quinta-feira, 26 de junho de 2008

EURO 2008 : Meias-finais - Alemanha vence Turquia por 3-2 e marcará presença em Viena

Lahm deixava Alemanha na final do EURO 2008

A Alemanha é o primeiro finalista do Euro 2008, depois de ter derrotado a Turquia, nas meias-finais, por 3-2. O empate a um golo prevaleceu até 11 minutos do fim, altura em que os alemães fizeram o 2-1 e pareciam qualificados. Os turcos, com a alma do costume, reagiram e empataram pouco depois. Já em cima do minuto 90, um grande golo de Lahm deu a vitória à equipa que afastara Portugal nos quartos-de-final e que assim vai à sexta final do seu historial. No domingo, os germânico vão tentar a conquista do tetra, frente a espanhóis ou russos.

Semih Senturk empata 2-2 perto do fim

A Alemanha repetiu o onze utilizado contra Portugal e a Turquia confirmou as anunciadas dificuldades para formar a equipa, ao apresentar apenas dois jogadores que tinham sido titulares na prova e um banco de suplentes muito desfalcado. No entanto, desta vez os turcos não esperaram pelo adversário e assumiram cedo as despesas do jogo. Kazim Kazim (13’) atirou uma bola à barra e pouco depois o mesmo jogador repetiu a proeza, só que o desfecho do lance foi diferente: Ugur Boral foi mais rápido do que Friedrich e, na recarga, inaugurou o marcador.

Klose fazia o 2-1 para a Alemanha

A reacção alemã foi quase imediata e quatro minutos depois do golo turco chegaram à igualdade. Podolski cruzou na esquerda e Schweinsteiger, com um desvio subtil, bateu o guarda-redes Rüstü. Um lance parecido com um dos golos marcados a Portugal. Aos poucos, a Alemanha foi capaz de sacudir a pressão dos turcos e, quando aumentava a velocidade, criava lances de apuro. Podolski (34’), num rápido contra-ataque, atirou ligeiramente ao lado. Os turcos respondiam e quando as pernas faltavam, o árbitro dava uma ajuda. Lahm (51’) foi derrubado junto à grande área por Sabri, mas nada foi assinalado. A lesão de Rolfes motivou a entrada de Frings no segundo tempo e a Alemanha ganhou com a troca, adquirindo mais força a meio-campo, mas sem criar grandes oportunidades para desfazer o empate.

Lahm marcava no minuto 90

No último quarto de hora, o jogo despertou da lentidão em que mergulhara. A 11 minutos do fim, a Alemanha fez o 2-1, num brinde de Rüstü. Após um cruzamento da esquerda, o guarda-redes saiu em falso e Klose, com um golpe de cabeça, colocou os alemães com um pé na final. Mas apenas por sete minutos... É que Sabri fez um nó cego a Lahm e cruzou para a grande área, onde apareceu Sentürk a antecipar-se a Lehmann.

O jogo estava à beira de novo milagre turco, que voltaram a marcar perto do fim! Só que desta vez o feitiço virou-se contra o feiticeiro. No último minuto do jogo, após uma excelente jogada individual, Lahm fez o 3-2 no cara-a-cara com Rüstü. A vitória sorria com felicidade aos alemães, perante um adversário que merecia, pelo menos, o prolongamento.

Vídeo

Alemanha 3-2 Turquia (meias-finais)
Ugur Boral, 22'
Schweinsteiger, 26'
Klose, 79'
Semih Senturk, 86'
Lahm, 90'


Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

2 comentários:

  1. Em poucas palavras tento descrever esta equipa germânica:

    -Fase de grupos: Uma equipa a jogar mal, é a Alemanha do Euro 2008.
    -Quartos de final: Uma equipa igual à do Mundial 2006.
    -Meia final: Mais uma vez uma equipa péssimamente desorganizada. Igual à da fase de grupos. Contudo, uma equipa fria. Não ataca, marca!

    Este lema alemão tem certa razão: No futebol são onze contra onze e no fim quem ganha é a Alemanha!

    ResponderEliminar
  2. A Alemanha fez de Itália este ano. Em 2006 até jogaram um futebol agradavel, mas desta vez para conseguirem o objectivo de chegarem a uma final foi de uma eficácia e cinismo notaveis.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas