segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Brasileirão: 34ª jornada - São Paulo e Grêmio acirram disputa.

São Paulo, de J. Wagner, venceu novamente

O São Paulo manteve a liderança do Campeonato Brasileiro com uma suada vitória contra a Portuguesa, no Canindé, pela 34ª jornada. Faltando quatro jogos para cada equipe, o atual bicampeão tem 65 pontos, dois a frente do Grêmio, que venceu pela segunda vez em sua história o Palmeiras fora de casa.

No sábado, o São Paulo sofreu contra a Lusa, ameaçada seriamente de cair (19.744 “adeptos” no estádio). O Tricolor do Morumbi saiu na frente, com um gol oportunista de Borges, aos 8’: ele aproveitou falha do arqueiro Gottardi e empurrou para as redes. A Portuguesa não se intimidou e partiu para o ataque. Foi recompensada aos 41’, com gol de Jonas, chutando rasteiro. Porém, já nos descontos da primeira etapa, um lançamento do goleiro Rogério Ceni virou gol. A bola sobrou com Borges, que tabelou com Dagoberto e marcou o segundo tento são-paulino.

No segundo tempo, os visitantes optaram por defender-se em demasia, e acabaram levando o castigo aos 72 minutos. Héverton cruzou e Jonas bisou, 2 a 2. Mas o São Paulo mostrou que está mesmo com “sorte de campeão”, pois minutos depois voltou a ficar em vantagem. Após escanteio, Zé Luís subiu mais que os defensores rivais e decretou o triunfo de seu time. E, aos 93’, outro golpe de sorte, pois Edno, na frente de Ceni, mandou a bola no travessão. Fim de jogo e festa dos visitantes.

No jogo que talvez fosse o mais esperado da jornada, Palmeiras e Grêmio realizaram um cotejo truncado, com muitas faltas. No Palestra Itália para 26.025 espectadores, as melhores chances da partida foram dos gaúchos. Marcel (chutou para fora), Souza e Reinaldo (defesas de Marcos) arriscaram, mas não conseguiram nada no primeiro tempo. Do lado verde, uma única oportunidade clara, mas Victor espalmou uma cobrança de falta de longe.

Jogadores comemoram vitória do Grêmio

A etapa derradeira teve ainda mais faltas pelos dois lados. E, numa delas, Tcheco bateu rápido, avançou com a bola, cruzou e a bola entrou direto: 1 a 0. O Palmeiras partiu desesperadamente para o ataque, até com o arqueiro Marcos (foi para o ataque quatro vezes, uma delas com o jogo em andamento). Aos 90’, Jean ainda foi expulso, mas nada impediu a vitória gremista em São Paulo.

O Cruzeiro também se manteve na luta pela taça com a vitória sobre o Fluminense, que segue perto da zona de queda. Num Mineirão para 16.345 pagantes, a Raposa pressionou do início ao fim, mas invariavelmente parando nas defesas de Fernando Henrique. Menos aos 65 minutos, quando Ramires cabeceou bem um cruzamento da esquerda e definiu o escore.

Quem também se manteve com sonho de título foi o Flamengo. O Rubro-Negro atuou mal, porém conseguiu vencer o desanimado Botafogo por 1-0, num tardio gol de Kleberson, de pênalti (83’). Afora isso, pouco a falar do jogo, igualmente muito truncado e pouco jogado.

Na luta para não cair, o Vasco somou seu décimo ponto nos últimos 12 disputados, batendo o Vasco por 1-0. O único gol veio num pênalti discutível, cobrado muito bem por Edmundo.
Já o Atlético PR conquistou um belo resultado vencendo o Figueirense fora de casa, resultado que afundou ainda mais o Figueira. O Náutico somou um ponto na visita ao Coritiba, enquanto o Ipatinga parece já ter atirado a toalha, caindo para o time reserva do Internacional.

Falando no Figueirense, confirmamos aqui a derrota deste time para o Fluminense, naquele jogo paralisado pela falta de luz. As equipes voltaram a campo na quarta-feira, mas debaixo de forte chuva o resultado de 1 a 0 para o Flu se manteve. Na próxima jornada, o Figueira visita o São Paulo - o Grêmio recebe o Coritiba.

Também na quarta-feira, o Internacional vai ao México pegar o Chivas, na primeira partida das semifinais da Copa Sul-Americana. O Inter avançou no último meio de semana vencendo os reservas do Boca Juniors na Argentina (1-2). Palmeiras e Botafogo foram eliminados.


Resultados da 34ª jornada do Campeonato Brasileiro 2008
Vasco - Santos, 1-0 (Edmundo 71’)
Portuguesa - São Paulo FC, 2-3 (Jonas 41’, 70’; Borges 8’, 45’, Zé Luís 87’)
Figueirense - Atlético PR, 0-2 (Alan Bahia 23’, Rafael Moura 61’)
Palmeiras - Grêmio, 0-1 (Tcheco 72’)
Sport - Goiás, 2-1 (César 20’, Roger 23’; Fahel 34’)
Coritiba - Náutico, 0-0
Cruzeiro - Fluminense, 1-0 (Ramires 65’)
Internacional - Ipatinga, 4-0 (Andrezinho 19’, Taison 26’, Sandro 36’, Guto 60’)
Vitória - Atlético MG, 0-1 (Pedro Paulo 77’)
Botafogo - Flamengo, 0-1 (Kleberson 83’)

Classificação

class_br34_desportugal

Vídeos

Portuguesa 2-3 São Paulo FC


Palmeiras 0-1 Grêmio


Cruzeiro 1-0 Fluminense


Botafogo 0-1 Flamengo


Vasco 1-0 Santos



Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) (fotos: Terra)

Página Inicial

1 comentário:

  1. Muita emoção nesse brasileirão esta temporada. A minha aposta para campeão vai para o Gremio, porque pelo que já estive a ver do que resta, parece ter a tarefa, ou seja, o calendário final mais facilitado.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas