sábado, 30 de agosto de 2008
Taça Uefa : Sorteio da primeira eliminatória - Benfica vs Nápoles; Marítimo vs Valencia; Guimarães vs Portsmouth
Sorte marreca! O Benfica vai encontrar logo os italianos do Nápoles na primeira eliminatória da Taça UEFA 2008/2009 e jogará o primeiro encontro fora, ditou o sorteio realizado em Monte Carlo. O Vitória de Guimarães vai defrontar os ingleses do Portsmouth, com o primeiro encontro fora. Por seu lado, o Marítimo vai enfrentar os espanhóis do Valência, com o primeiro encontro em casa. O Vitória de Setúbal vai bater-se com o Heerenveen, jogando em casa, e o Sporting de Braga defronta o Artmedia, também em casa.
A tarefa aparentemente menos complicada pertence ao Sporting de Braga, que, depois de ultrapassar a Taça Intertoto e a uma pré-eliminatória da Taça UEFA, vai enfrentar os eslovacos do Artmedia. No oitavo lugar do campeonato eslovaco ao fim de seis jornadas, o Artmedia chegou à Taça UEFA depois de ser despachado pela Juventus (0-4 e 1-1) na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
O Marítimo, que cumpre a sexta presença na Europa, parece ser a única equipa sem possibilidades de seguir em frente, face a um "super" Valência, que ainda esta semana recusou 47 milhões de euros do Real Madrid pela sua maior estrela, o avançado David Villa. A equipa em que alinham os portugueses Miguel, Hugo Viana e Manuel Fernandes conta com muitos outros jogadores de enorme qualidade, como David Silva, o ex-benfiquista Marchena, Raul Albiol, David Albelda, Ruben Baraja, Miguel Angulo ou Fernando Morientes. Ainda por cima actuando fora na segunda "mão", o Marítimo não parece ter argumentos para lutar com os espanhóis e surge como a equipa lusa em situação mais complicada.
Por seu lado, o Vitória de Guimarães tem pela frente um Portsmouth, ex-equipa de Pedro Mendes, sem história europeia, mas do que é actualmente o campeonato mais poderoso da Europa, ou não "morassem" aí os finalistas da última edição da Liga dos Campeões. A formação minhota tem a, aparente, vantagem de poder resolver a questão em casa, mas, primeiro, vai ter de ultrapassar o trauma provocado pelo afastamento da "Champions", face ao Basileia (0-0 em casa e 1-2 fora), devido a um erro crasso da arbitragem. Esta época, os pompey somaram duas derrotas em dois jogos no campeonato, mas isso não é suficiente para enganar ninguém. Uma equipa que tem craques como Sol Campbell, Niko Kranjcar, Peter Crouch, Jermaine Defoe e Kanu, além de Harry Redknapp como treinador, só pode ser considerada favorita.
Quanto ao Benfica, o seu adversário é o Nápoles, equipa que nunca defrontou, mas que já "mediu forças" com três equipas lusas, o FC Porto (1974/75), o Sporting (1989/90) e o Boavista (1994/95), conseguindo o pleno de apuramentos.Depois de épocas complicadas, o Nápoles, comandado por Edoardo Reja, um técnico italiano "fantástico" para os napolitanos: desde 2004/05 que os transportou da Serie C1 (a nossa II Divisão) até à Europa, afastando, na Intertoto, o Panionios, da Grécia. O argentino Ezequiel Lavezzi, campeão olímpico ao lado de Di María, e o uruguaio Marcelo Zalayeta são as estrelas do plantel. Outro dos grandes obstáculos do Benfica será ter aguentar a pressão do famoso Estádio San Paolo com capacidade para 78 mil lugares e um tifossi completamente loucos pelo seu clube.
O Vitória de Setúbal defronta, precisamente, a última equipa com que jogou nas taças europeias: na ronda inaugural da Taça UEFA de 2006/2007, empatou 0-0 no reduto do Heerenveen, mas perdeu, depois, por 3-0... em Alvalade.Na altura brilhava no Heerenveen o brasileiro Afonso Alves, vendido ao Middlesbrough por 16 milhões de euros. Agora a grande figura é o costa-marfinense Bonaventure Kalou. Os sadinos parecem capazes de conseguir a "vingança", mas a equipa lusa mais favorita é mesmo o Sporting de Braga, mesmo tendo em conta que o Artmedia ainda "tramou" o FC Porto: ganhou 3-2 na Invicta e 0-0 em casa, na fase de grupos da Liga dos Campeões de 2005/2006.
Os jogos da primeira eliminatória disputam-se a 18 de Setembro, dia em que insulares, sadinos e bracarenses actuam em casa, e 2 de Outubro, numa segunda "mão" em que o Benfica e o Vitória de Guimarães serão anfitriões.
Sorteio da primeira eliminatória da Taça UEFA 2008/2009
Grupo 1
Milan (Itália) – Zurique (Suíça)
FC Timisoara (Roménia) – Partizan (Sérvia)
Hertha (Alemanha) – St. Patrick’s (Irlanda)
Banik (Rep. Checa) – Spartak de Moscovo (Rússia)
Metalist (Ucrânia) – Besiktas (Turquia)
Grupo 2
Portsmouth (Inglaterra) – V. Guimarães (Portugal)
Kayserispor (Turquia) – PSG (França)
Sevilha (Espanha) – Salzburgo (Áustria)
Wolfsburgo (Alemanha) – Rapid de Bucarest (Roménia)
Sampdoria (Itália) – Kaunas (Lituânia)
Grupo 3
Marítimo (Portugal) – Valência (Espanha)
Dínamo de Zagreb (Croácia) – Sparta (Rep. Checa)
Manchester City (Inglaterra) – Omonia (Chipre)
Young Boys (Suíça) – Club Brugge (Bélgica)
Nancy (França) – Motherwell (Escócia)
Grupo 4
Everton (Inglaterra) – Standard (Bélgica)
Nápoles (Itália)– Benfica (Portugal)
Bellinzona (Suíça) – Galatasaray (Turquia)
NEC (Holanda) – Dínamo Bucareste (Roménia)
Racing (Espanha) – Honka (Finlândia)
Grupo 5
APOEL (Chipre) – Schalke (Alemanha)
Litex (Bulgária) – Aston Villa (Inglaterra)
Áustria de Viena (Áustria) – Lech Poznan (Polónia)
V. Setúbal (Portugal) – Heerenveen (Holanda)
Brann (Noruega) – Deportivo (Espanha)
Grupo 6
Slavia (Rep. Checa) – Vaslui (Roménia)
Slaven (Croácia) – CSKA Moscovo (Rússia)
Brondby (Dinamarca) – Rosenborg (Noruega)
Cherno More (Bulgária) – Estugarda (Alemanha)
Rennes (França) – Twente (Holanda)
Fotos: AP
Página Inicial
Categoria:
Benfica,
Marítimo,
Sp.Braga,
Taça UEFA 2008/2009,
Vitória de Guimarães,
Vitória de Setúbal
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas