segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Brasileirão: 38ª jornada - São Paulo campeão novamente; Vasco na Série B.

Festa são-paulina

O Campeonato Brasileiro terminou neste domingo da mesma maneira como terminara nos últimos dois anos: festa do São Paulo, hexacampeão nacional. O Tricolor Paulista bateu o Goiás por 0-1, e acabou três pontos acima do Grêmio (bateu o Atlético MG por 2 a 0). Na parte de baixo da tabela, Figueirense e Vasco deram adeus à primeira divisão.

Foi uma última rodada cheia de alternativas. No estádio Bezerrão, no Gama, o São Paulo passou por cima do Goiás, abrindo o placar aos 22 minutos, com Borges mandando para as redes em completo impedimento. Todavia, o time paulista continuou mandando na partida, esbarrando no bom goleiro Harlei nas tentativas de ampliar o placar.

Borges marcou impedido

Em nenhum momento os goianos ameaçaram o gol de Rogério Ceni, e o final do jogo só podia mesmo acabar em festa pela nova conquista do São Paulo. Independente da polêmica na arbitragem (ver mais abaixo), o São Paulo confirmou seu hexacampeonato, o terceiro seguido. É o primeiro clube a atingir tal marca. Essa também é a primeira vez que os são-paulinos comemoram um tricampeonato, levando em consideração todas as competições que disputaram na história.

Enquanto isso, o Grêmio, único time que ainda podia tirar o título das mãos do São Paulo, também venceu, mas o tropeço são-paulino não ocorreu. Foram mais de 45 mil torcedores para ver o time gaúcho vencer o Atlético MG por 2 a 0, num jogo bem mais equilibrado do que o que aconteceu no Gama.

Capitão Tcheco (esq) marcou pelo Grêmio

Os goleiros Edson e Victor trabalharam bem no primeiro tempo, mantendo o zero no placar. Na etapa final, Tcheco abriu o placar de pênalti, aos 62 minutos. Vinte minutos depois, Soares fechou o placar de cabeça. Ao final do jogo, os torcedores gremistas aplaudiram o time, vice-campeão nacional.


Na luta pelas vagas restantes à Taça Libertadores, Cruzeiro e Palmeiras acabaram superando o Flamengo. Os mineiros derrotaram a rebaixada Portuguesa (4-1), e já confirmaram a permanência do técnico Adílson Batista para 2009. O Palmeiras se garantiu na fase preliminar do torneio sul-americano, perdendo em casa para o Botafogo (0-1). Uma despedida de certa forma melancólica para quem sonhava com o título do Brasileirão.

O Palmeiras só se classificou graças à derrota do Flamengo, em Curitiba (22.019 pagantes), para o Atlético PR. Em grande duelo, os 5-3 em favor da equipe local livraram o clube, campeão brasileiro em 2001, da Série B. O hat-trick de Marcelinho Paraíba para o Fla não impediu a derrota rubro-negra - sem a vaga na Libertadores, é provável que o treinador Caio Júnior deixe o clube.

Na outra ponta da tabela, dia triste para Figueirense e Vasco. O Figueira viveu uma situação curiosa neste final de temporada: o técnico Pintado assumiu o time após a 35ª rodada, e venceu os três jogos restantes. No domingo, fez 3-1 no time reserva do Internacional, mas acabou não sendo suficiente para escapar da queda após sete anos na elite. O Figueirense ficou na dependência de uma vitória do Santos sobre o Náutico, o que não aconteceu: 0 a 0.

Tristeza do torcedor do Figueirense

Já o Vasco acabou derrotado pelo Vitória, por 0-2, em São Januário, e ficou distante cinco pontos de se salvar. Será a primeira vez do clube, agora presidido pelo ídolo dos anos 1980 Roberto Dinamite, na “Segundona”. Contra o Vitória, o time da Cruz de Malta tinha até dificuldades para trocar passes.

Decepção do agora ex-técnico do Vasco

Foi sem surpresa que os visitantes abriram o placar, aos 23 minutos: Marquinhos assistiu Leandro Domingues, que fuzilou e marcou. O Vasco passou a pressionar, mas não tinha forças de superar o goleiro reserva do Vitória, Gléguer. Na etapa final, Adriano definiu o rebaixamento vascaíno com o segundo gol dos baianos, aos 73’. Nesta partida, o atacante Edmundo despediu-se oficialmente do futebol aos 37 anos. Por fim, o Vasco anunciou a saída do técnico Renato Portaluppi.

O Campeonato Brasileiro acabou com três artilheiros: Kléber Pereira (Santos), Washington (Fluminense) e Keirrison (Coritiba), com 21 gols. A média de público pagante fechou em aproximadamente 17 mil torcedores.

Arbitragem
Segue a indefinição com relação a arbitragem no jogo Goiás e São Paulo. O árbitro Wagner Tardelli acabou afastado por suposta tentativa de suborno, sendo escalado o novato Jaílson Freitas. Fontes especulam que Tardelli - ou alguém usando seu nome - teria recebido bilhetes para o show da cantora Madonna, no Morumbi (!). A CBF manteve sua postura de explicar detalhes do fato durante esta semana.


Resultados da 38ª jornada do Campeonato Brasileiro 2008
Vasco - Vitória, 0-2 (Leandro Domingues 23’, Adriano 73’)
Santos - Náutico, 0-0
Sport - Coritiba, 4-3 (Wilson 6’, 45’, Durval 11’, 87’; Marlos 16’, Keirrison 30’, R. Mancha 77’)
Palmeiras - Botafogo, 0-1 (W. Paulista 49’)
Grêmio - Atlético MG, 2-0 (Tcheco 62’, Soares 82’)
Goiás - São Paulo FC, 0-1 (Borges 22’)
Fluminense - Ipatinga, 1-1 (Washington 78’; Adeílson 59’)
Atlético PR - Flamengo, 5-3 (Toró [p.b.] 12’, Rafael Moura 27’, Júlio Cesar 39’, Zé Antônio 74’, Alan Bahia 87’; M. Paraíba 35’, 43’, 90’)
Figueirense - Internacional, 3-1 (Marquinho 52’, Rafael Coelho 68’, C. Xavier 71’; Talles 22’)
Cruzeiro - Portuguesa, 4-1 (Thiago Ribeiro 57’, Vanderlei 58’, Fernandinho 82’, 85’; Athirson 34’)

Classificação

class_br38_desportugal

Vídeos

Goiás 0-1 São Paulo FC


Grêmio 2-0 Atlético MG


Palmeiras 0-1 Botafogo


Atlético PR 5-3 Flamengo


Júlio César 39' 3-1


Vasco 0-2 Vitória



Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) (fotos: Terra)

Página Inicial

2 comentários:

  1. O S.Paulo foi campeão mas fica a última imagem: golo final em fora de jogo claro.

    Quanto ao VASCO que volte rapido e mas estruturado.

    ResponderEliminar
  2. VASCO foi um time fraco o campeonato todo mereceu cair mas concerteza voltara ano que vem,jah gremio com sua torcida maravilhosa GERAL DO GRÊMIO novamente deu espetaculo cantou o jogo todo incentivou o time como smepre ,e ao final do jogo mesmo com a perda do campeonato cantou:GREMIO GREMIO SEREMOS CAMPEOES DA AMERICA...

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas