terça-feira, 23 de setembro de 2008

Liga Portuguesa (Sagres) : 3ª jornada - Nacional e Sporting líderes. FC Porto travado pelo Rio Ave e Benfica vence 3-4 Paços de Ferreira

Nacional vence em Guimaraes e lidera Liga Portuguesa

Este fim-de-semana retomou-se, enfim, a Liga Portuguesa depois de uma inusitada paragem de três semanas, que só serviu quanto a mim para estragar trabalho feito e agonizar a crise financeira dos clubes mais pequenos.

Nesta 3ª jornada, o destaque vai para o Nacional da Madeira que somou nova vitória, totalizando o máximo de pontos na prova até ao momento (9). A acompanhar os madeirenses no topo, vem o Sporting, que em Alvalade, no dérbi da cidade de Lisboa bateu sem dificuldades o Beleneneses por 2-0, num jogo com um caso polêmico de arbitragem e pelas declarações de Vukcevic.

Pior sorte, tiveram os campeões nacionais FC Porto, que tal como o Benfica não passou do empate no Estádio dos Arcos frente à aguerrida equipa do Rio Ave.

Contra todas as previsões, o grande jogo da jornada acabou por ser disputado no pequeno estádio da Mata Real. onde se marcaram 7 golos. O Benfica levou a melhor sobre o Paços de Ferreira com um score de 3-4.

Nota negativa para a decisão directiva do Trofense. Neste ano de estreia somou nova derrota, a terceira e logo não esperou mais e despediu o treinador Toni, ele que conseguiu o feito de levar este clube do distrito de Braga pela primeira vez à divisão maior. Podiam ter esperado mais umas semanas não?!

Braga, Vit. de Guimarães e Belenenses são outros casos estranhos. Os dois primeiros andam pelas competições europeias - os bracarenses com performances invejáveis na Taça UEFA e na Liga Sagres espalham-se ao comprido pela segunda vez consecutiva.

O Vitória de Guimarães não arranja nova fórmula de sucesso. A equipa de Manuel Cajuda está a léguas do que fez o ano passado, parecendo sofrer do síndrome de fazer um ano bom e outro mau.

Quanto ao Belenenses, fala-se que tem um orçamento de 8 milhões de euros (rumores), mas jogam como uma equipa de tostões. Salva-se o médio José Pedro. Aliás como é possível este grande jogador não ter uma oportunidade num dos grandes. Época-após-época mostra a sua categoria pelos relvados, denota uma diferença qualitativa acentuadíssima em relação aos jogadores da sua actual equipa, e na sua posição não vejo muitos melhores do que ele.

Crónicas aos jogos

Paços de Ferreira 3-4 Benfica: Jogo de loucos!

Jorge Ribeiro fazia na altura o 2-4 na Mata Real

E pronto, a águia resolveu levantar voo. Mesmo com uma exibição intermitente, o Benfica foi melhor do que o Paços de Ferreira e amealhou a primeira vitória da época. Foi um triunfo justo, mas não isento de erros de uma equipa que, por culpa própria, sofreu imenso e terminou com o 3-4 preso por um fio. Um ânimo suplementar, em vésperas do dérbi com o Sporting.

O Benfica chegou ao intervalo com o jogo aparentemente na mão e uma vantagem de dois golos, que espelhava a sua supremacia, apesar de alguns sinais de instabilidade. Pior estiveram os pacenses, a darem baldas na defesa e a permitirem a construção de um resultado amplo ao adversário, mesmo respondendo bem ao golo de Nuno Gomes. O empate ainda abalou os benfiquistas, mas à meia hora o domínio estendia-se ao resultado, com um golo de Maxi Pereira e, perto do descanso, um penálti transformado por Cardozo.

O segundo tempo trouxe um Paços mais inconformado, atrás do prejuízo e um Benfica disposto a defender o resultado. E já depois de Nuno Gomes ter sido poupado a uma expulsão, Quim ofereceu o segundo golo ao Paços e relançou a discussão sobre o jogo. Com quase meia hora para jogar e perante a intranquilidade dos encarnados, Paulo Sérgio apostou tudo na reviravolta.

A acumulação de erros defensivos por parte das duas equipas, levou o jogo para números anormais. Jorge Ribeiro, ao marcar o 2-4, parecia serenar o Benfica, melhor após a entrada de Pablo Aimar. Mas rapidamente o Paços renasceu, fazendo o terceiro golo. O jogo acabou com os encarnados enfiados na sua grande área e nitidamente com o credo na boca. Um sofrimento desnecessário, mas que valeu a primeira vitória na Liga. Parabéns ao humilde Paços de Ferreira que apesar das derrotas, mostra todos anos um dos futebóis mais positivos.

Sporting 2-0 Belenenses: Dérbi morno!

Postiga marcava ao Belenenses

Os leões não quiseram perder em casa e conseguiram vencer o Belenenses por 2-0. Hélder Postiga foi o homem em foco nos leões já que abriu o marcador na primeira metade e criou o lance da grande penalidade que permitiu a Romagnoli aumentar a vantagem. Foi a 18ª vitória consecutiva para o campeonato em casa diante da equipa de Belém.

O Sporting entrou mais pressionante como lhe competia, mas no entanto os leões não conseguiam criar jogadas de perigo para a baliza forasteira. O Belenenses aproveitava os contra-ataques mostrando que estava em Alvalade para conquistar os 3 pontos. Foi curiosamente no período que os homens do Restelo estavam melhores que o Sporting chegou ao golo. Cruzamento da esquerda do ataque, Djálo amortece a bola para o centro da área e Postiga aproveita para rematar para o fundo das redes. Ninguém reclamou fora de jogo, mas é certo que o ex-portista estava em posição irregular no momento do passe de Yannick.

O Sporting chega com alguma felicidade na frente do marcador ao intervalo. Paulo Bento colocou Vukcevic em campo para o segundo tempo rendendo Izmailov. Logo aos 4 minutos, Hélder Postiga inventa uma jogada pela direita, ultrapassa o seu adversário e é derrubado dentro da área. Romagnoli aproveitou a oportunidade e converteu o castigo máximo.

O Belenenses tentou reagir e reduzir a desvantagem, mas Rui Patrício parou as investidas dos avançados de Belém. O Sporting segurou a partida e passou a dominar o encontro a seu belo prazer. Os homens da casa poderiam mesmo ter aumentado a vantagem caso tivessem aproveitado algumas boas oportunidades até final. Três pontos para os leões que somam por vitórias os 3 jogos disputados até ao momento.

Nota para a surpreendente declaração de Vukcevic no final da partida, que confessou pretender sair do Sporting já em Dezembro. O montenegrino revelou que não tem qualquer acordo com outra equipa, mas que tem «três meses para a encontrar» e, acrescentou, que não quer «estar mais tempo sem jogar».

Rio ave 0-0 FC Porto: Acordar tarde!

Lucho e Porto discretos frente ao Rio Ave

Quase três anos depois de um nulo em Vila do Conde ter explodido sob o carro de Co Adriaanse, o FC Porto voltou a empatar 0-0 com o Rio Ave, atrasando-se na corrida pelos primeiros lugares: já são quatro os pontos de atraso para o Sporting. Só no segundo tempo é que houve um cheiro a tricampeão, altura em que o Rio Ave pode agradecer o acerto de Paiva e a ajuda dos postes, por duas vezes.

O primeiro tempo foi fraquíssimo. O onze preferido de Jesualdo Ferreira (Fucile rendeu Benítez) actuou com uma lentidão exasperante, parecendo cansado da noite europeia. O Rio Ave – que já havia empatado com o Benfica – não se incomodava... João Eusébio reforçou o meio-campo com a experiência de Niquinha e os vila-condenses jogaram fechadinhos, não se importando de ter a bola poucas vezes. Tirando uma situação em que Sapunaru, lançado por Lucho, não conseguiu ultrapassar a mancha de Paiva, foram 45 minutos de pasmaceira. Um par de remates de longe, sempre à figura dos guarda-redes, não aqueceram a noite de Vila do Conde.

A atitude portista melhorou no reinício, talvez porque Jesualdo se irritou nas cabinas, mas as coisas não saíam bem à maior parte dos jogadores. Não estranhou por isso que Hulk e Lino tenham saltado para o relvado, embora só o lateral tenha dinamizando a ala esquerda. O Rio Ave continuava encolhido oferecendo espaço mas povoando muito o seu meio-campo, o que não impedia o dragão de ir crescendo. Lisandro só não marcou porque Paiva se esticou e depois por ter errado a pontaria. Só dava Porto com o Rio Ave obcecado pelo ponto. Entraram em acção então os postes da baliza vila-condense e num desses lances, após tiro de Bruno Alves, houve mesmo mão de Gaspar merecedora de penálti.

Jesualdo arriscava tudo com Candeias, num 4x4x2 em que Lucho ajudava Fernando a meio-campo. E Bruno Alves acabou ao lado de Lisandro. Só que, depois da soneca da primeira parte, já era tarde para atacar o triunfo.

Resultados da 3ª jornada da Liga Portuguesa - Liga Sagres 200/2009

Paços de Ferreira - Benfica, 3-4 (Ozeia 14', Rui Miguel 63' e William 86'; Nuno Gomes 7', Maxi Pereira 31', Cardozo 44' g.p. e Jorge Ribeiro 76')
Vitória de Guimarães - Nacional da Madeira, 0-2 (Nené 28' e Alono 61' g.p.)
Académica - Vitória de Setúbal, 1-0 (Cléber 80' g.p.)
Rio Ave - FC Porto, 0-0
Leixões -Sporting de Braga, 2-0 (Wesley 35' e Marques 58')
Estrela da Amadora - Marítimo, 0-0
Naval - Trofense, 3-1 (Dudu 20', Marcelinho 21', Alex Hauw 90' gp; Miguel Ângelo 24')
Sporting - Belenenses, 2-0 (Postiga 33', Romagnoli 50' gp)

Classificação da Liga Portuguesa (Liga Sagres) 2008/2009

Classificacao da Liga Sagres

Vídeos

Paços de Ferreira 3-4 Benfica
Nuno Gomes 7'
Ozeia 14'
Maxi Pereira 31'
Cardozo 44'
Rui Miguel 63'
Jorge Ribeiro 76'
William 86'


Vitória de Guimarães 0-2 Nacional da Madeira
Nené 28'
Alono 61'



Sporting 2-0 Belenenses
Postiga 33'
Romagnoli 50'



Add to Technorati Favorites

Fotos: AP + Portal Nacional da Madeira

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas