terça-feira, 23 de setembro de 2008

Brasileirão: 26ª jornada - Palmeiras a um ponto do líder Grêmio.

Vasco, de Leandro Amaral (dir.), não parou o Verdão

A 26ª rodada do Campeonato Brasileiro acirrou ainda mais a disputa pelo título do certame. Após o 0 a 0 do líder Grêmio contra o Atlético PR, em Curitiba, o Palmeiras venceu o Vasco e ficou a apenas um ponto de alcançar a ponta do Brasileirão (50 a 49). Há ainda o Cruzeiro, que bateu o Figueirense e chegou aos 46 pontos.

Na Arena da Baixada, o Atlético contou com a bela atuação do goleiro Galatto (formado no Grêmio) para conter o ataque gaúcho. Para 20.052 pagantes, Galatto fez duas boas defesas na etapa inicial, em tentativas de Perea e Paulo Sérgio. No segundo tempo, Tcheco e novamente Perea estiveram perto do gol, mas pararam no arqueiro rival.

Já no Palestra Itália, o Palmeiras diminuiu a vantagem tricolor, que chegou a ser de seis pontos, para apenas um. O Verdão ganhou do “rebaixável” Vasco - que estreava o técnico Renato Portaluppi no lugar de Tita -, por 2 a 0. O time local até demorou para abrir o placar, fato que ocorreu aos 25’: Diego Souza aproveitou falha da marcação e marcou um golaço, 1 a 0.

O Palmeiras relaxou, mas mesmo assim os vascaínos pouco ou nada aproveitaram. Faltava (e ainda falta...) qualidade. Na segunda parte, a equipe teve o defensor André expulso, facilitando ainda mais a vida palmeirense. Aos 84’, Alex Mineiro escorou cruzamento e definiu o escore.

No melhor jogo da rodada, Figueirense e Cruzeiro realizaram um jogaço de sete gols, no Orlando Scarpelli. O Figueira, dono da pior defesa do campeonato (55 gols sofridos), saiu atrás no placar: gol de Guilherme. Bruno Santos empatou, mas Henrique botou os mineiros em vantagem novamente. Ramón e Diogo viraram para 3 a 2, mas ainda antes dos 80 minutos o Cruzeiro já havia feito o 3-4 (Thiago e Guilherme). Enquanto a Raposa segue viva na luta pela taça, o Figueira conheceu sua sexta derrota consecutiva.

Enquanto isso, o Flamengo derrotou o “novo” lanterna Ipatinga por 1 a 0 no Maracanã (25.037 pagantes), gol de Marcelinho Paraíba, e voltou ao chamado G4, na quarta posição. O Fla, que liderou o certame por dez rodadas, dominou a partida, mas esbarrou na má pontaria de seus atacantes para construir um placar maior.

Quem perdeu posição no G4 foi o Botafogo, derrotado pela Portuguesa por 3-1. A Lusa, que estava há seis jogos sem vencer, saiu da última posição, mas ainda habita a zona de rebaixamento. O destaque da peleja foi Edno, com dois bons gols na etapa final. Já o Fogão caiu para sexto. O quinto colocado é o São Paulo, que empatou num jogo duro de ver contra o Sport (0-0).

Na parte de baixo da tabela, destaque para uma nova derrota do Fluminense. Mesmo tendo saído vencedor no primeiro tempo, deixou o Coritiba virar para 2-3 no Maracanã, numa falha incrível do jovem Tartá - ele entregou a bola nos pés da revelação Keirrison, que não teve problemas para marcar o terceiro gol paranaense. E a zona de rebaixamento ainda é uma realidade no Flu, vice-campeão da Libertadores.

Por sua vez, o Goiás continua sua arrancada espetacular nesta fase do campeonato. Depois de ganhar do Grêmio em pleno estádio Olímpico, os goianos arrasaram o ameaçado Santos, no Serra Dourada: 4-1. Antes de 15 minutos de jogo, o time da casa já vencia por incríveis 3 a 0. Desta vez, nem o artilheiro Kléber Pereira salvou os santistas da derrota.

Na próxima rodada, esquenta ainda mais a luta pela primeira posição. Enquanto o Palmeiras visita o ameaçado de queda Náutico, o Grêmio vai ao estádio Beira-Rio encarar o grande rival Internacional, no chamado “Grenal”. Já o Cruzeiro enfrenta o São Paulo, na casa deste.


Resultados da 26ª jornada do Campeonato Brasileiro 2008

Goiás - Santos, 4-1 (Paulo Baier 1’, Aquino 3’, Iarley 14’, Marques 52’; Pará 75’)
Fluminense - Coritiba, 2-3 (Washington 32’, 45’; C. Paraíba 10’, Keirrison 56’, 73’)
Atlético MG - Náutico, 2-1 (Renan Oliveira 43’, Vinícius 65’; Ruy 18’)
Sport - São Paulo FC, 0-0
Figueirense - Cruzeiro, 3-4 (B. Santos 26’, Ramón 37’, Diogo 59’; Guilherme 14’, 79’, Henrique 29’, Thiago 68’)
Portuguesa - Botafogo, 3-1 (F. Gabriel 55’, Edno 76’, 84’; W. Paulista 42’)
Palmeiras - Vasco, 2-0 (D. Souza 25’, Alex Mineiro 84’)
Internacional - Vitória, 1-0 (Alex 32’)
Flamengo - Ipatinga, 1-0 (Marcelinho Paraíba 36’)


Classificação do Brasileirão 2008

class_br26_desportugal

Vídeos

Atlético PR 0-0 Grêmio


Palmeiras 2-0 Vasco


Figueirense 3-4 Cruzeiro


Portuguesa 3-1 Botafogo


Fluminense 2-3 Coritiba


Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) (foto: Terra)

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas