quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Liga dos Campeões : Vitória de Guimarães estreia-se com empate (0-0) frente ao Basileia. Schalke ganha vantagem ao Atlético de Madrid

Carlitos defendendo o Basileia

A estreia europeia do Vitória de Guimarães na pré-eliminatória da Liga dos Campeões deu empate de 0-0 com os campeões suíços do Basileia. O nulo não é dramático, mas dentro de duas semanas, na Suíça, será preciso o Vitória fazer bem melhor, se quiser juntar-se a FC Porto e Sporting na milionária prova da UEFA.

Sem Sereno, lesionado, Manuel Cajuda colocou Gregory ao lado de Moreno. Além do francês,Douglas era a outra cara nova nova no onze vitoriano,se bem que Marquinho (dois jogos na última Liga) não seja um habitué na equipa. No Basileia, o português Carlitos jogou colado à direita.

O estádio D. Afonso Henriques não encheu, mas mais de 20 mil pessoas apoiaram o Vitória no jogo mais importante da história do clube. O Vitória entrou algo nervoso, ao contrário dos suíços, mais experientes e já com sete jogos oficiais nas pernas. A bola parecia queimar nos pés dos vimaranenses e foi o Basileia quem ameaçou marcar. Valeu Nilson a negar o golo a Stocker (9’), mas no canto a bola voltou a rondar perigosamente a área minhota. Dois remates desastrados de Marquinho não serviram para equilibrar a estatística do perigo.

Nulo em Guimarães

Só perto da meia hora é que os minhotos acordaram. De tal forma que até com as mãos os helvéticos anularam o perigo. E se no primeiro lance (31’) parece ter sido um toque casual, o mesmo não se pode dizer da forma como Marque travou um remate de Douglas (33’). Ficou mesmo um penálti por marcar. Antes do intervalo chegar, Carlitos assustou com um tiro cruzado, após jogada individual.

Cajuda aproveitou o descanso para trocar Marquinho por Carlitos, tentando dar maior velocidade ao Vitória. Fajardo teve então duas boas assistências a que ninguém correspondeu, deixando a nu que o problema do Vitória era mesmo o ataque – foram raros os remates à baliza de Costanzo. Mesmo depois de Jean Coral e Roberto entrarem, o guarda-redes argentino nunca teve de se aplicar a fundo. Na Suíça, tudo terá que ser bem diferente. A não ser que o Vitória aposte tudo na lotaria dos penáltis…

Queria dar uma sugestão para aqueles que gostam do Vitória. Visitem o Blog Pontapé na Lógica e tem sempre disponível a crónica, fotoreportagens e vídeos aos jogos (tudo conteúdos do próprio).

Surpresas e algumas goleadas !

Eto´o marcou dois golos ao Wisla Cracóvia

A Juventus não decepcionou na sua primeira partida europeia em mais de dois anos, e goleou o Artmedia por 4-0 em Turim. A 'Vecchia Signora' andou afastada do torneio continental em função de ter sido despromovida à Série B, em 2006, devido ao "Calcio Caos ".O Artmedia não demorou a perceber que teria dificuldades para repetir o feito da temporada 2005/06, quando surpreendeu o FC Porto e alcançou a fase de grupos.

Quem também está bem próximo da Liga dos Campeões é o Arsenal, que foi à Holanda e venceu por 0-2 frente ao Twente. Os golos dos 'Gunners' foram marcados no segundo tempo: Gallas, aos 18, e Adebayor, aos 37 minutos.

O Marselha foi outra equipa a vencer fora de casa, batendo o Brann por 0-1 na Noruega. Bruno Cheyrou, aos 40 minutos do primeiro tempo, marcou o único golo da partida.

Em Gelsenkirchen, o Schalke 04 bateu o Atlético de Madrid pela contagem mínima. Christian Pander colocou os 'Azuis Reais' em vantagem aos 30 minutos da primeira parte. Na etapa final, aos 31, o Atlético viu Antonio López ser expulso. O equipa de Simão Sabrosa (titular) marcava o seu regresso à Champions League depois de doze anos.

O Panathinaikos salvou a honra do futebol grego ao vencer por 1-2 o Sparta Praga, na República Checa. Mais cedo, o Olympiakos havia perdido escandalosamente por 3-0 no Chipre frente ao Anorthosis Famagusta - ex-equipa de Mário Jardel e actual de Sávio (ex-Real Madrid).

O Barcelona fez a sua estreia oficial na temporada com uma convincente goleada de 4-0 sobre o Wisla Cracóvia em Camp Nou. O camaronês Samuel Eto'o foi o destaque da partida, com dois golos, um dia depois de ter ido confirmada a sua permanência no clube.

Os lituanos do Kaunas de José Couceiro, que eliminaram o Glasgow Rangers na fase anterior, não resistiram ao Aalborg e perderam por 2 a 0 na Dinamarca.

O Liverpool empatou por 0-0 com o Standard Liège, na Bélgica. Os 'Reds' escaparam da derrota graças ao espanhol Pepe Reina, que defendeu um penalti.

Resultados da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões 2008/2009 (1ªmão)

Barcelona (Espanha) - Wisla (Polónia), 4-0 (Eto'o 18', Xavi 25', Henry 50', Eto'o 83')
Vitória de Guimarães (Portugal) - Basileia (Suíça), 0-0
Standard Liège (Bélgica) - Liverpool (Inglaterra), 0-0
Sparta Praga (Rep. Checa) - Panathinaikos (Grécia), 1-2 (Kulic 30'; Kucera [pb] 24', Simão 57')
Juventus (Itália) - Artmedia (Eslováquia), 4-0 (Camoranesi 7', Del Piero 25', Chiellini 39', Legrottaglie 90')
Schalke 04 (Alemanha) - At. Madrid (Espanha), 1-0 (Pander 30')
FC Twente (Holanda) - Arsenal (Inglaterra), 0-2 (Gallas 61', Adebayor 82')
Partizan (Sérvia) - Fenerbahçe (Turquia), 2-2 (Paunovic 11', Bogunovic 14'; Alex 45', Guiza 50')
Brann (Noruega) - Marselha (França), 0-1 (Cheyrou 40')
Galatasaray (Turquia) - Steaua (Roménia), 2-2 (Nonda 19' e 47'; Moreno 4', Nicolita 13')
Aalborg (Dinamarca) - Kaunas (Lituânia), 2-0 (Cacá 71', Curth 86')
Anorthosis (Chipre) - Olympiacos (Grécia), 3-0 (Torosidis [pb] 5', Sosin 18', Laban 86')
Shakhtar Donetsk (Ucrânia) - Dinamo Zagreb (Croácia), 2-0 (Srna 3', Jádson 31')
Levski Sófia (Bulgária) - Bate Borisov (Bielorrússia), 0-1 (Rzhevskiy 60')
Spartak Moscovo (Rússia)- Dínamo Kiev (Ucrânia), 1-4 (Bazhenov 4'; Bangoura 28' e 46', Milevsky 45' e 85')
Fiorentina (Itália)- Slavia Praga (Rep. Checa), 2-0 (Mutu 3', Gilardino 57')

Vídeos

Barcelona 4-0 Wisla
Eto'o 18'
Xavi 25'
Henry 50'
Eto'o 83'



Schalke 1-0 Atlético de Madrid
Pander 30'


Juventus 4-0 Artmedia
Camoranesi 7'
Del Piero 25'
Chiellini 39'
Legrottaglie 90'



Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

5 comentários:

  1. Jogo de inicio de época que o Vitória deveria ter preparado muito melhor, tendo em conta a sorte que teve no sorteio. O Vitória tem a oportunidade de uma vida e se não melhora muito rapidamente vai fracassar.

    ResponderEliminar
  2. Jogo tão fraquinho, brr...

    E eu até posso estar enganado, mas este Vitória nestas condições não vai conseguir uma prestação semelhante à do ano passado.

    Uma falta de soluções a nível ofensivo que se topou à légua..

    Boa sorte na Suíça, vou continuar a ser um adepto atento.

    ResponderEliminar
  3. Que jogo horrível. Não acho que o Guimarães tenha correspondido sequer às expectativas mínimas. Jogou mal e o resultado foi o que se viu. Agora vão-se ver aflitos na Suiça.

    Boa sorte.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado pela referência ao meu blog! ;)

    ResponderEliminar
  5. Google do Vitória de Guimarães

    http://www.footgoogle.com/vitoria_de_guimaraes/

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas