sábado, 9 de agosto de 2008

Jogos Olímpicos : Espectacular cerimónia de abertura em Pequim

Muita côr na abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim

Deslumbrante! A cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim vai ficar para a história como, provavelmente, a mais espectacular de sempre, onde não faltou magia e efeitos visuais. Pode mesmo dizer-se que as expectativas foram ultrapassadas e que a China arrasou com um espectáculo de cortar a respiração.

Cerca de 14 mil figurantes (entre os quais 9 mil do exército) protagonizaram sucessivas representações que, durante três horas e meia de ilusão, mostraram ao mundo toda a essência da cultura desta rica civilização. Cada um dos 91 mil espectadores presentes no Estádio Nacional de Pequim, o “Ninho do Pássaro”, sentiu-se certamente de barriga cheia. De acordo com a organização, o espectáculo foi visto por 4000 milhões de espectadores, o que, a confirmar-se, será o mais visto na história da humanidade. Um dos momentos mais altos da cerimónia (e foram muitos) ocorreu no final. Terminados os discursos oficiais e declarados abertos os XXIX Jogos Olímpicos, o ex-ginasta Li Ning, tricampeão olímpico em 1984, em Los Angeles, suspenso por um cabo, foi içado, deu uma volta ao estádio numa pista virtual e acendeu a chama olímpica do estádio.Um fogo de artifício de brilho e intensidade únicos, disparado de vários pontos da cidade de Pequim, terminou um espectáculo memorável.

Portugal desfilava em Pequim

A delegação portuguesa, composta por 75 atletas, foi o 175.º país a desfilar no Estádio Olímpico de Pequim, atrás da Eslováquia e à frente da Coreia do Sul. Nélson Évora, campeão mundial de triplo salto, tal como estava previsto, foi o porta-bandeira da comitiva lusa. Vestidos a rigor com os fatos oficiais, os atletas portugueses agitaram cachecóis onde se lia o nome de Portugal escrito na nossa língua e em chinês.

No total, foram 204 e não 205 países presentes na cerimónia, pois o Brunei foi excluído porque não inscreveu atletas para as provas olímpicas. Como habitualmente, a Grécia abriu o desfile, cujo alinhamento seguiu o alfabeto chinês.

Podem ver várias fotos da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos, aqui.

Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas