Na 17ª rodada do Campeonato Brasileiro 2008, apenas quatro mandantes conseguiram vencer. Destes, destacaram-se Grêmio e São Paulo, que estão na parte de cima da tabela. Dos visitantes, quem se deu melhor foi o Cruzeiro, que aumentou o jejum de vitórias do Flamengo para seis partidas, e com isso passou à vice-liderança.
O Maracanã recebeu 37.210 pagantes para ver o Flamengo sair do “G4” pela primeira vez em meses. O Fla ainda saiu na frente com o estreante Vandinho (um dos artilheiros do Brasil contando todas as divisões nacionais), mas logo levou a virada cruzeirense, com gols de Guilherme e Rômulo. Para completar a sina rubro-negra, o atacante Diego Tardelli quebrou o braço e ficará em torno de três meses longe dos campos.
Com 33 pontos, o Cruzeiro só não está na frente do Grêmio, que bateu o Vitória (pouco mais de 37 mil presentes ao Olímpico) por 2 a 0. Logo aos 17 minutos, William Magrão ganhou na dividida e fez o primeiro. Os baianos partiram para o ataque, e obrigaram o arqueiro Victor a uma bela defesa na marca dos 40’. Minutos depois, o gremista Perea acertou uma bola na trave.
Na etapa final, o Tricolor se acertou e criou pelo menos duas boas chances de marcar, com Réver e Perea. Entretanto, só aos 88 minutos o time local confirmou o triunfo: o estreante Souza (ex-São Paulo e PSG) lançou Reinaldo, que driblou o marcador e definiu o resultado.
Debaixo de muita chuva no Morumbi, o São Paulo passou por cima do Vasco: 4-0, com André Lima e Rogério Ceni marcando duas vezes cada. O estreante André, emprestado pelo Hertha Berlim, fez dois gols relativamente polêmicos, com reclamação vascaína de impedimento. Já na segunda etapa, o goleiro Ceni fez um de falta e outro de pênalti e, com isso, restam apenas 16 tentos para ele chegar ao 100º.
Quem também aparece na zona de Libertadores após a rodada é o Palmeiras. O time de Vanderlei Luxemburgo derrotou o lanterna Ipatinga por 2 a 1, com dois gols do chileno Valdívia. Um dos artilheiros do campeonato, Alex Mineiro, ainda falhou um pênalti.
Na noite de domingo, os visitantes se deram bem na Vila Belmiro e na Arena da Baixada. O Coritiba se aproveitou dos contragolpes para ganhar do combalido Santos (13º jornada seguida na zona de queda), enquanto o Botafogo alcançou a primeira vitória longe do Rio de Janeiro e ainda empurrou o Atlético PR - que demitiu o técnico Roberto Fernandes - para a zona de rebaixamento ao ganhar por 3-0.
Sábado, destaque para as vitórias de Internacional e Figueirense. O Inter, com Nilmar a “bisar”, obteve seu primeiro triunfo longe do Beira-Rio nos 1-2 contra o Fluminense, enquanto que o Figueira ajudou a derrubar ainda mais o Náutico, vencendo na casa deste por 1-2 (Rafael Coelho fez os dois).
Resultados da 17ª jornada do Campeonato Brasileiro 2008
Goiás - Portuguesa, 4-0 (Júlio César 41', 70', Iarley 49', Romerito 66')
Fluminense - Internacional, 1-2 (Somália 69'; Nilmar 5', 27')
Náutico - Figueirense, 1-2 (Gilmar 49’; Rafael Coelho 6’, 25’)
São Paulo FC - Vasco, 4-0 (André Lima 20’, 40’, Rogério Ceni 69’, 88’)
Ipatinga - Palmeiras, 1-2 (Adeílson 90’; Valdívia 12’, 81’)
Grêmio - Vitória, 2-0 (William Magrão 17’, Reinaldo 88’)
Flamengo - Cruzeiro, 1-2 (Vandinho 58’; Guilherme 66’, Rômulo 69’)
Santos - Coritiba, 1-3 (Maikon Leite 70’; Keirrison 14’, 67’, 80’)
Atlético MG - Sport, 2-1 (Marques 16’, Gedeon 77’; Roger 15’)
Atlético PR - Botafogo, 0-3 (Lúcio Flávio 28’, Jorge Henrique 58’, Túlio 69’)
Classificação
Vídeos
Grêmio 2-0 Vitória
Flamengo 1-2 Cruzeiro
São Paulo FC 4-0 Vasco
Ipatinga 1-2 Palmeiras
Atlético PR 0-3 Botafogo
Texto: Matheus Rocha (correspondente e coloborador do Desportugal no Brasil) (foto: Terra)
Página Inicial
Sem comentários:
Enviar um comentário
Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas