terça-feira, 18 de novembro de 2008

Liga Portuguesa (Sagres) : 8ª jornada - Leixões vence em Alvalade Sporting por 0-1 e lidera brilhantemente. Benfica e Porto vitoriosos

Roberto Sousa marcou em Alvalade e deu nova vitória ao Leixões e consequente 1ªlugar

Antes de tudo mais, queria justificar os meus habituais atrasos aos post´s da Liga Portuguesa pela seguinte razão: Se costumam ser clientes habituais do Desportugal devem notar que esta época desportiva tenho feito os post´s dos diversos campeonatos (incluindo a Liga Sagres) num único só, ou seja, com a crónica a todos os jogos da jornada em detrimento das crónicas individuais de Benfica, Sporting e FC Porto.

O problema é que a jornada nacional começa à sexta-feira e termina às segundas, quando não às terças-feiras, o que é uma aberração num campeonato com apenas 16 equipas. Afinal de contas os clubes venderam os seus direitos e "alma"à Sport TV, em detrimento do precioso $$, e estes fazem o calendário semanal como lhes apetece em função da sua grelha de programação.

Apesar desse contra-tempo, vale-me as ligas internacionais ou outras modalidades para fazer, e essas estão mais que concluídas, obviamente dou-lhes prioridade. Portanto, fica combinado que o post à jornada da Liga Portuguesa sairá apenas no final da rodada (como diz o Matheus - Brasileirão).

Quanto ao assunto principal deste fim-de-semana por cá, destaque mais uma vez para o grande LEIXÕES, que voltou a causar sensação ao vencer em Alvalade. O Dragão tinha sido já palco de feito e agora em Lisboa, um golo de Roberto Sousa (emprestado pelo Celta de Vigo) foi suficiente para o KO do Sporting. Foi a quarta vitória em outras tantas deslocações. Outra vez na casa de um candidato, ajudando a trazer de volta os fantasmas de Alvalade. O Leixões é líder antes de mais porque acredita sempre que pode ganhar, o que dá muito jeito.

Aconteça o que acontecer, José Mota será sempre uma das figuras desta edição da SuperLiga, a mais emocionante dos últimos anos. Outro sinal disso é o facto de os grandes ainda não terem conseguido ganhar todos na mesma jornada. É verdade que já se jogaram diversos clássicos, mas isso não explica tudo. Querem outro sinal? O melhor marcador da Liga Portuguesa actua numa equipa que só agora venceu pela primeira vez: William, do Paços de Ferreira.

Esta foi a jornada em que o Sporting caiu para fora dos lugares de acesso europeu e ficou a seis pontos do líder e a cinco do Benfica, a única equipa que continua sem perder. De resto, os encarnados jogaram apenas o suficiente para assegurar três pontos e ensaiar uma adaptação suave às novas ideias de Quique Flores. Destaque para o terceiro golo de Sidnei. O brasileiro parecia um defesa caro, saiu um goleador de preço muito razoável.

Por falar nisso, Lisandro Lopez regressou ao seu melhor. Foi a luz que guiou o campeão frente ao Vitória de Guimarães, com um golo e uma assistência. O jogo mais tranquilo do FC Porto esta época, muito porque o adversário se apresentou reverente. Os minhotos acabam a jornada na segunda metade da classificação, fortes candidatos a equipa mais aborrecida da prova. Um pouco de imaginação dava jeito. Já agora Manuel Cajuda devia rever o seu discurso. Já chega de dizer que a equipa está a crescer de jornada para jornada, quanto o óbvio, é o inverso.

Último destaque: o Nacional só venceu uma vez nas últimas cinco jornadas, o Marítimo ganhou quatro dos últimos desafios. As duas equipas da Madeira estão com os mesmos pontos do FC Porto, no terceiro lugar. Ninguém diria, antes do arranque da prova.

Sporting 0-1 Leixões: "Bébes" com o melhor arranque da sua história!

Moutinho perante golo do Leixões

Mora em Matosinhos a equipa do momento em Portugal e que já dá que falar pelo resto da Europa e América do Sul. Toda a gente quer saber, afinal, qual o segredo de um clube que ainda há seis anos se encontrava numa "rua escura", expressão um dia utilizada pelo treinador Carlos Carvalhal para se referir à 2.ª Divisão Nacional.
O primeiro ano no regresso ao principal escalão, ao fim de 19 anos, termina com uma permanência algo milagrosa (apenas 26 pontos em 30 jogos), mas que serviu de lição para a presente época em que os leixonenses estão a deixar toda a gente de boca aberta, com a liderança na Liga ao fim de oito jornadas e quando já defrontaram FC Porto, Sporting e Benfica.

Paulo Bento voltou a ter problemas com a escolha da sua linha defensiva. Daniel Carriço foi chamado à titularidade dadas as ausências de Caneira (castigo) e Tonel (lesão). O lado esquerdo foi entregue a Miguel Veloso que foi solução improvisada no onze leonino. No ataque, Postiga e Liedson tinham a missão de travar os líderes do campeonato.

O Sporting entrou melhor na partida conseguindo domínio territorial sobre os homens de Matosinhos e conseguindo assim as melhores oportunidades da primeira parte. Aos 15 minutos de jogo a pressão leonina intensificou-se e teve de ser Beto a segurar o nulo na sua baliza. Romagnoli apareceu completamente isolado na cara de Beto e o guardião desviou com o pé o que parecia ser um golo certo. Poucos minutos volvidos foi a vez de Postiga ter uma soberana ocasião, mas novamente Beto saiu melhor no lance. O técnico do Sporting decidiu mexer no seu onze retirando Rochemback, colocando Pedro Silva na esquerda e movimentando Miguel Veloso para o centro do terreno. A substituição foi infeliz já que 8 minutos volvidos e Pedro Silva foi forçado a abandonar o encontro por lesão dando o seu lugar a Grimi. O intervalo chegou com o nulo no marcador, mas com o Sporting a dominar o encontro. O Leixões mostrava a tranquilidade de ser líder do campeonato e trocava a bola com alguma tranquilidade.

No segundo tempo, o Leixões foi crescendo no campo e acreditando que poderia chegar ao golo. Hugo Morais avisou Rui Patrício aos 59 minutos com um bom remate de primeira. Aos 66 minutos, os forasteiros chegaram mesmo ao golo. Izmailov tentava sair da sua zona defensiva com a bola dominada e permitiu a Roberto Sousa roubar-lhe a bola e rematar de muito longe para a baliza de Rui Patrício. O remate saiu saltitante e o guardião leonino deixou o esférico passar por baixo da mão.

O Sporting apostou tudo que tinha colocando Yannick em campo e retirando o central Daniel Carriço. O jogo passou a ter sentido único com os leões a tentarem de todas as formas chegar ao golo. O Leixões explorava os contra-ataques e a dois minutos do final podia ter matado o jogo num lance de 2 para 1 que terminou num corte de Miguel Veloso. Já bem dentro do período de descontos, foi Zé Manuel que caminhou 30 metros com a bola e disparou violento remate contra o poste de Rui Patrício.Festa para os 2 mil adeptos que se deslocaram a Lisboa para ver o Leixões.

Benfica 1-0 Estrela da Amadora: 3 pontos em jogo triste!

Sidnei resolveu na Luz

O Benfica venceu o Estrela da Amadora por 1-0 num jogo muito apagado, até triste, dos encarnados. O único golo do encontro foi apontado por Sidnei no início do 2º tempo, num remate de pé esquerdo após uma assistência de Nuno Gomes.

Quique Flores surpreendeu ao deixar Reyes fora do onze encarnado. Esta opção deveu-se à utilização do losango com Katsouranis, Yebda, Carlos Martins e Aimar no vertice superior. A dupla de avançados escolhida pelo técnico espanhol foi Nuno Gomes e o hondurenho David Suazo.
O Benfica entrou algo apático no jogo, o Estrela mostrou muita solidez defensiva e não permitiu aos encarnados criar grandes ocasiões de perigo. Durante todo o primeiro tempo a melhor ocasião esteve nos pés de Suazo, mas o avançado rematou por cima da barra. Do outro lado, Quim teve pouco trabalho, mas ainda assim teve de se aplicar para evitar que Nuno Coelho fizesse o golo num desvio de cabeça. O resultado ao intervalo justificava-se plenamente devido à inoperância benfiquista no último terço do terreno.

Sidnei rematava para o 1-0

Logo no arranque do segundo tempo o Benfica chegou à vantagem. Aimar serviu Nuno Gomes, e o capitão encarnado, de costas para a baliza, serviu o central Sidnei que rematou para novo golo no campeonato. Sidnei que tem vindo a destacar-se nas acções ofensivas volta a marcar para o campeonato como já o tinha feito diante do Sporting e do Guimarães.

Quando seria natural que o Benfica fosse em busca do golo da tranquilidade, o golo caiu numa certa apatia e distante das balizas de ambas as equipas. Quique foi realizando algumas substituições, mas sempre colocando homens para as mesmas posições, ou para posições ligeiramente mais defensivas. Até final o jogo caiu em ritmo muito lento, só animado pela busca do golo do Est. Amadora no período de descontos.

FC Porto 2-0 Vitória de Guimarães: Melhor exibição azul e branca na Liga!

Lisandro abriu o activo

O FC Porto venceu em casa o Vitória de Guimarães por 2-0 e regressa assim às vitórias depois de duas derrotas consecutivas. Depois de um primeiro tempo de sentido único em que os dragões não foram felizes, surgiram os golos na segunda metade com Lisandro a quebrar o enguiço e Farias a confirmar a vitória a dois minutos do final. Os portistas dão um grande pontapé na crise ao conquistar a 3ª vitória consecutiva nas 3 frentes em que estão envolvidos.

O FC Porto entrou dominador na partida. Logo nos primeiros minutos percebeu-se a mentalidade dos portistas em chegar rapidamente ao golo. Apesar de um primeiro tempo com os dragões sempre perto da baliza, os golos não surgiram. Rodriguez e Lisandro estiveram mesmo na cara de Nilson, mas o guardião levou a melhor em ambas as ocasiões. O empate ao intervalo castigava a ineficácia dos azuis e brancos que não conseguiam materializar a clara superioridade que demonstravam em campo.

Lucho com novo Look entre vimaranenses

No segundo tempo, o Porto entrou um pouco mais lento e sem conseguir chegar com a mesma frequência da primeira metade. Foi numa jogada de insistência que os dragões chegaram ao golo. Raúl Meireles cruza da esquerda com precisão encontrando um estranhamente solto Lisandro que aproveita a ocasião e cabeceia colocado junto ao poste esquerdo de Nilson.

O dragão explodiu em festa e o Porto ganhou a tranquilidade que necessitava. A vitória foi confirmada já perto do minuto 90, com Farias a ser isolado na zona central por Lisandro, e diante de Nilson a colocar a bola no fundo da baliza. Primeiro golos do argentino na prova, e confirmação dos 3 pontos para a equipa da casa. No centésimo jogo de Jesualdo Ferreira como treinador dos azuis e brancos, o técnico conquista a sua vitória 50 e coloca o FC Porto na rota dos triunfos com 3 vitórias consecutivas.

Outros jogos

Um golo solitário de Meyong na recepção ao Vitória de Setúbal permitiu ao Braga ascender ao sétimo lugar da Liga, com a sua segunda vitória caseira do campeonato, a terceira em toda a competição. Perante uma equipa sadina que sofreu a sua primeira derrota no estádio dos bracarenses.

O Paços de Ferreira conquistou a sua primeira vitória na Liga, ao bater em casa a Naval, por 2-1, resultado que permitiu à equipa da capital do Móvel abandonar o último lugar do campeonato. O final da primeira parte ficou marcado pelos três golos que acabariam por ditar o resultado final, activo aberto por Bolívia, a dois minutos do final. A formação da casa respondeu logo a seguir por Paulo Sousa num remete frontal fora da área e quando os pacenses ainda festejavam o empate chegaram mesmo à vantagem, agora num remate colocado de William.

No Funchal, o Nacional não foi além de um nulo na recepção ao Rio Ave, o que impediu os madeirenses de recuperarem o terceiro lugar do campeonato.
O Belenenses conseguiu a primeira vitória ao vencer por 1-0 frente à Académica, que continua sem ganhar fora de casa, após a conclusão da oitava jornada.Um golo do brasileiro Vinicius, aos 15 minutos, na conclusão de uma jogada de combinação com José Pedro, bastou para fazer o resultado. De salientar os 6000 adeptos no estádio do Restelo e a festa final de Jaime Pacheco.

Resultados da 8ª jornada da Liga Portuguesa - Liga Sagres 2008/2009

Benfica - Estrela da Amadora, 1-0 (Sidnei 51')
Sporting - Leixões, 0-1 (Roberto Sousa 65')
FC Porto - Vitória de Guimarães, 2-0 (Lisandro 65' e Farías 88')
Sp.Braga - Vitória de Setúbal, 1-0 (Meyong 30')
Paços de Ferreira - Naval 1º. de Maio, 2-1 (Paulo Sousa 43' e William 45'; Bolívia 16')
Nacional da Madeira - Rio Ave, 0-0
Trofense - Marítimo, 0-2 (Djalma 61', Olberdam 70')
Belenenses - Académica, 1-0 (Vinícius 15')

Classificação da Liga Portuguesa (Liga Sagres) 2008/2009

Tabela classificativa em Portugal

Vídeos

Sporting 0-1 Leixões
Roberto Sousa


Benfica 1-0 Estrela da Amadora
Sidnei


FC Porto 2-0 Vitória de Guimarães

Lisandro Lopez
Ernesto Farias


Trofense 0-2 Maritimo
Djalma
Olberdam


Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

1 comentário:

  1. O Leixoes está a ser uma agradavel surpresa. Acompanhei os jogos de pre-temporada em torneios como o de Braga e nessa altura fiquei céptico sobre a qualidade dessa equipa, certo é que Jose Mota fez uma trabalho de louvar e estão com mérito no 1 lugar.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas