segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Liga Espanhola: 16ª jornada - Barcelona sem rival em mais uma vitória sobre candidato

Henry marcou frente ao Villarreal

O campeonato espanhol, salvo uma grande hecatombe, está destinado para o Barcelona, que venceu neste fim-de-semana mais um rival, neste caso o Villarreal na casa deste, por 1-2. OK, que muita àgua rolará debaixo da ponte, mas 10 pontos de vantagem e um futebol de super-ataque dificilmente deixará créditos para outros protagonistas.

O Villarreal até marcou primeiro, mas o golo de Cani fez despertar o gigante blaugrana que deu a reviravolta em cerca de 20 minutos. O Barça igualou aos 54 minutos por Keita, após centro de Daniel Alves. Henry selou a vitória aos 66 minutos - o triunfo deixou o Sevilha a dez pontos de distância. A única nota negativa foi a expulsão de Piqué, a primeira do Barça na presente temporada.

O Barcelona está a ter o melhor arranque da sua história no campeonato, com 41 pontos - 13 vitórias e dois empates em 16 jornadas -, superando os 39 conquistados na temporada 2004/05 sob o comando de Rijkaard. O Barcelona parece também bem lançado para superar o recorde de 107 golos alcançados pelo Real Madrid, de Toshack, na época 1989/90. Com os dois golos apontados no El Madrigal, os blaugrana aumentaram a conta para 48 tentos quando ainda faltam três jornadas para terminar a primeira volta.

Manuel Fernandes tentou mas o Valencia perdeu em Madrid

No Santiago Bernabéu, um golo de Higuaín, logo aos 3', dando a melhor sequência a um lance perfeito de Robben, valeu um triunfo muito suado ao Real Madrid sobre o Valência. Miguel, na direita, e Manuel Fernandes, no meio-campo, formam peças fundamentais numa equipa valenciana que jamais deixou de discutir o resultado, mesmo depois do defesa-central Marchena ser expulso (66´), mantendo a incerteza no resultado até ao apito final. Juande Ramos, precisava deste triunfo para levantar o moral depois da derrota em Barcelona, na jornada anterior. E avançou com um tratamento de choque, remodelando por completo o meio-campo - que foi formado por Gago, Guti, Robben e Drenthe - e entregando o ataque a Higuaín, apoiado por Van der Vaart. O holandês lesionou-se e, ao intervalo, foi substituído por Raúl, que começara no banco. Para as contas fica o regresso do Real Madrid aos triunfos, somando agora 29 pontos, atrás do Atlético de Madrid, Valência e do Sevilha e está a nove pontos do líder Barcelona (tem um jogo a menos).

Maxi marcava para o Atletico de Madrid

Grande destaque para o Atlético de Madrid, próximo adversário do FC Porto nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, que foi a vencer ao Montjuic o Espanyol por 2-3. Com uma defesa de manteiga, valeu o ataque colchonero comandado pela eficácia de Maxi Rodríguez, que nunca havia marcado à ex-equipa - apontou dois golos em outros tantos remates à baliza. Aguero marcou o golo final com alguma sorte à mistura - só à terceira introduziu a bola na baliza. O Espanyol dignificou a vitória do Atlético, nunca se entregando.

Nos outros jogos, Nunes ajudou o Maiorca a deixar os lugares de despromoção, ao travar o Sevilha, que já começa a perder de vista o líder Barcelona. O Deportivo, com Zé Castro no eixo defensivo, goleou o Huelva por 4-1 e aproximou-se dos lugares europeus, enquanto o Bétis, com Nélson até aos 62', continua tranquilo, apesar da derrota, frente ao Atlético de Bilbau por 0-1. Já o Málaga, de Hélder Rosário, Eliseu e Duda (todos titulares), empatou em Santander a uma bola. O aflito Osasuna, de José Antonio Camacho, goleou o Getafe em casa por 5-2, enquanto o Numancia bateu o Valladolid por 3-1.

Resultados da 16ª jornada da Liga Espanhola - La Liga 2008/2009

Espanyol - Atletico Madrid, 2-3 (Sergio Sanchez 58', Valdo 94'; Maxi Rodríguez 7' e 91', Aguero 81')
Real Madrid - Valencia, 1-0 (Higuaín 3')
Betis - Athletic Bilbao, 0-1 (Martínez 43')
Villarreal - Barcelona, 1-2 (Cani 48'; Keita 55' e Henry 66')
Maiorca - Sevilha, 0-0
Osasuna - Getafe, 5-2 (Plasil 7', Juanfran 35', Pandiani 42', Nekounam 45' e Font 81'; Soldado 65' e 92')
Deportivo - Recreativo Huelva, 4-1 (Lopo 9', Sérgio g.p. 20', Bodipo 43' e Luis 90'; Colunga g.p. 24')
Numancia - Valladolid, 4-3 (Barkero 12', Del Pino 84', Aranda 87' e Brit 90'; Goitom 34' 76' e Del ino p.b. 53')
Racing Santander - Malaga, 1-1 (Valera 67'; Baha 38')
Sporting Gijon - Almeria, 1-0 (Madonado 29')

Classificação da Liga Espanhola - La Liga 2008/2009

Tabela Classificativa em Espanha

Vídeo

Todos os golos da 16ª jornada da Liga Espanhola 2008/2009


Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas