quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Liga dos Campeões : Vitória de Guimarães "roubado" é afastado pelo Basileia por 2-1. Atlético de Madrid volta aos grandes palcos.

Fajardo marcava de penalti em Basileia

O Vitória de Guimarães está fora da Liga dos Campeões mas com muitas razões de queixa dos árbitros. O golo de Roberto aos 87’ daria o apuramento aos minhotos, mas como o assistente o anulou por fora-de-jogo inexistente o Vitória perdeu por 1-2 em Basileia e terá de jogar a Taça UEFA. Depois de na primeira mão terem ficado dois penáltis por marcar a favor da equipa de Manuel Cajuda, os árbitros voltaram a castigar os portugueses.

Guimaraes nesta altura ficava em vantagem

Como era de esperar, o Basileia entrou ao ataque e logo no minuto inicial Nilson teve de se aplicar. A defesa minhota parecia algo insegura e numa desatenção colectiva (Flávio Meireles principalmente) os suíços marcaram. Mas na jogada seguinte o Vitória de Guimarães passou para a frente da eliminatória. Marquinho foi carregado dentro da área e Fajardo igualou de penálti.

Apesar da vantagem, o sector recuado dos minhotos não atinava e uma (de muitas) asneira(s) de Nilson só não foi aproveitada porque Gelabert falhou de baliza aberta. As bolas paradas eram um terror para a defesa vitoriana e de nada valia o terço que Manuel Cajuda segurava nas mãos. Ainda assim, o intervalo lá chegou sem grandes sobressaltos e, no reinício, o Vitória até podia ter marcado. Mas a cabeçada de Marquinho (50’) saiu milímetros ao lado. Só que o Basileia estava mais perigoso e não estranhou que o 2-1 surgisse. Derdiyok fugiu pela direita e fuzilou Nilson com um tiro cruzado.

Roberto incrédulo com a anulação do golo ao Vitoria

Com mais de meia hora pela frente, o Vitória finalmente arriscou tudo. Cajuda lançou Luís Filipe, Jean Coral e Roberto na busca por um golo que tornaria real o sonho milionário. A pressão empurrou o Basileia para trás e haveria de resultar no tal golo que o assistente resolveu invalidar vergonhosamente. O Vitória caiu de pé, tendo sido empurrado para a Taça UEFA. Nota também para os dois mil adeptos vitorianos presentes no St. Jakob Park.

Atlético de Madrid de Simão e Maniche na Liga dos Campeões

Aguero voltou dos Jogos Olimpicos para colocar Atlético Madrid na Champions

O Atlético Madrid, com a Maradona nas bancadas do lotado Estádio Vicente Calderón garantiu a presença na fase de grupos da Liga dos Campeões, goleando o Schalke 04 por 4-0, recuperando da derrota por 1-0 na Alemanha. Simão e Maniche foram titulares, ambos com excelentes exibições, num jogo onde valeram os golos de Agüero (dois) e Forlán e Maxi Rodríguez. O Kaunas, orientado por José Couceiro, voltou a perder 2-0 com o Aalborg, num jogo com duas expulsões para os lituanos. Fernando Meira foi titular na derrota do Galatasaray por 1-0 no terreno do Steaua Bucareste, um resultado que apura os romenos.

Não houve surpresas de maior nos jogos que faltavam cumprir de apuramento para a Liga dos Campeões. O Liverpool suou para ultrapassar os belgas do Standar de Liége e só evitou os penálties a dois minutos do final do prolongamento. Destaque também para o primeiro apuramento de sempre de equipas cipriotas e bielorrusas. Falamos de Anorthosis e Bate Borisov.
Resultados da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões 2008/2009 (2ªmão)

Liverpool (Inglaterra) - Standard Liége (Bélgica), 1-0 (1-0) (Kuyt 118')
Arsenal (Inglaterra)-Twente (Holanda), 4-0 (2-0) (Nasri 27', Gallas 52', Walcott 66' e Bendtner 89')
Slávia Praga (Rep. Checa) - Fiorentina (Itália), 0-0 (0-2)
Olympiakos (Grécia) - Anorthosis (Chipre), 1-0 (0-3) (Belluschi 53')
Marselha (França) - Brann (Noruega), 2-1 (1-0) (Niang 65' e 90'; Sigurdsson 74')
Dínamo Zagreb (Croácia) - Shaktar Donetsk (Ucrânia), 1-3 (0-2) (Balaban 58'; Adriano 42', Brandão 60' e Willian 70')
At. Madrid (Espanha) - Schalke 04 (Alemanha), 4-0 (0-1) (Aguero 20', Forlan 51', Luis Garcia 82' e Maxi Rodriguez 87' g.p.)
Basileia (Suíça) - Vitória de Guimarães (Portugal), 2-1 (0-0) (Stocker 12 e Derdiyok 54'; Fajardo 14' g.p.)
Fenerbahce (Turquia) - Partizan (Sérvia), 2-1 (2-2) (Senturk 28' e Alex 58'; Tosic 76')
Dínamo Kiev (Ucrânia) - Spartak Moscovo (Rússia),4-1 (4-1) (Aliyev 4', Bangoura 23' e Milevskiy 49 e 77'; Dzyuba 46')
Steaua Bucareste (Roménia) - Galatasaray (Turquia), 1-0 (2-2) (Nicolita 58')
Kaunas (Lituânia) - Aalborg (Dinamarca), 0-2 (0-2 na 1.ª mão) (Risgard 72' e 89')
Bate Borisov (Bielorrússia) - Levksi Sófia (Bulgária), 1-1 (1-0) (Sosnovski 14'; Gadjev 38')
Wisla Cracóvia (Polónia) - Barcelona (Espanha), 1-0 (0-4) (Cléber 52’)
FC Artmedia (Eslováquia) - Juventus (Itália), 1-1 (0-4) (Fodrek 13’; Amauri 25’)
Panathinaikos (Grécia) - Sparta Praga (Rep. Checa), 1-0 (2-1) (Souza 90’)

FC Porto e Sporting estarão no segundo pote do sorteio da Liga dos Campeões, que amanhã se realiza às 17h00 no Mónaco. Os dois representantes nacionais na prova milionária sabem que não irão defrontar alguns tubarões do futebol europeu, nomeadamente os alemães do Bayern Munique e do Werder Bremen, os italianos da Juventus e da Roma, os holandeses do PSV Eindhoven e os espanhóis do Villarreal. No pote 1, o dos cabeças-de-série, venha o diabo e escolha.

Chelsea, Barcelona, Manchester United, Olympique Lyon, Inter Milão, Real Madrid, Arsenal ou Liverpool: uma destas equipas irá calhar no mesmo grupo que os dragões e outra irá jogar com o Sporting. Nos potes 3 e 4, os adversários não serão tão perigosos. No entanto, convém evitar algumas equipas que poderão ser incómodas, nomeadamente Bordéus, Zenit São Petersburgo, Fenerbahçe Celtic ou Fiorentina.

Vídeos

Basileia 2-1 Vítória de Guimarães
golo anulado a Roberto


Atlético de Madrid 4-0 Schalke 04
Aguero 20'
Forlan 51'
Luis Garcia 82'
Maxi Rodriguez 87'



Arsenal 4-0 Twente
Samir Nasri 27
William Gallas 52
Theo Walcott 66
Nicklas Bendtner 89



Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

4 comentários:

  1. Tenho pena pelo Vitória, mas assisti ao jogo pela TV e na minha modesta opinião, são para já uma equipa de Taça UEFA. São demasiados verdes para jogarem uma competição onde militam tantas boas equipas. Atenção este Basel também não é superior,mas apenas um pouco mais de maturidade.

    O lance do fora de jogo é demasiado evidente, chega a ser grosseiro demais.Mas não foi por ai que foram eliminados!

    Força para as equipas Portuguesas.

    ResponderEliminar
  2. Depois da palhaçada que foi ontem, que credibilidade tem esta UEFA? Que respeito merecem? Que vontade temos de jogar na UEFA depois de termos sido impedidos escandalosamente de participar no sonho?

    ResponderEliminar
  3. Resultado injusto para quem viu ate ao minuto 60', o empate era o mais justo.

    De qualquer maneira qualquer que fosse o vencedor adversário muito apetecivel para qualquer uma das equipas com a minima "reputaçao" na europa.

    Um golo gamado aos 86 minutos pelo que li, mas diga-se de passagem que o guimaraes jogou muito pouco para passar "sem espinhas", mas no geral merecia passar.

    ResponderEliminar
  4. Somos pequeninos, muito pequeninos. E enquanto não se acabar esta palhaçada, não seremos ninguém na Europa!

    Se o fiscal de linha não tivesse o rabinho entalado, não teria saido a correr para os balneários...

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas