quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Jogos Olímpicos: Nélson Èvora "voa" e conquista primeira Medalha de Ouro para Portugal

Nelson Evora - Campeao Olimpico - Medalha de Ouro para Portugal

Dia histórico para o desporto Português !

Depois da esforçada medalha de prata de Vanessa Fernandes no Trialto, chegou agora a nossa vez de ouvir o hino nacional (amanhã às 13 horas), tudo graças a Nélson Èvora que brilhantemente saltou para o Ouro Olímpico em Pequim no concurso de triplo salto. Nelson Évora é, desde já, históricamente detentor da quarta medalha de ouro portuguesa na história dos Jogos Olímpicos.

Podem ver os vídeos do salto de Nélson Évora e a entrega da medalha neste link, visto que todos os vídeos colocados no You Tube e afins, são logo retirados por direitos de imagem.

Som Antena 1


O concurso começou a ser liderado pelo britânico Phillips Idowu, que fez 17,51 metros a abrir, seguido de Nelson Évora, com 17,31 no primeiro salto, e do cubano Arnie David Girat, com 17,27.
Mas o português passou para a frente logo no salto seguinte, ao conseguir 17,56, a sua melhor marca do ano -- batendo os 17,34 que lhe tinham dado a qualificação para a final, enquanto Girat passava para segundo, com um recorde pessoal de 17,52, e Idowu se ficava pelos 17,31.
Évora fez nulo no terceiro ensaio e caiu de primeiro para terceiro, pois foi passado por Idowu, que fez uma melhor marca pessoal do ano de 17,62, e por Leevan Sands, que passou pela primeira vez a marca dos 17,00, estabelecendo um recorde das Bahamas de 17,59.

Após os três primeiros saltos, os quatro melhores estavam separados por apenas 10 centímetros, com Girat em quarto com 17,52, enquanto o quinto era o romeno Marian Oprea com os 17,22 conseguidos no primeiro salto, ao qual se seguiram dois nulos. Mas, Évora colocou-se em definitivo no comando ao quarto salto, já só com os oito primeiros em prova: com uma chamada a 13 centímetros da tábua, alcançou uma nova melhor marca pessoal do ano de 17,67 e ficou só a sete centímetros do recorde nacional que fixou em 27 de Agosto de 2007 em Osaca, Japão, onde sagrou-se então campeão do Mundo (link) .

Vídeo da entrevista de Nélson Évora à RTP. após a conquista da Medalha de Ouro, aqui.

Parabéns Campeão !

Fotos de Nélson Èvora nos jogos Olímpicos de Pequim onde conquistou a Medalha de Ouro:

Nelson Evora Voa para o Ouro Olimpico em Pequim

Evora em pleno salto olimpico

Festejos de Nélson Evora

Festejos de um campeão

Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

16 comentários:

  1. Parabéns ao Nelson e à Vanessa, os novos deuses do desporto português.
    O trabalho e o espírito de sacrifício acabaram reconhecidos, em Pequim como na vida.

    ResponderEliminar
  2. Haja medalha de ouro para este país!

    PARABÉNS NELSON!

    PARABÉNS PORTUGAL!

    ResponderEliminar
  3. Mereceste completamente esta medalha!

    Nós, portugueses, sentimos muito mais estas medalhas do que por exemplo estados-unidos ou china, pois são raras e muito difíceis de conquista-las!

    OBRIGADO NÉLSON!

    ResponderEliminar
  4. É DOIRO, É DOIRO.
    O NOSSO HINO VAI SER OUVIDO NA CHINA!!!

    Nelson e Vanessa sois grandes!

    ResponderEliminar
  5. Parabéns.

    Foste o porta-estandarte e levaste a Bandeira Portuguesa até ao ponto mais alto do pódio. Glorioso!

    ResponderEliminar
  6. Até me fez aplaudir a tv feito maluquinho...

    Merece este ouro pelo esforço, pela dedicação e pela humildade(mesmo sem nunca deixar de demonstrar confiança no seu discurso).

    Um atleta que diz que quer os melhores adversários na final acho que diz tudo sobre a sua confiança.

    Parabéns pelo ouro Nélson

    Cumps

    ResponderEliminar
  7. Parabéns Nelson! Grande vitória no triplo salto! A vitória pertence-te a ti, antes de tudo! Apesar dos parcos investimentos que este país faz em todas as modalidades, excepto, claro, nesse pseudo-desporto que é o futebol (antro de vícios, corrupções, etc), este excelente atleta, verdadeiro vencedor e exemplo para todos, conquistou a única medalha de ouro de Portugal nos JO de Pequim. Nelson Évora é o exemplo do ganhador, do vencedor. Parabéns!

    ResponderEliminar
  8. PARABÉNS Nélson, é nestes momentos que se vêm os campeões, o estádio cheio não bloqueaste, foste feito para este tipo de eventos e hoje de certeza que te levantaste bem cedo, foste um exemplo de humildade durante toda a prova, UM VERDADEIRO CAMPEÃO, e mostraste aos Britânicos que não existem vitórias antecipadas, o pseudo Dennis Rodman Inglês ainda deve estar com a garganta sêca. Parabéns também foste um exemplo para a restante comitiva portuguesa, Esforço e dedicação depois vem a glória e foi o que aconteceu.

    ResponderEliminar
  9. Grande momento. Esperamos, refilámos, desesperámos e agora o Ouro para acalmar esta depressão colectiva que já estava a dominar a opinião publica.

    ResponderEliminar
  10. Como sempre nesta terrinha, só aqueles que ganham medalhas é que são lembrados. Só se fala nos atletas (excepto os futebolistas!) de 4 em 4 anos, faz-se uma grandes festa, cachecois, bandeiras, amor à Pátria, orgulho nacional e outras palhaçadas nos jornais e tv’s da portugalandia… Depois, aqueles que nada ganham, aqueles que, com poucos recursos financeiros mas com enorme sacrificio lutaram, treinaram, se esforçaram p’ra dar o melhor são, no final, criticados, são excumungados da festa… Não se dá o apoio necessário, mas de 4 em 4 anos é-lhes exegido que honrem a Pátria.
    Vanessa Fernandes e Nelson Évora, sei que são atletas e ganharam medalhas. Mais alguém sabe quem eram antes de terem ganho alguma coisa? Alguém fez alguma reportagem sobre uma promessa no salto em comprimento, sobre o “garoto” Nelson que saltava bem lá na escola? Isto há 10 anos atrás… Alguém sabe quem era a Vanessa antes de ganhar uma prova internacional?
    Eu não sabia… A Pátria honrai, que a Pátria vos contempla!
    Um abraço a todos os que ganharam medalhas, a todos que conseguiram participar nos J.O., e especialmente a todos que também se esforçaram e nem sequer conseguiram qualificar-se, pois destes ninguém se lembra! Mas eles lembram-se e viram os colegas pela televisão… Bem hajam lutadores.

    ResponderEliminar
  11. De férias, com muito sol e um mar imenso mas… mesmo (ainda) sem Hino, vibrei com a prova do Nelson Évora. Este sim, foi o nosso hino, no rosto deste atleta reflectia a ânsia de um povo, pequeno em número mas grande em vontades.

    Parabéns Nelson.

    ResponderEliminar
  12. Grande Nélson Évora!!! Grande concurso, assim soube melhor.

    Já agora, “Por milésimos, Évora não “queimou” o salto”… eh eh eh, euforia é tanta que trocam milésimos por milímetros… tá bem…

    ResponderEliminar
  13. Memorável prestação. Excelente. Obrigado

    ResponderEliminar
  14. Parabéns Nelson!!

    ResponderEliminar
  15. gosto muito do salto

    ResponderEliminar
  16. eu com 11 anos salto o mesmo que ele 1,64
    GOSTAVA DE SER COMO ELE

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas