sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Taça UEFA : Resultados da 5ª jornada - Benfica despede-se com derrota na Luz numa campanha europeia horribilis

Festa ucraniana na Luz

Não me recordo nos últimos tempos de uma época europeia tão fraca como o Benfica acaba de fazer. Fez um jogo de excelência com o Nápoles há uns meses que lhe valeu participar na fase de grupos da Taça UEFA. Nesta fase a única coisa que fez de positivo foi empatar em Berlim, porque o resto foi demasiado lamentável para o prestigio do Benfica. Perder duas vezes em casa com equipas como o Galatasaray e Mettalist Kharkiv, e levar 5 golos em Atenas do Olympiacos não é mau, é péssimo.

No Estádio da Luz, ontem era preciso golos, só um resultado de 8 golos de diferença e um empate entre Olympiacos e Hertha valia o milagre da passagem aos 16 avos de final. Nenhum dos progonósticos aconteceram, o Benfica perdeu com o Metalist por 0-1, e os gregos deram chapa quatro ao Hertha. Eram contas que nunca mais acabavam e que, no final, saíram completamente furadas. Depois de muito tentar e duas bolas nos postes, o Mettalist Kharkiv marcou a cinco minutos do fim e fez mais uma ferida na àguia sem qualquer vocação para voar na Europa.

Quique Flores não acredita em milagres e por isso lançou jogadores menos utilizados esta temporada por forma a dar-lhes ritmo e ver o que podia esperar deles. E não ficou satisfeito como declarou no final do jogo. O jogo de equipa não foi fluente, embora tenha sido o Benfica a dominar completamente a partida...No entanto, foi clara a sensação de que os ucranianos entraram na Luz dispostos a não correr riscos, como aliás haviam feito nos jogos anteriores, em que venceram sempre por 1-0, à excepção do jogo inaugural (0-0 com o Hertha).

Cardozo e Di Maria resignados

O Mettalist Kharkiv apostou por isso numa defesa em que abriu poucos espaços e só saiu para o ataque pela certa, muito à italiana. Resultado: Moreira quase não teve trabalho.O Benfica foi tentando chegar ao golo, sobretudo através de desmarcações nas costas dos centrais ucranianos. Em três desses lances, Urreta e Maxi Pereira falharam golos de forma incrível, um dos quais com o jovem extremo uruguaio a atirar à barra.

Quique bem podia queixar-se do azar no momento de atirar à baliza, algo que aliás havia de repetir no segundo tempo, sobretudo dois minutos antes do injusto golo de Raykun, quando Oscar Cardozo, isolado por Yebda, rematou forte ao poste. O Mettalist chegou à vitória que não merecia, à beira do final, mostrando ser a equipa cínica e matreira que o Benfica está longe se ser.

Aliás, a prova disso são os números do comportamento europeu dos encarnados. Apenas dois golos marcados, nove sofridos e o último lugar do Grupo B com somente um ponto. Desde 2002 que o Benfica não saia antes do Natal das competições europeias. Falta agora saber terá capacidade para impôr a nível interno, para já estão em primeiro lugar.

Outros Jogos: Sevilha eliminado e PSG apura-se in extremis

Bottinelli apurava Samp e deixa Sevilha de fora

O Sevilha, vencedor da Taça UEFA em 2006 e 2007, caiu do segundo para o quarto lugar do Grupo C ao perder com a Sampdória, por 1-0, em Génova. O golo de Bottinelli (75 m) qualificou os italianos, terceiros do grupo atrás do Estugarda, que também conseguiu ultrapassar os espanhóis ao bater em casa, por 3-0, o já apurado e líder Standard Liège.

Luyindula selava apuramento heróico do PSG

No Grupo A, com Manchester City e Twente já qualificados, o Racing Santander - Jorge Gonçalves não saiu do banco - e o Paris Saint-Germain discutiram o apuramento até ao último minuto. A sorte grande saiu aos franceses, que consumaram a goleada ao Twente por 4-0 com dois golos nos últimos seis minutos, por Kezman (84 m) e Luyindula (86 m). O Paris SG ficou com o terceiro lugar devido ao goal-average positivo de dois golos. O Racing de Santander esteve a ganhar por 3-0 ao Manchester City, mas consentiu um golo nos descontos (Caicedo, 92´) e ficou apenas com um golo positivo no goal-average. Mesmo que não tivesse permitido esse o golo, o terceiro lugar seria dos franceses por terem mais golos marcados - sete contra seis.

Por último, no Grupo D, Tottenham e NEC mantiveram o segundo e terceiro lugares. Os ingleses empataram (2-2) em casa com o Spartak - os russos estiveram a ganhar por 2-0, mas precisavam de um terceiro para ultrapassar os londrinos. O NEC segurou o terceiro lugar e a qualificação ao bater a Udinese, por 2-0.

De referir que apenas três das 40 equipas em prova não somaram qualquer ponto nos quatro jogos efectuados: Partizan, Heerenveen e Feyenoord. O Benfica, último classificado do Grupo B, foi a única equipa do lote que somou um único ponto, fruto do empate com o Hertha. Segue em frente o Braga, terceiro do Grupo E.

Resultados da 5ª jornada (última) da fase de grupos da Taça UEFA 2008/2009

Grupo A

Paris SG - Twente, 4-0 (Luyindula 11' e 85', Sessegnon 25' e Kezman 84')
Racing Santander - Manchester City, 3-1 (Pereira 18', Serrano 30' e Valera 55'; Caicedo 90')

Grupo B

Olympiacos - Hertha Berlim, 4-0 (Dudu Cearense 54', Galletti 67' g.p., Torosidis 86' e Diogo 89')
Benfica - Metalist, 0-1 (Rykun 85')

Grupo C

Sampdoria - Sevilha, 1-0 (Bottineli 74')
Estugarda - Standard Liège, 3-0 (Khedira 5', Hilbert 49' e Maricá 71')

Grupo D

NEC Breda - Udinese, 2-0 (John 74' e Van Beukering 78')
Tottenham - Spartak Moscovo, 2-2 (Modric 68' e Huddlestone 74'; Dzuba 23' e 33')

Grupo E

Portsmouth - Heerenveen, 3-0 (Crouch 41' e 42', Hreidarsson 90')
AC Milan - Wolfsburgo, 2-2 (Ambrosini 15', Pato 56'; Zaccardo 55', Dzeko 80')

Grupo F

Hamburgo - Aston Villa, 3-1 (Petric 19' e Olic 31' e 57'; Delfouneso 83')
Ajax - Slavia Praga, 2-2 (Vertonghen 2' e Luis Suárez 90' gp; Cerny 11' e Jarolím 40')

Grupo G

Club Brugge - FC Copenhaga, 0-1 (Santin 59')
St. Étienne - Valencia, 2-2 (Ilan 30' e 45'; Morientes 34' e Zigic 72')

Grupo H

Deportivo - Nancy, 1-0 (Omar Bravo 74')
Feyenoord - Lech Poznan, 0-1 (Djurdjevic 27')

Classificação final da fase de grupos da Taça UEFA 2008/2009, neste link.

Vídeos

Benfica 0-1 Mettalist Kharkiv
Rykun 85'


Sampdoria 1-0 Sevilha
Bottineli 74'


Paris SG 4-0 Twente
Luyindula 11' e 85'
Sessegnon 25'
Kezman 84'



Racing Santander 3-1 Manchester City
Pereira 18'
Serrano 30'
Valera 55'
Caicedo 90'



Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

2 comentários:

  1. uma vergonha esse benfica

    nem uma vitoria para ajudar as contas. Sois mesmo maus.

    ResponderEliminar
  2. É verdade perdemos jogos incriveis principalmente na luz, mas quanto aos cinco golos que levamos na grecia recordo que o Porto perdeu varias vezes com esses gregos, inclusive em casa e penso que foi goleado 2 vezes em atenas.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas