quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Liga dos Campeões : Resultados da 5ª jornada - FC Porto vence na Turquia e apura-se para os Oitavos. Barcelona goleia Sporting em Alvalade

Lisandro bisou e garantiu apuramento do FC Porto

A penúltima jornada da Liga dos Campeões 2008/2009 foi excelente para o FC Porto, que relembre-se, esteve à passagem da terceira jornada quase arredado da fase final, mas dois jogos vitoriosos em Kiev e Istambul, acabaram por premiar o esforço e a crença no objectivo oitavos-de-final. Esta vitória dos campeões nacionais no campo do Fenerbahçe, por 1-2, permite o apuramento inédito de duas equipas portuguesas na fase a eliminar, mas que terão agora de jogar ao mais alto nível se quiserem seguir mais um pouco. Este meu último ponto, vai directamente para o Sporting, que ontem deu uma péssima imagem frente ao Barcelona, saindo goleado por 2-5, num jogo realizado em Alvalade. De acrescentar, que esta foi a maior derrota dos leões em casa em provas europeias.

Fenerbahçe 1-2 FC Porto: Lisandro espelhou alma portista!

Festa portista na Turquia

Uma das grandes qualidades que admiro no FC Porto, é a sua capacidade de sofrimento e acreditar que é sempre possível. Este sentimento foi transportado para a Turquia e valeu uma precisoa vitória por 1-2 num estádio complicado como é o do Fenerbahçe.

É o terceiro apuramento consecutivo do Porto para os oitavos de final,sempre sob comando de Jesualdo Ferreira, sendo que até o primeiro lugar do grupo está em aberto, bastando vencer o Arsenal na recepção no Dragão no dia 10 de Dezembro.
Seja como for, os portistas já garantiram 9,4 milhões de euros, Champions, 2,2 milhões de euros dos quais como prémio de apuramento para a fase seguinte.

Sem surpresa, Jesualdo Ferreira apostou em Fucile como defesa direito e optou por colocar Pedro Emanuel a defesa esquerdo em detrimento de Lino. No meio-campo, Tomás Costa foi o substituto natural do castigado Lucho González, enquanto na frente Hulk juntou-se aos habituais titulares Lisandro e Rodriguez. Os primeiros minutos do jogo criaram a ideia que o Porto teria uma noite complicada. O Fenerbahçe entrou forte, esteve perto de marcar, mas os dragões, mostrando muito equilibrio, conseguiram responder e marcar dois golos, antes da primeira meia-hora de jogo. Uma vantagem de luxo, que lhe permitiu assumir o controlo dos acontecimentos.

O internacional argentino Lisandro López foi a personagem principal do filme. Bisou bem ao seu estilo e os números não subiram ainda mais antes do intervalo porque Tomás Costa, num belo chapéu acertou no poste. No recomeço, o FC Porto apanhou um susto logo na primeira jogada e acabou mesmo por sofrer um golo a meio do segundo tempo num ressalto infeliz de Bruno Alves, após remate do melhor jogador do Fenerbahçe Kazim Kazim.

Os portistas sentiram o perigo e Jesualdo mexeu bem na equipa, com Mariano González e Pelé a manterem os turcos sob pressão. Apesar do esforço adversário, os azuis e brancos seguraram com inteligência uma preciosa vantagem que garantiu o apuramento e um belo cheque.

Sporting 2-5 Barcelona: Apenas 4 minutos de Leão!

Messi marcava para Barcelona

O Barcelona confirmou o estatuto de favorito no grupo C da Liga dos Campeões e bateu o Sporting por 2-5. Antes do encontro, a equipa de Paulo Bento ainda mantinha o primeiro lugar em aberto, mas entrou em jogo com demasiado receio da equipa catalã.

Com Lionel Messi no onze, o Barcelona teve espaços para fazer tudo o que queria e aos 17 minutos já vencia por 0-2, com golos de Thierry Henry e Piqué. No lado do Sporting, apenas Yannick Djaló conseguia imprimir velocidade ao ataque, mas Victor Valdés não foi mais do que um espectador durante o primeiro tempo.Sem grande surpresa, o Barcelona foi para o intervalo a vencer por 0-2 e a tarefa dos «leões» não se afigurava nada fácil.

Para a segunda parte o Paulo Bento fez entrar Derlei para o lugar de Romagnoli, numa tentativa de dar mais apoio a Liedson na frente de ataque. Mas o Sporting nem teve tempo de importunar a equipa contrária, pois aos 49 minutos Messi apontava o terceiro golo catalão. Anderson Polga toca a bola com a mão à entrada da área, e Daniel Alves marca o livre rapidamente e isola Messi que não tem dificuldade em bater Rui Patrício.

Veloso fazia o 1-3 de livre

E no espaço de dois minutos, aconteceram três golos. À passagem do minuto 65, o Sporting reduz a desvantagem por intermédio de Miguel Veloso na cobrança de livre directo, a castigar uma mão na bola realizada por um defesa catalão. No minuto seguinte, Liedson aproveita uma desatenção da defensiva contrária e surge isolado à entrada da área e bate Victor Valdes. Este golo parecia que colocava outra vez o Sporting na luta pela vitória, mas na jogada seguinte o Barcelona aponta o quarto golo, num lance infeliz de Marco Caneira que na tentativa de evitar que Pedrito chegasse à bola, coloca-a na sua prórpia baliza.

E num ápice o Barcelona voltava a ter uma vantagem confortável, que passados cinco minutos iria ser aumentada, com Rui Patrício a derrubar Bojan, num lance que deixa bastante dúvidas, na área e o árbitro italiano a assinalar a grande penalidade e a expulsar o guarda-redes português. Chamado à conversão, Bojan consegue bater Tiago, que entrou para o lugar do sacrificado Djaló, e apontou o quinto golo catalão.

Os números finais puros e duros confirmam a total superioridade do Barcelona sobre o Sporting no Estádio José de Alvalade. Mesmo descontando a arte de Lionel Messi e companhia, as estatísticas, proporcionadas pela UEFA, colocam em evidência a maior força dos catalães sobre a equipa de Paulo Bento. A começar pela posse de bola com uma diferença que chegou a ser avassaladora na primeira parte. No final, os números revelam que o Barça conquistou 58 por cento de posso de bola, isto é, teve a bola nos pés durante mais nove minutos do que os leões (25m53s contra 34m56s).

Com mais bola é natural que o Barcelona também se tenha destacado no capítulo dos remates: catorze contra oito do Sporting. No entanto, nos remates direccionados à baliza, a equipa de Alvalade até conseguiu equilibrar as contas com seis contra sete dos catalães. Mas olhando para o resultado final, não é difícil depreender qual a equipa mais eficaz, mesmo contando um ou dois auto-golos para a equipa de Alvalade.

Nos outros jogos da 5ª jornada da Champions League

Sarriegi dava vitoria ao Panathinaikos em Sao Siro

No Grupo A, o Chelsea não foi além de um empate na visita a Bordéus. Depois de uma primeira parte desinteressante, a equipa de Scolari surgiu transfigurada e chegou ao golo por intermédio de Anelka (60´). Já perto do final, Alou Diarra empatou para a formação francesa (83´), minutos antes de Frank Lampard ver o cartão vermelho por acumulação de amarelos. Na Roménia, a lei do mais forte prevaleceu a Roma “vingou” a derrota em pleno Olímpico, batendo o Cluj por 1-3. Mateo Brighi (11´e 64´) e Totti (23´) fizeram os golos da Roma, e Koné fez o tento de honra do Cluj (30´). A Roma é agora líder do grupo.

No Grupo B, a surpresa da noite chegou de Milão, onde o Inter de Mourinho foi surpreendido pelo Panathinaikos por 0-1. Um golo de Sarriegi, aos 67 minutos, foi suficiente para causar o escândalo em Milão. No outro jogo do grupo, Anorthosis Famagusta até esteve a vencer por 2-0, mas permitiu o empate à equipa alemã, sendo que o segundo golo foi apontado por Hugo Almeida, ele que até teve oportunidade flagrante para bisar e dar a vitória aos alemães a terminar.

No Grupo C, foi noite de goleadas. Além do triunfo do Barcelona em Alvalade por 2-5, o Shakhtar Donetsk recebeu e bateu o Basileia por 5-0, numa noite de sonho do brasileiro Jadson, autor de um «hat-trick».

No Grupo D, os favoritos venceram os respectivos jogos. Em Madrid, com o Vicente Calderón despido de público (suspensão da UEFA), Simão abriu o activo para os «colchoneros» logo aos 14 minutos. Aos 28, Maxi Rodríguez dobrou a vantagem espanhola, que se manteria até ao intervalo. No reatamento, o PSV Eindhoven reduziu por intermédio Koevermans, mas não passaria disso mesmo. Em Liverpool, um tento solitário do capitão Steven Gerrard foi o suficiente para os «reds» baterem o Marselha.

Simão marcava golo ao PSV

Na terça-feira, Manchester United, Villarreal, Lyon, Bayern de Munique, Arsenal, FC Porto, Juventus e Real Madrid qualificaram-se para os oitavos-de-final, não deixando margens de surpresa para a última ronda.

No Grupo E, Villarreal e Manchester United limitaram-se a repetir os resultados dos anteriores três encontros para a Champions League: o 0-0. Cristiano Ronaldo foi titular e vitíma de uma entrada durissíma que valeu a expulsão a Capdevilla. No outro jogo, o Celtic repetiu a sina de não vencer fora de casa. Robson colocou os escoceses na frente, mas o Aaborg deu a volta ao resultado , atirando o Celtic para fora das competições europeias esta temporada.

Em Itália, o Lyon não deu hipóteses à Fiorentina, tendo marcado por Makoun e Benzema, de nada valendo o golo de Gilardino. O Bayern despachou o Steaua, com Semedo e Tiago Gomes no segundo tempo, com bis de Klose e um golo de Luca Toni.

O Arsenal vai discutir o primeiro lugar do Grupo F no Dragão depois ter ter vencido a custo o Dínamo de Kiev por 1-0, graças a um golo do dinamarquês Bendtner.
Finalmente no gelo de Borisov, o Real Madrid com Pepe a titular, marcou cedo por Raúl (igualou Filippo Inzaghi como melhor marcador na Champions) geriu o resultado até final. Na outra partida o Zenit de Danny, não foi além de um empate a zero com a Juventus, garantindo um mal menor: a passagem à Taça UEFA onde vai defender o título de campeão da época 2007/2008.

Resultados da 5ª jornada da Liga dos Campeões 2008/2009

Grupo A

Bordéus - Chelsea, 1-1 (Diarra 84'; Anelka 61')
Cluj - Roma, 1-3 (Kone 27'; Brighi 10' e 64', Totti 22', )

Grupo B

Inter de Milão - Panathinaikos, 0-1 (Sariegi 69')
Anorthosis - Werder Bremen, 2-2 (Nikolaou 63', Sávio 69'; Diego 72' g.p. e Hugo Almeida 88')

Grupo C

Shakhtar Donetsk - Basileia, 5-0 (Jadson 31', 65' e 73', Willian 50', Seleznov 75')
Sporting - Barcelona, 2-5 (Miguel Veloso 65', Liedson 66'; Henry 14', Piqué 17', Messi 49', Caneira 67' p.b., Krkic 73' g.p.)

Grupo D

Atlético de Madrid - PSV, 2-1 (Simão 13', Maxi Rodriguez 27'; Koevermans 47')
Liverpool - Marselha, 1-0 (Gerrard 22')

Grupo E

Villarreal - Manchester United, 0-0
Aalborg - Celtic, 2-1 (Caca 73' e Caldwell 87' p.b; Robson 53')

Grupo F

Bayern Munique - Steaua Bucareste, 3-0 (Klose 57' e 72' e Toni 61')
Fiorentina - Lyon, 1-2 (Gilardino 44'; Makoun 14' e Benzema 27')

Grupo G

Fenerbahçe - FC Porto, 1-2 (Kazim Kazim 63'; Lisandro 19' e 28')
Arsenal - Dínamo Kiev, 1-0 (Bendtner 87')

Grupo H

Zenit - Juventus, 0-0
BATE - Real Madrid, 0-1 (Raul 6')

Vídeo

Todos os golos da 5ª jornada da Liga dos Campeões 2008/2009 (quarta-feira)


Todos os golos da 5ª jornada da Liga dos Campeões 2008/2009 (terça-feira)



Add to Technorati Favorites

Fotos: Fox

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas