quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Liga dos Campeões : Resultados da 3ª jornada - Duelo Luso-Ucraniano selado com vitória do Sporting e derrota do FC Porto

Festejos leoninos no frio de Donetsk

A terceira jornada da Liga dos Campeões 2008/2009 está finalizada com destaque para as equipas portuguesas que mediram forças com formações ucranianas. O saldo foi idêntico em todos os aspectos, o Dinamo de Kiev venceu o FC Porto em terras lusas e o Sporting foi vingar a Leste, com ambos os resultados a finalizarem em 0-1. Até nas exibições foi tudo muito pararelo - os portistas dominaram e o Dínamo Kiev num remate faz golo, o mesmo se passando com os leões em Donetsk, dominado grande parte do jogo e letal num dos únicos remates.

Com toda esta conjectura de resultados, a realidade é que o Sporting nunca esteve tão perto na sua história de chegar à fase final da Champions (oitavos-de-final), bastando para isso vencer na recepção ao Shaktar. Já o FC Porto tem o mesmo objectivo altamente comprometido.Para alterar este cenário cizento terá de ganhar obrigatoriamente em Kiev e tentar pontuar na Turquia e no Dragão com o Arsenal.

Shaktar Donetsk 0-1 Sporting: 31 Liedson marca e entra na história do clube!

O Sporting deu um passo de gigante para chegar aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões e bem pode agradecer a Liedson que marcou o golo do triunfo no escaldante ambiente de Donetsk e entrou para a história do clube como o melhor marcador de sempre nas provas da UEFA, com 19 golos.

O Shakhtar não foi um osso fácil de roer, mas os leões, sobretudo o treinador Paulo Bento, Abordou da melhor forma o jogo. Fez os ucranianos acreditar que era possível ganhar a partida e na segunda parte desferiu o golpe fatal, numa jogada de insistência de Derlei que, de calcanhar, ofereceu ao Levezinho a oportunidade de entrar para a história.

Os leões dão-se mesmo bem com os ares da Ucrânia, pois esta foi a segunda vez na história da Champions que o Sporting venceu fora e ambas naquela antiga república soviética. A outra vítima foi o Dínamo Kiev.

Patricio mais alto

Paulo Bento lançou Miguel Veloso como defesa esquerdo e Rochemback na posição mais recuada do losango do meio-campo. No entanto, mais importante do que a colocação dos jogadores em campo, foi a forma como a equipa se portou em campo. Os jogadores jogaram muito perto uns dos outros e mantiveram o Shakhtar quase sempre longe da baliza de Rui Patrício, embora tenham passado por alguns calafrios pelo meio. Faltava ao Sporting velocidade para sair para o ataque, coisa que Rochemback não conseguia fazer apesar de dar consistência a defender devido ao seu posicionamento. Paulo Bento tinha então uma surpresa guardada para a “velha raposa” Mircea Lucescu no segundo tempo. Os jogadores do Sporting passaram a jogar de forma diferente, com maior certeza no passe e sempre em progressão. Os leões esticavam-se para o ataque, mas abriam então um buraco entre o meio-campo e a defesa. Paulo Bento assumia o risco, mas sabia que um golo acabava com o adversário, muito pressionado para vencer, pois os jogadores até tinham um prémio de 70 mil euros prometido em caso de vitória.

Liedson rematava para o golo do Sporting

Rui Patrício apanhou então alguns sustos, mas acabou por respirar de alívio quando Liedson atirou para o fundo da rede de Payatov. O jogo “acabou” nesse momento! O golpe foi duro para os ucranianos, que passaram depois a fazer figura de corpo presente.

Liedson regressou e, como ele, as esperanças do leão. No sábado, regressou à equipa titular e marcou o golo que resolveu um jogo aborrecido em Leiria. Agora, num teste bem mais a sério,voltou a ser a grande figura do Sporting, entrando para a história do clube como melhor marcador de sempre na Europa.

Vídeo

Shakhtar 0-1 Sporting
Liedson 76'



FC Porto 0-1 Dinamo de Kiev: Aliyev resolveu à bomba!

Desilusão portista

Gelo no Dragão. O FC Porto foi derrotado pelo Dínamo Kiev e comprometeu as suas aspirações na Liga dos Campeões, baixando ao terceiro lugar do Grupo G. Com uma exibição fraca, os portistas perderam em casa depois de três anos sem derrotas, enquanto os ucranianos mostraram organização, conseguiram um golo e regressaram à Ucrânia bem lançados para os oitavos-de-final.

Está visto: para consumo interno, este FC Porto parece chegar, mas mais uma vez ficou demonstrado que para a grande montra europeia de clubes é preciso jogar mais. Depois do desastre com o Arsenal, o regresso à Liga dos Campeões fez ressuscitar alguns fantasmas sentidos em Londres. A começar na baliza, que parece estar a tornar-se um problema bicudo para os dragões, com Nuno Espírito Santo a comprometer, na altura em que rende Helton, que assistiu ao jogo da bancada. Junte-se lhe a falta de qualidade de alguns reforços e o abaixamento de forma de dois ou três craques... e encontra-se a resposta para uma derrota que, ao contrário de Londres, custou mais do que três pontos. Apesar das caras novas – Nuno na baliza e Mariano González nas alas, em detrimento de Tomás Costa – o jogo não correu bem ao FC Porto e cedo foi possível observar as dificuldades da equipa, perante um adversário organizado, disponível para defender e a espreitar o contra-ataque. El Kaddouri, e sobretudo Bangoura, deram que fazer à defesa portista, pouco compacta e a deixar-se muitas vezes ultrapassar.

Aliyev fazia golo de livre frente ao Porto

É verdade que apesar de não estar a jogar bem, o Porto podia ter marcado, quando Lucho (18’) rematou ao poste. Mas seriam os ucranianos a abrir o activo, num livre directo apontado por Aliyev. O médio rematou com força, a bola ganhou efeito, mas ficou a ideia de que o pecado maior foi de... Nuno. Os dragões pagavam caro ter entrado com pouca intensidade, mas procuraram o empate. Após o descanso, Jesualdo lançou Hulk, Tarik Sektioui e Tomás Costa. Mas a equipa mostrou não ter fôlego para mais e o Dínamo chegou para as encomendas. Resta-lhes vencer na Ucrânia, dentro de 15 dias.

Vídeo

FC Porto 0-1 Dínamo Kiev
Aliyev 27'


Outros jogos: Goleadas e batelada de golos!

Simão e Hugo Almeida marcaram por Atlético e Bremen

Numa ronda que rendeu o espantoso número de 53 golos em 16 jogos não se pode pedir muito mais, embora a expressão do "papão" ou "tubarão tenha tido o seu reflexo maior, com os grandes da europa a despacharem autênticamente os vários outsiders com goleadas à antiga.

A noite desta quarta-feira da Liga dos Campeões foi escrita em... português. Simão Sabrosa voltou a ser decisivo no Atlético Madrid, apontando aos 83’ o golo do empate 1-1 frente ao Liverpool, que já tinha sido “cliente” do antigo capitão do Benfica na época 2005/06. Robbie Keane tinha colocado os ingleses em vantagem logo aos 14’, mas o remate de pé esquerdo do português manteve o Atlético na liderança do grupo D.

O minuto 83 foi também de felicidade para outro português. Foi nessa altura que Hugo Almeida apontou de cabeça o segundo golo do Werder Bremen no terreno do Panathinaikos, permitindo aos alemães saírem da Grécia com um empate 2-2. Menos sorte teve o central Cadú, que marcou o autogolo com que o Bordéus derrotou o “seu” Cluj. O defesa foi infeliz ao tentar cortar um cruzamento de Yoann Gourcuff.

Terry fazia de cabeca golo frente a Roma

O resultado mais folgado da noite foi do Barcelona, que deu uma preciosa ajuda ao Sporting ao ganhar 5-0 em Basileia, praticamente eliminando todas as possibilidades de os suíços chegarem aos oitavos-de-final. Messi, Busquets, Krkic (dois) e Xavi apontaram os golos dos catalães. Quem também está numa óptima posição é o Chelsea, que teve Bosingwa, Ricardo Carvalho e Deco durante os 90 minutos e Paulo Ferreira nos segundos finais. Um golo solitário de John Terry aos 77’ bastou para derrotar a Roma

Na terça-feira, o Manchester United venceu o Celtic por 3-0 com Cristiano Ronaldo e Nani a titulares. Berbatov pareceu tomar-lhe o gosto e bisou, depois de se ter estreado a marcar na jornada anterior com o Aalborg, tendo Rooney estabelecido o resultado final. Os campeões ingleses estão quase nos oitavos-de-final, pois já têm seis pontos de avanço sobre o Celtic, no 3.º lugar.

Pepe foi outro português em campo na noite de ontem. O central cumpriu os 90 minutos na derrota por 1-2 do Real Madrid em Turim, diante da Juventus e não esteve feliz, ao fazer um mau passe no lance do segundo golo, da autoria de Amauri. Del Piero havia aberto o marcador e Van Nistelrooy apontou o golo espanhol num jogo marcado pela tragédia, pois umas horas antes do início um autocarro com adeptos italianos, que vinha da Suíça, despenhou-se, tendo morrido dois tiffosi. Noutro jogo do grupo H, Danny foi titular e atirou uma bola à barra, mas não evitou o empate do Zenit a uma bola frente ao BATE Borisov.

No grupo do FC Porto, o Arsenal foi à Turquia golear o Fenerbahçe por 2-5. Um resultado feito por Adebayor, Walcott, Diaby, Song e Ramsey, que coloca os gunners lançados rumo aos “oitavos”. Destaque para as vitórias de Villarreal de Lyon que apesar de volumosas, não espelharam as dificuldades sentidas frente a Aalborg e Steaua respectivamente.

Resultados da 3ª jornada da Liga dos Campeões 2008/2009

Grupo A

Bordéus - Cluj, 1-0 (Cadu p.b. 55')
Chelsea - AS Roma, 1-0 (Terry 77')

Grupo B

Inter Milão - Anorthosis Famagusta, 1-0 (Adriano 43')
Panathinaikos - Werder Bremen, 2-2 (Mantzios 36' e 69'; Mertesacker 29' e Hugo Almeida 84')

Grupo C

Shakhtar - Sporting, 0-1 (Liedson 76')
Basileia - Barcelona, 0-5 (Messi 4', Busquets 15', Krkic 22' e 46' e Xavi 48')

Grupo D

Atlético Madrid - Liverpool, 1-1 (Simão 82'; Keane 13')
PSV - Marselha, 2-0 (Koevermans 72' e 85')

Grupo E

Manchester United - Celtic, 3-0 (Berbatov 30' e 51' e Rooney 76')
Villarreal - Aalborg, 6-3 (Rossi 28', Capdevilla 33', Llorente 67', 69' e 84' e Pires 79'; Saganowski 19', Enevoldsen 36' e Johansson 77')

Grupo F

Bayern Munique - Fiorentina, 3-0 (Klose 4', Schweinsteiger 25' e Zé Roberto 90')
Steaua Bucareste - Lyon, 3-5 (Arthuro 8', Goian 11' e Petre 45' ; Keita 23', Benzema 33' e 72' e Fred 70' e 92')

Grupo G

FC Porto - Dínamo Kiev, 0-1 (Aliyev 27')
Fenerbahçe - Arsenal, 2-5 (Silvestre 19' p.b. e Guiza 79'; Adebayor 10', Walcott 11', Diaby 22', Song 49' e Ramsey 94')

Grupo H

Zenit - Bate Borisov, 1-1 (Tekke 80'; Nekhaychik 52')
Juventus - Real Madrid, 2-1 (Del Piero 5' e Amauri 49'; Van Nistelrooy 66')

Todos os golos da 3ª jornada da Liga dos Campeões 2008/2009



Add to Technorati Favorites

Fotos: AP + Fox

Página Inicial

2 comentários:

  1. Depois de ontem o Jesualdo ter dado pontos à Ucrânia, hoje a sua némesis Paulo Bento aproveitou para os recuperar. Jogos em muito semelhantes onde a equipa visitante consegue a vitória através de eficácia contra o ataque avassalador do adversário.

    Liesson à seleção que bem precisamos quem marque golos.

    ResponderEliminar
  2. Quanto ao jogo do Sporting 1ª parte foi péssima , a 2º parte melhorzinha...LIEDSON resolveu outra vez.

    Quanto ao Porto, desculpem os meus amigos portistas mas tem a pior equipa da década, só queria 3 jogadores - Lisandro, Lucho e B.Alves.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas