sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Taça UEFA : 1ª Eliminatória (2ª mão) - Benfica vence Nápoles por 2-0 e quebra gelo com italianos. Braga faz pleno na Europa. Vitórias e Marítimo Out

Nuno Gomes confirmava vitoria do Benfica sobre o Napoles

Estão encontradas as 40 equipas que vão disputar a fase de grupos da Taça UEFA 2008/2009, entre elas, duas equipas portuguesas, Benfica e Sporting de Braga que brilhantemente eliminaram Nápoles e Artmédia respectivamente. Quanto às nossas três outras formações, ficaram pelo caminho, mas contra todas as expectactivas, face aos resultados averbados na primeira mão, venderam bem caro a eliminação, como foi o caso do Vitória de Guimarães e Marítimo. Já o Vitória de Setúbal, falhou redondamente, equipa que acreditava ser a grande surpresa lusa da noite.

Benfica 2-0 Nápoles: Muita qualidade e emoção na Luz!

No dia em que arrancava a Benfica TV, primeiro canal de um clube de futebol em Portugal, e inédita transmissão televisiva em directo do género a nível mundial, tudo foi "papoilas saltitantes" para os lados da Luz! Com muita qualidade e num jogo emocionante, o Benfica bateu o Nápoles por 2-0 e acabou com uma malapata de 23 anos sem conseguir eliminar uma equipa italiana – a última vítima tinha sido a Sampdoria em meados dos anos 80. Depois disso, em jogos a eliminar: Milan (2 vezes, incluíndo a final da Taça dos Campeões Europeus de 1990), Parma, Roma, Lázio e Inter de Milão afastaram o Benfica da Europa.

Num estádio da Luz vibrante, com 56 mil nas bancadas (1500 napolitanos), Carlos Martins começou no banco e Ruben Amorim manteve o lugar no onze. À semelhança do jogo com o Sporting, os encarnados quase sofreram um golo a abrir. A diferença de velocidade entre o internacional argentino Lavezzi e Luisão pareceu uma corrida entre um Ferrari e um Mini dos antigos. Mas valeu Quim com uma saída corajosa.

A resposta do Benfica foi positiva. Aos seis minutos Yebda e Luisão tiveram possibilidades de fazer o golo, mas os remates não tiveram o rumo desejado. A equipa partiu depois para 20 minutos de grande qualidade, sempre sem deixar o adversário respirar. No entanto, o jogo passava muito por Di María, com tudo o que isso tem de bom – grande entusiasmo e imprevisibilidade - e mau – querer fazer tudo depressa de mais e com muito individualismo. Por outro lado, a luta entre Nuno Gomes e os três poderosos centrais napolitanos era muito desigual.O 21 estava muito desacompanhado, por isso a sucessão de cruzamentos para a área não fazia sentido...

O Nápoles era também uma equipa perigosa nas vezes em que subia à área contrária. Lavezzi mostrou mesmo que é um fora de série! E no saldo da primeira parte, terminou com três claras ocasiões para marcar! Felizmente não revelou o habitual cinismo italiano na finalização. Canavarro enviou uma bola ao poste em cima do minuto 45 e Zalayeta na recarga não foi capaz de acertar na baliza deserta. 2 Minutos depois foi Maggio a entrar completamente isolado pela esquerda valendo aos encarnados a má opção do avançado e o bom corte de Luisão.

Reyes rematava para o primeiro golo do Benfica

Desta vez Quique Flores não fez alterações ao intervalo. O Benfica veio mais animado dos balneários e pouco depois Reyes colocou a Luz em delírio com mais um golo de antologia. Katsouranis desmarcou Reyes na esquerda num bom passe comprido, o espanhol recebeu no peito e na passada fuzilou para a baliza italiana. Depois de marcar contra o Sporting, o extremo voltou a marcar no estádio da Luz e na mesma baliza. O andaluz é mesmo craque e está cada vez melhor de jogo para jogo. A resposta dos italianos foi fraquinha. Mas tal ficou a dever-se em muito à atitude de combate dos encarnados, com os jogadores a disputarem todas as bolas com uma intensidade enorme.

E, já agora, ao treinador Edoardo Reja, que decidiu tirar Lavezzi (ainda bem!), de longe o melhor da sua equipa.Curioso foi o diálogo acesso entre o argentino e o treinador que provocou os mais diversos comentários na imprensa italiana. Já perto do fim, para a festa ser completa, Nuno Gomes marcou o segundo, após assistência perfeita de Carlos Martins. A Luz veio abaixo no regresso das grandes noites europeias.

Uma noite histórica para o Benfica. Depois de 23 anos a penar frente a equipas italianas, as águias mataram finalmente o borrego. E atenção, porque este Nápoles ainda não tinha perdido esta temporada e é segundo classificado na Liga italiana. Ou seja, não é uma equipa qualquer.

Artmédia 0-2 Sporting de Braga: 6 jogos europeus = 6 vitórias

Luis Aguiar bisou em mais uma vitoria bracarense

Num jogo sem grande história, o Sporting de Braga apurou-se com toda as calmas para a fase de grupos da Taça UEFA, tendo superado o Artmédia por 0-2 (6-0 no final, sem grandes dificuldades, dada debilidade actual do adversário. Em Braga, a equipa portuguesa vencera já por 4-0, assim, a deslocação à Eslovénia tratou-se a apenas de manter a eliminatória intocável, com os minhotos a repetirem o triunfo, agora por 0-2. Luís Aguiar esteve em evidência, tento apontado os dois tentos portugueses, ambos na primeira parte, o primeiro dos quais na transformação de uma grande penalidade. Os bracarenses veêm assim recompensado o esforço de iniciarem a época mais cedo, consguindo passar com distinção a Intertoto e agora atingirem a fase de grupos só com vitórias (6).

Vitória de Guimarães 2-2 Portsmouth: Faltou um bocadinho assim...

Crouch tirou Europa ao Vitoria de Guimaraes

Em Guimarães a decepção veio no prolongamento. A equipa de Manuel Cajuda fez o mais difícil, recuperar a desvantagem de dois golos trazida de Portsmouth, numa primeira parte de sonho,levando a decisão da partida para o tempo extra. De novo com algumas razões de queixa do trabalho desenvolvido pelo árbitro (Diarra deveria ter sido expulso), os minhotos acabaram por sofrer um golo pelo "girafa" Peter Crouch, num lance imediatamente após a um outro anulado a Flávio Meireles, que definiu o rumo da eliminatória, confirmado por um segundo tento inglês novamente pelo gigante de 2 metros e pouco. Os vimaranenses acabaram por ficar à margem da fase de grupos, quando haviam sido já “empurados” para fora da Liga dos Campeões.

Valencia 2-1 Marítimo: Àrbitro não deixou pelo menos empatar!

Bruno e colegas inconformados com decisao do arbitro no Mestalla

A imprensa desportiva espanhola escrevia em letras gordas, que o Valencia tinha um jogo ideal para golear. Que pena, não golearam e ainda tiveram prestes a ver a fase de grupos por um canudo. O Marítimo deu uma grande réplica no Mestalla, chegando a empatar a eliminatória ainda na 1ª parte com um grande chapéu de Marcinho. Até 15 minutos do fim, os 30 mil adeptos ché apenas viam a vida a andar para trás, acenando lenços brancos.

O treinador do Valência colocava o inevitável David Villa no jogo, na tentativa de dar a volta ao resultado adverso. Contudo, aos 76’ Del Horno surgiu em boa posição na área, fazendo o golo do empate, numa fase em que se intensificava o domínio valenciano. Como o jogo já não poderia dar prolongamento, em virtude da igualdade (1-1), Lori Sandri “gastou todos os cartuxos” fazendo entrar primeiro Pedro Moutinho e depois Bruno Fogaça, já que um golo bastaria aos madeirenses para resolver a eliminatória. Já em período de compensação, Ivan Bebek ajuizou mal um lance na área maritimista, considerando que Paulo Jorge tinha feito falta sobre um jogador da equipa adversária, assinalando uma grande penalidade inexistente. Na cobrança do penalti, David Villa não perdoou e, com um remate forte e colocado bateu Marcos pela segunda vez.
O sonho do Marítimo desvanecia-se, enquando que para o poderoso Valência abriam-se as portas da fase de grupos da Taça UEFA.

Heerenveen 5-2 Vitória de Setúbal: Defesa de manteiga!

Heerenveen goleou Vitoria de Setubal

O Vitória de Setúbal tinha pela frente uma tarefa complicada na Holanda, já que tinha obrigação de apontar pelo menos um golo para poder passar a eliminatória. Porém uma exibição desastrosa da sua defensiva deitou tudo a perder, e o Heerenveen chegou aos 4-0 nos primeiros 49 minutos da partida. Com tamanha desvantagem, a equipa de Dauto Faquirá arriscou tudo no ataque e ainda conseguiu reduzir para 4-2 em apenas 7 minutos, por intermédio de Bruno Gama (57min.) e por Ricardo Chaves (63min.). E enquanto a equipa portuguesa ia ganhando algumas esperanças, jogando praticamente no meio-campo adversário, a sua defensiva deitava tudo a perder. E o Heerenveen conseguiu chegar ao 5-2 final e assim chegar à fase de grupos da competição. Já pouco havia a fazer, mesmo, que até tenha surgido uma luzinha de esperança, muito ténue e logo apagada pela memória da «banhada» inicial no canal principal de Heerenveen.
Sorteio

O Sorteio da fase de Grupos da Taça UEFA 2008/2009 será no próximo dia 7 de Outubro (3ªfeira) pelas 11 horas e o Benfica ficará no Pote 1. Quanto ao Braga fica no pote 3. Podem conferir na foto em baixo a composição das equipas pelos diversos potes.

Composicao dos Potes da fase de grupos da UEFA 2008/2009

Resultados da 1ª eliminatória (2ª mão) da Taça UEFA 2008/2009

Vitória de Guimarães - Portsmouth, 2-2 (0-2) (Douglas 19', João Alves 32'; Crouch 105' e 111')
Valencia - Marítimo, 2-1 (1-0) (Del Horno 77', Villa g.p. 94'; Marcinho 40')
Benfica - Nápoles, 2-0 (2-3) (Reyes 57', Nuno Gomes 83')
Aston Villa - Litex Lovech, 1-1 (3-1) (Harewood 27'; Niflore 53')
Deportivo - Brann, 2-0, 3-2 g.p. (0-2) (Colotto 18' e 76')
Paris SG - Kayserispor, 0-0 (2-1)
Club Brugge - Young Boys, 2-0 (2-2) (Akpala 17', Sonck 29')
FC Copenhaga - FC Moscovo, 1-1 (2-1) (Sheshukov npb 54'; Bracamonte 36')
Manchester City - Omonia Nicosia, 2-1 (2-1) (Elano 48', Wright-Phillips 55'; Alabi 78')
Motherwell - Nancy, 0-2 (0-1) (Fortune 17', Gavanon 23')
Olympiacos - Nordsjaelland, 5-0 (2-0) (Torosidis 11', Diogo 30' e 43', Kovacevic 71' e 79')
Udinese - Borussia Dortmund, 0-2, 4-3 g.p. (2-0) (Hajnal 46' e 92')
Ajax - Borac, 2-0 (4-1) (Sarpong 71', Suárez 90')
SV Salzburgo - Sevilha, 0-2 (0-2) (Kanouté 37' e 56')
Artmedia Petrzalka - Sporting de Braga, 0-2 (0-4) (Luís Aguiar g.p. 11' e 30')
Sparta Praga - Dínamo Zagreb, 3-3 (0-0) (Kulic 19', Kladrubský 23' e 81'; Morales 16', Lovren 30')
Zurique - AC Milan, 0-1 (1-3) (Shevchenko 70')
Twente - Rennes, 1-0 (1-2) (N'Kufo 68')
Heerenveen - Vitória de Setúbal, 5-2 (1-1) (Paulo Henrique 6', Sibon 13' e 24', Elyounoussi 50' e 68'; Bruno Gama 57', Ricardo Chaves 64')
Standard Liège - Everton, 2-1 (2-2) (Nicaise 23', Jovanovic g.p. 79'; Jagielka 67')
FC Vaslui - Slávia Praga, 1-1 (0-0) (Burdujan 21'; Brabec 49')
Dínamo Bucareste - NEC Nijmegen, 0-0 (0-1)
Galatasaray - Bellinzona, 2-1 (4-3) (Baros g.p. 24', Yildiz 85'; Sermeter g.p. 53')
Rosenborg - Brondby, 3-2 (2-1) (Konan Ya 14', Skjelbred 73', Sapara g.p. 85'; Rasmussen 26', Kristiansen 36')
Metalist Kharkiv - Besiktas, 4-1 (0-1) (Coelho 15' e 70', Devic 25', Gancarczyk 74'; Nobre 90')
Partizan Belgrado - Politehnica Timisoara, 1-0 (2-1) (Stevanovic 69')
Saint-Étienne - Hapoel Telavive, 2-1 (2-1) (Gomis 25' e 76'; Yeboah 92')
Honka Espoo - Racing Santander, 0-1 (0-1) (Edu 4')
Kalmar FF - Feyenoord 1-2 (1-0) (Johansson 46'; Wijnaldum 17', Nouri npb 51')
Levski Sofia - MSK Zilina, 0-1 (1-1) (Adauto 60')
Lech Poznan - Austria Vienna, 4-2 (1-2) (Rengifo 9', Peszko 85', Lewandowski 98', Murawski 120'; Acimovic g.p. 61', Hattenberger 100')
Schalke - APOEL Nicosia, 1-1 (4-1) (Pander 56'; Hélio Pinto 6')
Estugarda - Cherno More Varna, 2-2 (2-1) (Hitzlsperger 82', Gomez 95'; Yurukov 47', Rusev 79')
Kaunas - Sampdoria, 1-2 (0-5) (Zelmikas 17'; Fornaroli 51', Bonazzoli 58')
Spartak Moscovo - Baník Ostrava, 1-1 (1-0) (Bazhenov 4'; Otepka 32')
Unirea Urziceni - Hamburgo, 0-2 (0-0) (Petric 27' e 51')
Rapid Bucureste - Wolfsburgo, 1-1 (0-1), (Maftei 70'; Grafite 16')
Wisla Cracóvia - Tottenham, 1-1 (1-2) (Pawel Brozek 83'; Glowacki [npb] 58')
Hertha Berlim - Saint Patrick's Athletic, 0-0 (2-0)
Koprivnica - CSKA Moscovo, 0-1 (1-2) (Vasili Berezutski 37')

Vídeos

Benfica 2-0 Nápoles
Reyes 57'
Nuno Gomes 83'



Artmedia Petrzalka 0-2 Sporting de Braga
Luís Aguiar 11' e 30'


Vitória de Guimarães 2-2 Portsmouth
Douglas 19'
João Alves 32'
Peter Crouch 105' e 111'












Valencia 2-1 Marítimo
Marcinho 40'
Del Horno 77'
David Villa 94'












Heerenveen 5-2 Vitória de Setúbal
Paulo Henrique 6'
Sibon 13' e 24'
Elyounoussi 50' e 68'
Bruno Gama 57'
Ricardo Chaves 64'



Add to Technorati Favorites

Fotos: AP + UEFA

Página Inicial

1 comentário:

  1. O SLB e o Braga estão de parabéns. Pena Guimarães e o Marítimo que quase anulavam adversários superiores.

    Agora temos que vencer quer na LC e UEFA para melhorar o nosso ranking.

    Cump.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas