quinta-feira, 16 de outubro de 2008

CONMEBOL - Fase de qualificação: Outro vexame.

Robinho - atuação apagada

Déjà vu. A sensação de ver ou fazer algo já visto ou feito anteriormente.

Ingressos caros, estádio quase vazio e um futebol decepcionante. É o que podemos tirar do jogo de ontem, entre Brasil e Bolívia, que terminou empatado em zero a zero e aumentou a pedida dos torcedores para a saída do treinador Dunga, após a realização da 8ª jornada das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo na África do Sul.

(...) No estádio Engenhão, o alto preço dos ingressos, entre 30 e 200 reais, afastou boa parte do público. Com diversos lugares vazios, vazio também foi o futebol apresentado pelas duas equipes. Resumir o jogo é complicado. Em toda a primeira parte, apenas um lance de perigo (...). Os bolivianos até conseguiram ameaçar, mas o goleiro Júlio César esteve seguro. Aos 27 minutos, ouviram-se as primeiras vaias.

(...) Ao final, festa para a equipe visitante, que pontuou fora de casa pelas eliminatórias pela primeira vez em sete anos - festa abafada pelas vaias e gritos de “Fora Dunga” dos adeptos.

Este foi o texto usado pelo Desportugal para descrever o jogo entre Brasil e Bolívia, no dia 10 de setembro. Pois hoje, mais de um mês depois, reservo-me no direito de repetir o texto. Com algumas pequenas alterações: o estádio não estava “vazio”, o jogo em questão era Brasil-Colômbia, no Maracanã, pela 10ª jornada das eliminatórias. As chances de gol foram igualmente escassas - as melhores, pasmem, para os colombianos. O placar se repetiu pela terceira vez consecutiva em jogos do Brasil em casa: 0-0, e pela segunda vez após um resultado positivo conquistado longe do País.

Se os portugueses falam em crise em sua seleção, imaginem os brasileiros, cada vez mais afastados de sua seleção nacional e vendo resultados esdrúxulos quando a partida ocorre em território tupiniquim.

Noutros jogos, pelo menos, alguma emoção. Principalmente em Chile e Argentina, duas equipes que vêm se credenciando a jogar o Mundial (claro, “surpresa” mesmo é o Chile de Marcelo ‘El Loco’ Bielsa). Pela primeira vez na história das eliminatórias, os chilenos bateram os argentinos: 1-0, e conseqüente subida ao quarto lugar na tabela. Cerca de 65 mil espectadores viram o gol de Orellana, aos 36’, após jogada de Carmona.

A ponta é cada vez mais do Paraguai (23 pontos). Os guaranis penaram, mas bateram o lanterna Peru por 1 a 0. O goleiro peruano Butrón era o nome do jogo até os 81 minutos, quando em uma jogada muito confusa, a bola sobrou com Benítez, que definiu o triunfo paraguaio.

Enquanto isso, a Bolívia ficou no quase na tentativa de conseguir duas vitórias consecutivas. Na altitude de La Paz, os bolivianos abriram logo 2-0 contra o Uruguai (Marcelo Moreno bisou). Mas na etapa final, sobrou fôlego aos celestes, que buscaram a igualdade com Carlos Bueno (ex-Sporting) e Abreu.

Por fim, a Venezuela findou a série de quatro derrotas seguidas ao superar o Equador, de virada. O gol de Minas foi respondido com os tentos de Maldonado, Moreno e Arango: 3-1.


Resultados da 10ª jornada das eliminatórias para o Mundial 2010
Bolívia - Uruguai, 2-2 (Marcelo Moreno 15’, 42’; Bueno 64’, Abreu 88’)
Paraguai - Peru, 1-0 (Benítez 81’)
Chile - Argentina, 1-0 (Orellana 36’)
Brasil - Colômbia, 0-0
Venezuela - Equador, 3-1 (Maldonado 49’, Moreno 57’, Arango 67’; Mina 11’)

Classificação

class_desportugal

Vídeos

Paraguai 1-0 Peru


Chile 1-0 Argentina


Bolívia 2-2 Uruguai


Venezuela 3-1 Equador



Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) (foto: Terra)

Página Inicial

1 comentário:

  1. Bom duelo Portugal-Brasil para ver quem faz mais porcaria. Só craques, mas verdadeira equipa está de gesso.

    Um paquete para o Polo Norte para o Queiroz e Dunga era pouco.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas