
Lech Poznan (Polónia) - Udinese (Itália), 2-2 (Rengifo 81', Arboleda 84'; Quagliarella 50', Arboleda 55' p.b.)
Fiorentina (Itália) - Ajax (Holanda), 0-1 (Bakircioglü 60')
Marselha (França) - FC Twente (Holanda), 0-1 (Arnautovic 22')
Dínamo Kiev (Ucrânia) - Valencia (Espanha), 1-1 (Albiol 63' p.b.; Silva 8')
Zenit São Petersburgo (Rússia) - Estugarda (Alemanha), 2-1 (Huszti 2', Tymoshchuk 48'; Gómez 15')
Olympiacos (Grécia) - St. Etienne (França), 1-3 (Djordjevic 64' g.p.; Ilan 12', Dernis 43', Gomis 91')
Aston Villa (Inglaterra) - CSKA Moscovo (Rússia), 1-1 (John Carew 69'; Vágner Love 14')
Werder Bremen (Alemanha) - AC Milan (Itália), 1-1 (Diego 84'; Inzaghi 37')
Paris Saint-Germain (França) - Wolfsburgo (Alemanha), 2-0 (Hoarau 80', 85')
NEC Nijmegen (Holanda) - Hamburgo (Alemanha), 0-3 (Trouchowski 41', Alex Silva 44', Olic 75')
Sampdoria (Itália) - Metalist Kharkiv (Ucrânia), 0-1 (Oliynyk 48')
Bordéus (França) - Galatasaray (Turquia), 0-0
Aalborg (Dinamarca) - Deportivo (Espanha), 3-0 (Due 53', 71', Jakobsen 90' g.p.)

Vídeos

Sp. Braga 3-0 Standard Liège
Rentería 17'











Leone 26'











Luis Aguiar 84'











Vários jogos


Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

1 comentário:

  1. Não aprecio o estilo do Jorge Jesus, mas tenho que reconhecer que está a fazer um grande trabalho em Braga. Já não me admiro com a ideia de que pode estar a caminho do FC Porto... Terá mais estaleca do que o Jesualdo para atacar a Champions? A nível europeu o percurso do Braga tem sido surpreendente! Aquele golo do Rentería e o terceiro golo foram de topo.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas