terça-feira, 25 de novembro de 2008

Brasileirão: 36ª jornada - Campeão (quase) definido.

Debaixo de chuva, SP venceu outra

A 36ª jornada do Campeonato Brasileiro praticamente definiu o campeão da temporada. Ou melhor, hexacampeão (pela terceira vez consecutiva). O São Paulo FC cumpriu seu papel, bateu o Vasco por 1-2, enquanto o Grêmio levou 4-2 do Vitória. Com apenas dois jogos por fazer, a diferença entre eles agora é de quase irreversíveis cinco pontos.

Por sua vez, Ipatinga, Portuguesa e Vasco complicaram-se e viram mais reduzidas suas chances de permanecer na Série A. Principalmente o primeiro, distante seis pontos do primeiro livre da queda.

No estádio São Januário, o São Paulo comandado por Muricy Ramalho venceu e agora depende apenas de um novo triunfo, domingo, recebendo o Fluminense, para comemorar o terceiro título em seqüência. Contra o Vasco, começou em cima e sem surpresas abriu o placar aos 21 minutos, em bela cobrança de falta de Jorge Wagner.

O Vasco reagiu e pouco depois encontrou o empate, num chute de Madson que desviou na zaga e enganou Rogério Ceni. Porém, já no início da etapa final, os paulistas ficaram novamente em vantagem: após escanteio, a bola sobrou com Hugo, que fuzilou, 2 a 1. A partir daí, várias oportunidades para ambos os lados, em especial o Vasco. Na principal, o veterano Edmundo chutou por cima, livre, na entrada da pequena área. Com a derrota, os vascaínos dependem de vitórias contra Coritiba e Vitória para terem chances de escapar da Série B.

Por outro lado, a situação ficou mais tranqüila para o São Paulo com a derrota do Grêmio para o Vitória, em Salvador. Os visitantes começaram melhor e abriram o placar num “auto-golo” de Anderson Martins, e ainda perderam belas chances de ampliar. O castigo veio no segundo tempo. Em 30 minutos, o Grêmio teve um expulso (Amaral) e levou quatro gols, praticamente encerrando o sonho de um título que não vem há doze anos.

Noutro grande jogo, o Cruzeiro superou o Flamengo por 3-2, no Mineirão, voltando ao “G4”. A Raposa dominou o primeiro tempo, e meteu uma bola na trave aos 23’. Aos 33 minutos não teve jeito. Ramires deu bela assistência para Fernandinho abrir o placar. O Flamengo acordou apenas no segundo tempo, e num dos primeiros ataques com perigo, empatou: Marcelinho Paraíba cruzou e Ibson marcou.


Cruzeiro fez 3-2 no Fla

Entretanto, os mineiros saltaram à frente novamente, desta vez com Thiago Ribeiro. Após passe de Fernandinho, ele superou o goleiro Bruno. Minutos depois, outro empate, agora com gol de Obina, 2-2. E, aos 80’, Ramires recebeu livre e apenas tirou do goleiro, selando a vitória do time local.

Nos acréscimos, o Flamengo reclamou demais de um suposto pênalti sofrido por Diego Tardelli. O árbitro Carlos Simon não marcou, e ainda expulsou o flamenguista por reclamação. Polêmicas para a semana toda...

Quem também segue na luta por vaga na Taça Libertadores é o Palmeiras. Com tranqüilidade, o Verdão ganhou do Ipatinga (2-0) e pulou para o quarto lugar. Já o Ipatinga precisa de um milagre para não cair. Terá de vencer Grêmio e Fluminense e ainda torcer para tropeços dos times que estão acima.

Perto da chamada Segundona está também a Portuguesa. No sábado, a Lusa perdeu muitos gols, não conseguindo superar o inspirado goleiro Harlei, e acabou empatando com o Goiás. Complicou de vez para o time do presidente Manuel da Lupa. Ameaçados ainda estão Fluminense (venceu o Inter), Santos (levou 5 do Coritiba, com quatro gols de Keirrison) e Atlético PR (empatou na casa do Botafogo).


Resultados da 36ª jornada do Campeonato Brasileiro 2008
Portuguesa - Goiás, 0-0
Coritiba - Santos, 5-1 (Keirrison 26’, 47’, 75’, 80’, Ariel 69’; Molina 55’)
Botafogo - Atlético PR, 2-2 (Lúcio Flávio 22’, Zárate 64’; Alan Bahia 61’, Oldoni 73’)
Vasco - São Paulo FC, 1-2 (Madson 30’; Wagner 21’, Hugo 48’)
Cruzeiro - Flamengo, 3-2 (Fernandinho 33’, Thiago 65’, Ramires 85’; Ibson 55’, Obina 72’)
Vitória - Grêmio, 4-2 (L. Domingues 49’, Willians 62’, Jackson 70’, M. Cordeiro 74’; Anderson Martins [p.b.] 25’, Souza 90’)
Sport - Atlético MG, 3-0 (Durval 83’, Ciro 85’, 89’)
Internacional - Fluminense, 0-2 (Romeu 15’, Washington 66’)
Palmeiras - Ipatinga, 2-0 (Kléber 13’, Pierre 37’)

Classificação

class_br36_desportugal

Vídeos

Vasco 1-2 São Paulo FC


Vitória 4-2 Grêmio


Cruzeiro 3-2 Flamengo


Palmeiras 2-0 Ipatinga


Coritiba 5-1 Santos



Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) (fotos: Terra)

Página Inicial

1 comentário:

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas