terça-feira, 19 de agosto de 2008

Brasileirão: 20ª jornada - Grêmio e Cruzeiro vencem e acirram briga na ponta.

Grêmio de Rafael Carioca venceu SP de Jorge Wagner

Grêmio e Cruzeiro aproveitaram-se do fator local e conseguiram boas vitórias para se manter na luta pelas primeiras posições na 20ª jornada do Campeonato Brasileiro. O time gaúcho - 12 jogos invicto -, porém, tem uma boa vantagem de cinco pontos contra os mineiros. Enquanto isso, destaque para uma incrível lesão do atacante santista Maikon Leite, e uma goleada acachapante do Vasco sobre o Internacional - direito a uma lambança do goleiro Clemer.

No Olímpico, 40.256 torcedores encararam a chuva e viram o Grêmio abrir o placar com Perea, impedido, aos 9 minutos. Ele escorou cruzamento de Marcel (ex-Benfica), na jogada que seria uma das poucas com emoção no jogo. Num gramado pesado, foi o São Paulo quem tentou mais, mas não conseguiu furar a melhor defesa do certame (12 gols sofridos). E, pouco depois de uma bola na trave de Reinaldo, o jogo terminou para manter a liderança gremista.

Sábado, no Mineirão, o Cruzeiro abriu o placar contra o Vitória num golaço marcado por Charles, num chute forte na lateral da área. A raposa dominou o segundo tempo e com merecimento ampliou o placar, com Guilherme - os visitantes ainda descontaram, mas não foi o suficiente para impedir a 12ª vitória cruzeirense no Brasileirão.

O Palmeiras venceu o Coritiba por 1 a 0 no Palestra Itália (15.210 pagantes), manteve o terceiro lugar, com sete pontos atrás do Grêmio. Neste domingo, o Verdão venceu mesmo após a expulsão de Fabinho Capixaba, com um gol do artilheiro Alex Mineiro.

Na Vila Belmiro, o Santos continuou o seu calvário. Diante de sua torcida, empatou com o Flamengo e caiu para a penúltima posição na tabela (o Fluminense venceu o Atlético MG e ultrapassou os santistas). Além do 2 a 2 diante do Rubro-Negro, o atacante Maikon Leite, uma das revelações do campeonato mostrando um futebol veloz e objetivo, rompeu os ligamentos do joelho num choque com o goleiro Bruno, e ficará pelo menos oito meses parado. A imagem impressiona.

Maikon Leite - 8 meses fora

O Vasco, por sua vez, é um fenômeno estranho. Uma semana após levar 0-5 do Vitória, goleou desta vez o Internacional por 4 a 0, no domingo. E o primeiro gol foi, no mínimo, curioso. Bolívar recuou a bola para o veterano arqueiro Clemer, que errou o chute e viu a bola balançar as redes. Assim veio a instalação da crise no Colorado, uma das grandes decepções do campeonato. Com atletas como Daniel Carvalho (ex-CSKA), D’Alessandro (ex-River Plate) e Nilmar (ex-Lyon), o time é apenas 12º colocado.

Outro destaque neste momento do campeonato é o Botafogo. Em plena Ilha do Retiro, o Fogão somou sua quinta vitória consecutiva sob o comando de Ney Franco e adentrou no chamado “G4”, o grupo dos classificados à Taça Libertadores. Nesta quarta-feira, eles recebem o Cruzeiro num confronto direto na luta pelas primeiras posições.

A propósito, que bela atuação da Seleção Brasileira contra a Argentina, pelas semifinais do torneio de futebol olímpico em Pequim. Dá gosto de ver uma seleção preparada, com várias jogadas ensaiadas e praticando um futebol envolvente que nos fez apanhar de 3 a 0 dos “hermanos”, adiando por mais quatro anos a ainda inédita medalha de ouro do futebol masculino. E dá-lhe Nigéria.


Resultados da 20ª jornada do Campeonato Brasileiro 2008
Figueirense - Portuguesa, 2-1 (Ricardinho 52’,W. Amorim 86’; Washington 82’)
Cruzeiro - Vitória, 2-1 (Charles 39’, Guilherme 57’; Ricardinho 88’)
Atlético PR - Ipatinga, 5-0 (Danilo 8’, Pedro Oldoni 36’, 76’, 84’, Ferreira 36’)
Vasco - Internacional, 4-0 (Bolívar 19’ [p.b.], Edmundo 48’, Luiz 50’, Jean 87’)
Santos - Flamengo, 2-2 (Kléber Pereira 38’, 51’; Leo Moura 8’, 76’)
Grêmio - São Paulo FC, 1-0 (Perea 9’)
Fluminense - Atlético MG, 1-0 (Dodô 61’)
Goiás - Náutico, 3-0 (Paulo Baier 26’, Henrique 65’, Vitor 71’)
Palmeiras - Coritiba, 1-0 (Alex Mineiro 76’)
Sport - Botafogo, 0-1 (Jorge Henrique 56’)

Classificação

class_br20_desportugal

Vídeos

Grêmio 1-0 São Paulo FC


Cruzeiro 2-1 Vitória


Palmeiras 1-0 Coritiba


Sport 0-1 Botafogo


Vasco 4-0 Internacional



Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) (fotos: Globo Esporte)

Página Inicial

2 comentários:

  1. Épa que imagem mais terrível desse jogador do Santos. Que recupere rápido.

    Já agora, nem sabia mais desse Marcel. Tá jogando no Gremio e para já está na frente. Foi mais um flop que passou pelo Benfica.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas