terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Brasileirão: encerramento e mercado de transferências

Um dos mais disputados campeonatos brasileiros terminou há pouco tempo, e aqui faremos o post de encerramento da temporada. O Brasileirão 2008 foi cheio de gols bonitos, lances estranhos e algumas falhas gritantes. Veremos tudo isso mais abaixo.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou sua seleção oficialmente na cerimônia de encerramento do campeonato, no último dia 8. Os melhores: Victor (Grêmio); Leo Moura (Flamengo), Thiago Silva (Fluminense), Miranda (São Paulo) e Juan (Flamengo); Hernanes (São Paulo), Ramires (Cruzeiro), Diego Souza (Palmeiras) e Alex (Internacional); Kléber Pereira (Santos) e Alex Mineiro (Palmeiras). O técnico é Muricy Ramalho (São Paulo), a revelação é Keirrison (Coritiba) e o árbitro, Leonardo Gaciba.

O Brasileirão 2009 chega em maio, com os seguintes clubes: São Paulo (SP), Grêmio (RS), Cruzeiro (MG), Palmeiras (SP), Flamengo (RJ), Goiás (GO), Internacional (RS), Coritiba (PR), Botafogo (RJ), Vitória (BA), Sport (PE), Atlético (MG), Atlético (PR), Santos (SP), Fluminense (RJ), Náutico (PE), Corinthians (SP), Barueri (SP), Avaí (SC) e Santo André (SP).

Mercado de transferências


Também já há saídas definidas nos clubes que disputaram o Brasileirão. O zagueiro Thiago Silva, do Fluminense, que disputou os Jogos Olímpicos de Pequim, foi contratado pelo Milan. Porém, ficará seis meses apenas treinando, enquanto aguarda regularização para poder atuar.

O defensor Martinez (Palmeiras) atuará no Gamba Osaka japonês, assim como o zagueiro Thiago Martinelli, emprestado pelo Cruzeiro. O Gamba é treinado por outro brasileiro: Levir Culpi.

Enquanto isso, Botafogo e Palmeiras são dois dos que mais perderam atletas até o momento. O Fogão perdeu oficialmente Lúcio Flávio para o Santos e Túlio e Jorge Henrique para o Corinthians, e também perderá, Wellington Paulista (deve ir para o Grêmio), Zárate (dispensado) e Diguinho (talvez para o Flamengo). O Palmeiras dispensou Leandro (emprestado pelo FC Porto), Lenny, Léo Lima, Jorge Preá, Thiago Cunha, Jéci, Gladstone e também deve confirmar a saída de Roque Júnior.

Por sua vez, o Grêmio vendeu o volante Rafael Carioca para o Spartak Moscou, por 5 milhões de euros. Grêmio que pode trazer o atacante Iarley, do Goiás, e do lateral Ruy, do Náutico. O atual campeão nacional São Paulo confirmou as aquisições do volante Eduardo Costa, ex-Espanyol, e do zagueiro Renato Silva, do Botafogo. O artilheiro Washington (21 gols no Brasileirão pelo Fluminense) está praticamente acertado.

No ramo das especulações, fala-se em Adriano (Inter de Milão) retornando ao Brasil, para atuar no Flamengo. Já o Corinthians - que já apresentou Ronaldo - teria interesse no veterano Verón, do Independiente..

Vídeos Brasileirão 2008

Gols mais bonitos


Defesas dos goleiros


Defesas de Victor, do Grêmio [melhor goleiro pela seleção da CBF]


Gols perdidos e outros lances


Falhas dos goleiros



Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil)

Página Inicial

6 comentários:

  1. Que, o Gladstone do Sporting voltou a ser despachado já?

    E o Léo Lima que saiu do Palmeiras é aquele que nunca deu uma para a caixa no Porto? O Leandro é um lateral que o Porto comprou há 2 anos ou que foi, e que pelo que se ouviu falar fez uma bola temporada. Penso que estou a falar certo?

    Outra coisa que não percebo é o Diego Souza (Palmeiras). Esteve no Benfica apenas a fazer uma pré-temporada e pelos clubes onde tem passado no Brasil tem feito sucesso. Só visionários no SLB. Nunca esquecerei quando deixaram sair o Deco, sem nunca lhe terem dado qualquer oportunidade.

    ResponderEliminar
  2. obrigado! Andebol é o meu 3º desporto preferido mas acho que me esqueci dele na sondagem.. lol..
    vá passando no meu.. :D
    www.gaspar-sda.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Sim, Léo Lima jogou no Porto e acabou não fazendo sucesso. O Gladstone é muito fraco realmente, e o Leandro é um bom jogador, está sendo especulado pelo São Paulo. Diego Souza realmente não se acertou no Benfica, mas vem com boas temporadas no Brasil.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado matheus pelo esclarecimento.

    ResponderEliminar
  5. mais uma vez venho aqui dizer que o blog está escelente! acho que não escrevi correctamente.. vão passando no meu. :D

    ResponderEliminar
  6. mais uma vez venho aqui dizer que o blog está escelente! acho que não escrevi correctamente.. vão passando no meu. :D

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas