terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Liga Espanhola: 15ª jornada - Barcelona vence Real Madrid por 2-0 e deixa rivais a 12 pontos

Eto´o celebrava golo frente ao Real Madrid

Tenho elogiado tanto o Barcelona, e com razão, mas faltava um último teste de confirmação de aptidões. Quem melhor para testar a máquina de fazer golos de Guardiola senão o eterno rival Real Madrid. A resposta chegou já bem perto do fim da etapa complementar com dois golos de rajada de Eto´o e Messi, que deixam o Barça a 12 pontos dos merengues.

No maior clássico do futebol espanhol, o Barcelona entrou à campeão perante um Real que vestiu o fato-macaco, aceitou as fragilidades que tem nesta fase e aguentou com estoicismo a "cavalgada" catalã. Messi foi o alvo a abater - e em quem bater - e o contra-ataque a arma escolhida. De tal forma que, no meio da superioridade catalã, Drenthe poderia ter marcado, quando surgiu isolado frente a Valdés. A segunda parte não foi muito diferente da primeira. A direcção era a baliza à guarda de Casillas, mesmo depois de Guardiola alterar a estratégia, colocando Eto'o na direita e Messi no meio. Aos 69', Casillas defendeu o penálti e prolongou a resistência. A decisão ficou guardada para os últimos dez minutos: Eto'o e Messi colocaram o Real a olhar bem para cima.

Messi fazia o 2-0 para o Barcelona

Eto'o, o melhor marcador do campeonato espanhol, não conseguia marcar um golo a Casillas desde Novembro de 2005 e só à segunda é que o conseguiu. Teve oportunidade de o fazer numa grande penalidade, mas só a três minutos do termo do encontro é que o camaronês conseguiu emendar o erro, num lance em que terá de dividir o mérito com Puyol, impecável na forma como o serviu. Depois foi a confirmação por Messi, num chapéu, que Cannavaro não conseguiu impedir que a bola entrasse.

Nota negativa, para o primeiro quarto-de-hora do Real Madrid, que usou e abusou de uma forma pouco ortodoxa para travar Messi. Sergio Ramos (três vezes), Michel Salgado (duas) e Sneijder apontaram aos calcanhares do argentino, perante a complacência do árbitro.

Ex-Benfiquistas - Simao e Nelson no deulo Atletico vs Betis

Não marcaram nenhum dos golos que permitiu ao Atlético de Madrid derrotar o Bétis por 2-0 - Nélson foi titular e sofreu muito com as acções do seu ex-companheiro no Benfica -, mas a verdade é que Simão Sabrosa e Maniche são cada vez mais peças fundamentais na formação madrilena. O médio ofereceu o primeiro golo a Maxi Rodriguez - o passe foi fabuloso -, enquanto Simão partiu a louça nos flancos, construindo várias jogadas que só não resultaram em golo por mérito dos defesas béticos ou, noutros casos, por demérito dos companheiros que falharam na finalização. O Bétis tentou fazer pela vida, deu réplica digna e teve inclusive oportunidades de marcar. Porém, fazendo o balanço dos 90 minutos, conclui-se que os madrilenos foram superiores em todos os sectores e mereceram o triunfo e tudo aquilo que ele lhes "ofereceu" face aos resultados averbados pelas equipas que ocupam os lugares do topo.

As derrotas do Villarreal, do Real Madrid e do Corunha permitiram à formação de Javier Aguirre dar um enorme salto na tabela classificativa, ficando a escassa distância - dois pontos do Villarreal e três do Sevilha e Valência - das equipas que ocupam os lugares de acesso à Liga dos Campeões, juntamente com o líder Barcelona. Só que, pelo menos nesta fase, os catalães são um caso à parte, tal a superioridade manifestada.

Nos outros jogos, o Recreativo de Huelva, recebeu o Osasuna de Camacho e venceu por 1-0, graças a um golo de Adrián, aos 81 minutos, ao passo que o Getafe actuou em casa diante do Maiorca e goleou por 4-1, num jogo em que o central Nunes foi titular pelo Maiorca. O Málaga, com Duda, levou a melhor sobre o Numancia, ao vencer por 2-0, enquanto Almería e Racing Santander empataram a uma bola. O Athletic Bilbao recebeu o Sporting de Gijón e venceu por claros 3-0, à imagem do que conseguiu o Valladolid frente ao Deportivo de Zé Castro.

Resultados da 15ª jornada da Liga Espanhola - La Liga 2008/2009

Barcelona - Real Madrid, 2-0 (Eto'o 83', Messi 91')
Valencia - Espanyol, 2-1 (Albiol 58', Vicente 82'; Román 28')
Atlético Madrid - Betis, 2-0 (Maxi 20', Aguero 81')
Sevilha - Villarreal, 1-0 (Renato 45')
Getafe - Maiorca, 4-1 (Contra 14' g.p., Uche 31', Del Moral 72', Gavilan 85'; Aduriz 33')
Recreativo Huelva - Osasuna, 1-0 (Colunga 84')
Valladolid - Deportivo, 3-0 (Sesma 15', Pedro Lopez 25', Pedro Leon 56')
Málaga - Numancia, 2-0 (Apono 85' g.p., Baha 90')
Almería - Racing Santander, 1-1 (Acasiete 62'; Garay 34')
Athletic Bilbao - Sp. Gijón, 3-0 (Llorente 5' g.p., Iraola 22', David Lopez 31')

Classificação da Liga Espanhola - La Liga 2008/2009

Tabela classificativa em Espanha

Vídeos

Barcelona 2-0 Real Madrid
Eto´o 83´
Messi 91´



Todos os golos da 15ª jornada da Liga Espanhola 2008/2009


Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

4 comentários:

  1. tenho visto o vosso blog e está fantástico.. :D
    vejam o meu pff

    ResponderEliminar
  2. não gosto de apontar erros, mas na vossa barra lateral têm LIGA PORTUGUESA 200/2008. xD

    ResponderEliminar
  3. Obrigado Gaspar. Não tinha reparado nesse pormenor. Todas as épocas tenho que alterar isso e passou-me ao lado. Vou corrigir isso.

    Abraço.

    Entretanto vou passar pelo teu blog, depois deixou-te lá uma msg.

    ResponderEliminar
  4. Grande vitória deste grande Barça, o meu 2º clube.
    Inacreditável o que fizeram ao Messi durante toda a 1ª parte, com o árbitro a assistir e a permitir.
    Táctica do Real à la Jaime Pacheco, tudo na defesa, porrada nos bons de bola e biqueiro para a frente para o "preto" correr a ver se pegava. Ridículo.
    Alem dos cartões por mostrar nas faltas sobre Messi, fica também uma grande penalidade por assinalar cometida por Sérgio Ramos com a mão.

    Do lado do Real um grande aplauso para o Casillas, é de facto o melhor do Mundo na sua posição actualmente. Honra seja feita a Valdés que quando foi chamado a intervir apareceu a demonstrar segurança.

    VISCA EL BARÇA!!

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas