quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Liga dos Campeões : Resultados da 2ª jornada - Sporting venceu Basileia por 2-0. FC Porto goleado por 4-0 em Londres perante o Arsenal

Moutinho e Romagnoli eufusivos com golo e vitória do Sporting

Antes demais, queria justificar a minha ausência desde o passado sábado, devido ao modem do meu PC ter pifado. O dérbi do Benfica - Sporting fica para outras núpcias, como as jornadas do último fim-de-semana.Talvez na 6ª ou sábado volte a falar nisso.

Entretanto tivémos a segunda jornada da Liga dos Campeões 2008/2009, e relativamente às nossas cores, as sortes foram bem distintas. O Porto na terça-feira, juntou ao seu currículo mais uma noite de pesadelo, nas suas viagens penosas por Inglaterra, trazendo de Londres quatro golos no saco. Os campeões nacionais fizeram talvez o pior jogo da década. Já o Sporting, venceu, mas valeu apenas pelos 3 importantes pontos conquistados, porque a exibição, principalmente na 1ª parte, foi de "cortar os pulsos" ao mais ferenho adepto.

Sporting 2-0 Basileia: Entrada de Vukcevic animou!

O Sporting demorou a aquecer, mas melhorou, curiosamente, após a entrada de Vukcevic ao intervalo. Com 45 minutos de avanço dados ao adversário, os leões acabaram por voltar, sete meses depois, a vencer em Alvalade os suíços do Basileia. Desta feita, por 2-0, para a Liga dos Campeões, onde os leões conquistaram os primeiros três pontos... e também os primeiros milhões.

Paulo Bento, sem surpreender, fez apenas uma alteração na equipa que teve uma exibição cinzenta na Luz, com Derlei a surgir no lugar de Yannick Djaló. Mas a verdade é que a primeira parte pareceu um prolongamento do jogo com o Benfica. Sem dinamismo, sem ideias e com um estranho futebol directo, o Sporting mostrou-se uma equipa vulgar, que permitiu ao Basileia ganhar confiança e acreditar que podia conseguir mais do ue um empate, que era o objectivo inicialmente traçado. Rochemback era o espelho da apatia sportinguista. Aliás, para ele, o jogo parecia fazer-se apenas a passo. Aos 26’, Paulo Bento mandou Vukcevic para o aquecimento e ouviram-se palmas nas bancadas, onde já se percebia algum nervosismo dos adeptos, que em certos momentos assobiaram a equipa como que pedindo para os jogadores acordarem.

Os suíços, com o português Carlitos em destaque, trocavam bem a bola e procuravam acentuar ainda mais o desconforto leonino. É que tanto adormecimento por parte dos leões convidava a arriscar e tentar uma gracinha. Dois lances de cabeça sem grande perigo foi tudo o que o Sporting conseguiu até aos 45’, altura em que um erro do central Ferati permitiu a Derlei a primeira oportunidade do jogo. Mas o remate saiu à figura. O intervalo chegou com um nulo justo tal a pobreza do jogo, que nem parecia da Champions.

Derlei quase marvava no final da 1ª parte

Para a segunda parte, o Sporting mandou regar a zona do campo onde ia defender. E Vukcevic recebeu uma ovação ao entrar. Os leões melhoraram e, aos 49’, Derlei acertou no poste. Terá sido um aviso? Talvez. Pelo menos os suíços sentiram-no e, pouco depois, Zanni, pressionado por Romagnoli, acabou por marcar na própria baliza. O Basileia reagiu à desvantagem com a entrada de Ergic, uma das estrelas criativas da equipa. E Rui Patrício teve de se aplicar num remate de Huggel. Yannick entrou, dinamizou o ataque e Derlei tornou-se no homem em destaque. O Ninja, que voltou a acertar mais uma vez no poste, acabou por sentenciar o jogo a três minutos do final e a selar a primeira vitória leonina na Champions.

Vídeo

Sporting 2-0 Basileia
Zanni 55' p.b.
Derlei 86'



Arsenal 4-0 FC Porto: Ninguém se salvou!

Walcott foi a flecha do Arsenal

Sem espinhas. O FC Porto perdeu por 4-0 frente ao Arsenal e até podia ter saído de Londres vergado a um resultado mais pesado. O que vale é que Fenerbahçe e Dínamo Kiev empataram, o que mantém os dragões dentro da luta pelo apuramento. A mudança táctica de Jesualdo Ferreira não resultou, como, de resto, tem acontecido sempre que muda o 4x3x3. Mesmo com quatro homens, o meio-campo do FC Porto foi sempre inferior ao sector homólogo do Arsenal. E, como a defesa foi um passador, era difícil manter a invencibilidade no Grupo G da Champions.

Não se percebeu porque Lucho ficou no banco até ao intervalo, subindo Guarín para o onze. O tricampeão nacional fica muito diferente sem o argentino, em especial nas saídas rápidas para o ataque. Ainda assim, antes de sofrer o 1-0, o FC Porto até pôde marcar por duas vezes – Rodriguez à barra e Clichy a salvar sobre a linha um remate de Lisandro – o que teria alterado totalmente o cariz do jogo. Porém, estes lances e um tiro de Lisandro que Almunia desviou para canto constituíram as únicas vezes em que o FC Porto jogou claramente para ganhar, como prometera o treinador...

Adebayor marcava de penalti o 4-0

O Arsenal apostou no flanco direito e foi por ali que Adebayor foi à linha oferecer o golo a Van Persie. Quando o togolês elevou para 2-0 percebeu-se que muito dificilmente o FC Porto sairia ileso do Emirates Stadium, o que se confirmou, pouco depois do intervalo – e já com Lucho em campo –, quando Van Persie bisou. A reacção portista nunca passou da intenção e mesmo antes de Adebayor fixar os números finais, de penálti, a goleada só não atingiu números raros devido ao desperdício inglês.

Num país onde perdeu dez dos 11 jogos realizados – é a quarta vez que encaixa quatro golos! –, o dragão repete um 4-0 que já não consentia desde Dezembro de 1997 (então em Madrid). E, a poucos dias do clássico de Alvalade, resta perceber que efeitos terá a desastrada exibição de Londres no moral portista.

Em minha opinião, por mais que Jesualdo Ferreira venha com paninhos quentes e fale numa equipa em construção, este FC Porto está a anos-luz do de anos anteriores. É uma equipa que não convence e que levou um arraso do Arsenal. Os dragões habituaram os adeptos a vender bem e a comprar jogadores que colmatavam as saídas. Só que esta época não é o caso. Sapunaru não é um Bosingwa; Benítez nem titular era na Argentina; Tomás Costa e Fernando juntos não valem um Paulo Assunção e Guarín tem muito para provar. Vai-se safando Rodríguez, que mesmo assim ainda não fez esquecer Quaresma. Jesualdo tem muito trabalho pela frente.

Vídeo

Arsenal 4-0 FC Porto

Van Persie 31' e 48'
Adebayor 40', 71'




Real e Barça passam teste no Leste da Europa. Famagusta dá-se tão bem com gregos!

Messi nos minutos finais arruinou Shakhtar com 2 golos

A noite ficou marcada por outro acontecimento. O Chipre recebeu pela primeira vez uma partida de uma fase de grupos daLiga dos Campeões e não poderia ter desejado melhor começo, já que o Anorthosis Famagusta, onde se destaca Sávio (ex-Real Madrid), bateu o Panathinaikos por 3-1, rival do Olympiakos que já tinha lá levado 3-0 na pré-eliminatória. Ainda neste grupo, o Inter Milão, de José Mourinho, não foi além de um empate caseiro (1-1) frente ao Werder Bremen, numa partida em que Quaresma só entrou aos 77’. Os italianos marcaram primeiro por Maicon, mas os alemães reduziram por Pizarro, num jogo onde não esteve Hugo Almeida.

O Shakhtar Donetsk, principal adversário do Sporting no grupo C, perdeu uma excelente
oportunidade de se isolar no primeiro lugar, após perder como Barcelona por 1-2. A equipa ucraniana até entrou melhor no encontro e viu Ilsinho inaugurar o marcador aos 44 minutos, mas os catalães não desistiram e conseguiram a reviravolta nos minutos finais da partida.A três minutos do fim, Messi empatou e, quando já toda a gente esperava que o marcador não sofresse mais alterações, o argentino bisou no quarto minuto do tempo de compensação.

Destaque para o empate sem golos entre Fenerbahçe e Dínamo Kiev no outro encontro do grupo do FC Porto. Resultado que permite aos azuis e brancos ficarem em segundo.

O Cluj voltou a causar sensação na Liga dos Campeões. Depois da histórica vitória em Roma, a equipa romena que actuou com os portugueses Dani, Tony e Cadu empatou a zero com o Chelsea de Scolari, num jogo do Grupo A onde Bosingwa foi o único representante luso na equipa londrina. Já o Atlético Madrid, sem Simão e com Maniche a entrar aos 67’, bateu em casa o Marselha, por 2-1, com golos de Raúl Garcia e Aguero, num jogo marcado por graves desacatos nas bancadas, enquanto o Liverpool recebeu e venceu o PSV por 3-1, com golos de Kuyt, Keane e Gerrard.

O golão de Danny não foi suficiente para evitar a derrota justa do Zenit frente ao Real Madrid,por 1-2, em jogo do grupo H. O internacional português antecipou-se a Heinze com um fantástico toque de pé direito e bateu Casillas. Mas quem levou a melhor neste duelo foi Pepe, outro português que valeu 30 milhões de euros. Com este resultado, o Real Madrid chegou aos seis pontos, enquanto o Zenit se mantém com zero, depois de também ter perdido com a Juventus.

O Manchester United ganhou em casa do Aalborg por 0-3. Nani e Cristiano Ronaldo jogaram os 90 minutos, numa partida em que marcaram Rooney e Berbatov (2). A Juventus sofreu no terreno do modesto BATE Borisov, da Bielorrússia. Esteve a perder por 2-0, mas Iaquinta bisou e evitou o escândalo.

Resultados da 2ª jornada da Liga dos Campeões 2008/2009

Grupo A

Cluj - Chelsea, 0-0
Bordéus - AS Roma, 1-3 (Gourcuff 18'; Vucinic 64', Julio Baptista 71', 83')

Grupo B

Anorthosis Famagusta - Panathinaikos, 3-1 (Sarriegi 11' p.b., Dobrasinovic 15', Taher 78'; Salpigidis 28' g.p.)
Inter Milão - Werder Bremen, 1-1 (Maicon 13'; Pizarro 62')

Grupo C

Sporting - Basileia, 2-0 (Zanni 55' p.b., Derlei 86')
Shakhtar Donetsk - Barcelona, 1-2 (Ilsinho 44'; Messi 77' e 90')

Grupo D

Liverpool - PSV Eindhoven, 3-1 (Kuyt 5', Robbie Keane 34', Gerrard 76'; Koevermans 78')
Atlético Madrid - Marselha, 2-1 (Aguero 4', Raúl García 22'; Niang 16')

Grupo E

Aalborg - Manchester United, 0-3 (Rooney 22', Berbatov 55', 79')
Villarreal - Celtic, 1-0 (Marcos Senna 67')

Grupo F

Fiorentina - Steaua Bucareste, 0-0
Bayern Munique - Lyon, 1-1 (Zé Roberto 52'; Demichelis 25' p.b.)

Grupo G

Arsenal - FC Porto, 4-0 (Van Persie 31', 48', Adebayor 40', 71' g.p.)
Fenerbahçe - Dínamo Kiev, 0-0

Grupo H

Zenit - Real Madrid, 1-2 (Danny 25'; Hubocan 4' p.b., Van Nistelrooy 31')
BATE Borisov - Juventus, 2-2 (Krivets 17', Stasevich 23'; Iaquinta 28', 45')

Vídeo

Todos os golos da 2ª jornada da Liga dos Campeões 2008/2009


Add to Technorati Favorites

Fotos: Fox

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas