sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Taça UEFA : Resultados da 1ª jornada - Braga goleia Portsmouth por 3-0 e Benfica empata na Alemanha 1-1 frente ao Hertha de Berlim

Luis Aguiar festejava perante a cara desgostosa de Harry Redknapp

Depois da derrota do FC Porto na terça-feira, muitos temiam uma semana negra dos clubes portugueses nas competições europeias, mas contra os "velhos do restelo" nada melhor que contraiar o velho fado. O Sporting deu o exemplo na quarta-feira, e ontem na Taça UEFA o Sporting de Braga fez uma das suas melhores exibições europeias de sempre goleando uma equipa da PremierLeague (afinal eles não são imbativeis) , e por fim, um empate fora do Benfica na madrasta Alemanha (Benfica nunca venceu em terras germânicas).

Nos outros jogos, destaque para a vitória do AC Milan na Holanda frente Heerenveen por 1-3, equipa que tinha afastado o Vitória de Setúbal. Os rossoneri grandes favoritos à conquista da Taça UEFA 2008/2009 tentam vencer este troféu pela primeira vez na sua história. Recorde-se que no próximo jogo o Braga viaja até ao mitíco Giuseppe Meazza.

Os turcos do Galatasaray de Fernando Meira receberam os gregos do Olympiacos, vencendo estes por 1-0, com o golo a ser apontado pelo ex-Liverpool Kewell. No próximo jogo, a equipa do internacional português viaja até ao Estádio da Luz na condição de líder.

Nos restantes jogos, destaque para mais uma derrota do Tottenham de Juande Ramos, que deve estar prestes a sair da equipa de Londres. Actualmente são últimos na Liga Inglesa e têm o recorde negativo de derrotas em ínicio de temporada no histórico da Premiership.

De resto, nota para a pesada derrota do Deportivo de Zé Castro no estádio do CSKA de Moscovo por 3-0, e por idêntico resultado do sofrivel Feyenoord em Nancy. Com cheirinho a Champions, o Sevilha bateu o Estugarda por 2-0.

Sp. Braga 3-0 Portsmouth: Exemplo português a seguir!

David James voava mas nao apanhava

O Sporting de Braga entrou muito bem na fase de grupos da Taça UEFA, ao golear em casa os ingleses do Portsmouth por 3-0, na primeira jornada do Grupo E. Só para terem uma ideia do trajecto europeu dos minhotos esta temporada - 7 jogos = 7 vitórias (incluindo Intertoto).

Habitual cliente desta etapa europeia, os arsenalistas fizeram um excelente jogo e venceram com justiça, com golos de Luís Aguiar, Rentería e Alan, um trio com ligações ao FC Porto – o primeiro pertenceu aos quadros do dragão e os outros estão emprestados ao Sp. Braga. Os arsenalistas entraram bem e aos oito minutos já estavam a vencer, através de um grande golo de Luís Aguiar na sequência de um livre directo. A equipa de Jorge Jesus embalava para uma grande primeira parte. Os ingleses ainda reagiram. A altura de Crouch e a velocidade de Defoe causaram embaraços ao Sp. Braga, valendo, à meia hora, duas boas intervenções de Eduardo, quando Defoe tinha tudo para empatar.

Alan marcava

Os bracarenses conseguiram entrar ainda melhor no segundo tempo, pois só precisaram de dois minutos para voltar amarcar. Vandinho recuperou bem uma bola, serviu Luís Aguiar e o uruguaio lançou Rentería.O colombiano fugiu à defesa inglesa e rematou cruzado para o 2-0.

A reacção do Portsmouth não foi a melhor, apesar das dúvidas num golo anulado a Diop (59’). Mas a noite era minhota e perto do fim Alan elevou para 3-0, após uma jogada de Paulo César. Um defesa inglês desviou a bola para o poste e depois surgiu Alan a fechar a contagem. Era o delírio e o confirmar de um triunfo saboroso, que vingou o afastamento do vizinho e rival Vitória de Guimarães. O Braga continua sem sofrer golos na prova e agora segue-se a visita ao AC Milan, que venceu em Heerenveen por 1-3

Hertha 1-1 Benfica: Empate sofrido!

Festa do golo do Benfica em Berlim

O Benfica continua sem conseguir vencer na Alemanha, mas pode dar-se por muito feliz com o empate alcançado ontem frente ao Hertha Berlim na estreia na fase de grupos da Taça UEFA. Apesar do pânico lançado pelos germânicos, Quique Flores deve ter saído satisfeito, pois uma igualdade fora nesta prova é meio caminho andado para seguir em frente.

O jogo no Olímpico de Berlim, o estádio onde Zidane deu a célebre cabeçada a Materazzi, começou logo com uma enorme contrariedade para o Benfica. Yebda lesionou-se no aquecimento e Binya entrou para o lugar do médio francês. Quique Flores surpreendeu com a titularidade de Di María no lugar de Carlos Martins, uma aposta que tinha como objectivo uma equipa mais ofensiva... mas que nem sempre resultou.

Di Maria fazia o 0-1 em Berlim

O Benfica dos primeiros minutos até prometeu. Di María e Reyes trocaram de corredor e o argentino parecia que ia finalmente provar que não é só na selecção do seu país que joga bem. Mas foi só fogo de vista. A águia durou 15 minutos. A equipa de Quique Flores recuou, o meio-campo perdia bolas incríveis, o ataque quase não existia e o Hertha começava a acreditar. Voronin era um diabo à solta e colocava os cabelos em pé aos laterais e aos centrais. Valeu nesta altura de maior aperto a concentração de Luisão e a atenção de Quim. Era um Benfica perdido e à deriva.

Pantelic fazia o empate

Quique mexeu (e bem) ao intervalo, tirando Cardozo (uma nulidade) e colocando Suazo. E os efeitos foram quase imediatos, com o hondurenho a ganhar uma bola no meio-campo que resultou no golo de Di María a passe de Nuno Gomes. Curiosamente, o argentino voltou a marcar na Alemanha – o único golo que tinha ao serviço do Benfica foi precisamente em Nuremberga. Só que o Hertha continuou a criar perigo junto da área do Benfica, às vezes até com situações de autêntico pânico. E acabou por ser premiado com o golo do empate, obra de Pantelic com uma ajudinha de Maxi Pereira. Justo, diga-se. Até ao final, o jogador sérvio que saltou do banco ainda tentou fazer mais estragos. Mas o empate acabou por prevalecer.

Resultados da 1ª jornada da fase de grupos da Taça UEFA 2008/2009

Grupo A

Schalke 04 - Paris SG, 3-1 (Mabiala 12' p.b., Kuranyi 38' e Halil Altintop 69'; Chantôme 90')
Twente - Racing Santander, 1-0 (Denneboom 6')

Grupo B

Galatasaray - Olympiacos, 1-0 (Kewell 26')
Hertha Berlim - Benfica, 1-1 (Pantelic 73'; Di Maria 51')

Grupo C

Sevilha - Estugarda, 2-0 (Romaric 15' e Renato 16')
Partizan Belgrado - Sampdoria, 1-2 (Diarra 31';Bonazzoli 18' e Dessena 55')

Grupo D

Udinese - Tottenham, 2-0 (Di Natale 24' g.p. e Pepe 86')
Dínamo Zagreb - NEC Nimejen, 3-2 (Mandzukic 3', Balaban 82' e Vrdoljak 85'; Carlos 24' p.b. e Janssen 79')

Grupo E

Heerenveen - AC Milan, 1-3 (Pranjic 86';Jong-a-Pin 20' p.b., Gattuso 24' e Inzaghi 70')
Braga - Portsmouth, 3-0 (Luís Aguiar 7', Renteria 47' e Alan 88')

Grupo F

Zilina - Hamburgo, 1-2 (Rilke 69; Petric 16', Olic 45')
Aston Villa - Ajax, 2-1 (Laursen 8' e Barry 45'; Vermaelen 22')

Grupo G

FC Copenhaga - St Etienne, 1-3 (Santin 60' g.p.;Gomis 2', Perrin 37' e Payet 67')
Rosenborg - Club Brugge, 0-0

Grupo H

CSKA Moscovo - Deportivo Corunha, 3-0 (Dzagoev 10' e 13', Vágner Love 62')
Nancy - Feyenoord, 3-0 (Zerka 48', Feret 54' e Helder 85')

Vídeos

Hertha Berlim 1-1 Benfica
Di Maria 51'
Pantelic 73'



Braga 3-0 Portsmouth
Luís Aguiar 7'
Renteria 47'
Alan 88'


Heerenveen 1-3 AC Milan
Jong-a-Pin 20' p.b.
Gattuso 24'
Inzaghi 70'
Pranjic 86'











Sevilha 2-0 Estugarda
Romaric 15'
Renato 16'



Galatasaray 1-0 Olympiacos
Kewell 26'











Aston Villa 2-1 Ajax
Laursen 8'
Vermaelen 22'
Barry 45'












Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

1 comentário:

  1. impressionante ver o Braga cada vez mais sólido na europa. Tomara além dos grandes mais equipas portuguesas tivessem para já a pujança financeira deles e a qualidade para olhar de frente as grandes equipas da europa.

    Muitos parabéns ao bracarenses e às equipas portuguesas em prova.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas