domingo, 8 de junho de 2008

EURO 2008 : Grupo A - Portugal estreia-se em grande com vitória de 2-0 sobre a Turquia. Checos batem Suiça por 1-0

Festa de Portugal no final do jogo

Mais do que uma grande vitória na estreia de Portugal sobre a Turquia (2-0) no arranque do EURO 2008, foi o prazer de reencontrar a Selecção Nacional a jogar como uma verdadeira equipa na ascenção da palavra. Fomos melhores em todos os sectores do campo, e partimos certamente com esperanças reforçadas para mais uma boa campanha numa fase final de uma grande competição internacional. Para já, lideramos o Grupo A, com os mesmos pontos da República Checa que venceu a anfitriã Suiça por 1-0. Quarta-feira, dia 11 de Junho, Portugal mede forças com Checos, num jogo em que a vitória valerá os quartos-de-final.

Ambiente no Estadio de Genebra para o Portugal - Turquia

No lotado estádio de Genebra, Portugal contou com o apoio maioritário nas bancadas dos nossos adeptos, que ajudaram e muito ao resultado deste encontro.
Scolari apostou no onze titular há muito previsto e não se deu nada mal. Com atitude dominadora, Portugal assumiu o seu estatuto de favorito e entrou decidido a dar uma alegria a todos nós.

Beleza tuga em Genebra

Com boas combinações ofensivas entre Cristiano Ronaldo, Deco, Simão, Moutinho e Nuno Gomes. Bosingwa atirou ao poste e aos 16 minutos. Na sequência de um canto, Pepe fez golo, mas o árbitro, bem, anulou-o por fora de jogo. Os turcos tinham dificuldade em entrar na área portuguesa, onde o central do Real Madrid se mostrava imperial, e só criaram algum perigo num livre directo.

Ronaldo entre turcos

Deco era dono e senhor da partida, enquanto Cristiano Ronaldo passava ao lado do jogo. Porém, quando menos se esperava, o bota de ouro apareceu. Primeiro, fez uma arrancada que só não deu frutos porque o remate saiu torto. Depois, na marcação de um livre directo, atirou ao poste, graças ao desvio do guarda-redes. A partir da meia hora, os turcos perderam gás. Nas bancadas e no relvado, onde deixaram de pressionar, permitindo que os portugueses ganhassem definitivamente o controlo da bola. Cheirava a golo das quinas. Pepe e João Moutinho quase marcaram, mas o nulo manteve-se e Terim agradeceu, certamente, o intervalo. Os remates perigosos assinados pelos jogadores lusos foram mais do que suficientes para justificar a vantagem no marcador, mas a falta de acerto na hora de finalizar ditou o nulo no primeiro tempo.
A Selecção Portuguesa surgiu na segunda metade com o mesmo onze que iniciou a partida e a superioridade sobre o adversário continuou a ser patente. Entre outras ocasiões de golos, Portugal enviou a bola ao ferro da baliza de Demirel aos 50 minutos, com Nuno Gomes a rematar ao poste direito depois de uma boa jogada de combinação da equipa.

Pepe festejava para Portugal o seu primeiro golo

O empate era, de facto, um bom resultado (imerecido) para os turcos. Mas tudo mudou aos 61 minutos graças a Pepe. O central luso-brasileiro subiu desde a defesa para tabelar com Nuno Gomes que, na cara de Volkan Demirel, atirou a contar para um grande golo. Era a loucura nas bancadas e em casa!

Portugal continuou a dominar após o tento de Pepe, tendo enviado a quarta bola ao ferro aos 65 minutos, mais uma vez com Nuno Gomes a não ter sorte, já que viu uma boa cabeçada embater na barra da baliza.

Scolari acabou então por ter de tirar mesmo Nuno Gomes mas só depois de este ter provado a sua utilidade. A entrada de Nani, por outro lado, "disse" que Quaresma é o quarto extremo dos portugueses na hierarquia do treinador, e tornou o ataque mais móvel. Cristiano Ronaldo, que recebeu o posto e a braçadeira de Nuno Gomes, passou a mover--se entre Nani (direita) e Simão (de novo na esquerda), mas sem lugar fixo ao centro.

Raul Meireles e Moutinho decisivos no segundo golo de Portugal

A entrada de Raul Meireles, a oito minutos do fim, pretendia segurar o jogo, como era devido. A equipa nacional passou a 4x4x2 em losango e a Turquia, que até então poucas iniciativas de ataque tinha lançado, procurou vir mais vezes para a frente e tentar chegar à igualdade, mas acabou por sofrer o segundo golo nos descontos. Finalizando um contra-ataque conduzido por Cristiano Ronaldo, Raúl Meireles assistido por excelência por Moutinho não teve problemas em fechar a prestação de Portugal com chave de ouro. Realismo puro e duro como deve ser nestes momentos de alta competição. Com João Moutinho a mostrar que pensa a equipa e não o individual: podia ter rematado, mas preferiu passar a bola a Meireles.

Em conclusão, uma vitória justa de Portugal (terceira em fase finais frente à Turquia), que entrou a vencer no Euro 2008 e com uma exibição segura. Scolari tinha avisado que o onze não teria surpresas e assim foi. A «estrela» da companhia, de quem todos falam e de quem muito se espera – Cristiano Ronaldo –, não brilhou como em outras alturas, mas esteve presente e fica ligado ao segundo golo das «quinas». Agora, é hora de saborear o triunfo e recuperar forças, porque os checos não são «pêra doce» e Portugal vai ter que estar bem para carimbar um lugar nos «quartos-de-final».

Checos vencem Suiça, mas não convecem

Sverkos deu vitoria a Republica Checa

A Suíça a jogar em casa (Basileia), repetiu uma derrota na abertura, tal como Portugal no EURO 2004. Desta vez não foram os gregos os "desmacha-prazeres", foram os Checos.

Mesmo jogando pouco, os checos conseguiram estragar a tarde aos adeptos da casa. Era de suspeitar que aquela tarde seria uma sucessão de azares para os suíços. Perderam o jogo, e perderam a jóia da selecção. Alexander Frei fez uma rotura parcial do ligamento interno do joelho esquerdo. Pára seis a sete semanas, ou seja, para ele acabou-se o Euro e já não defronta Portugal, no próximo domingo.

Aos 56’, Karel Bruckner trocou de avançados no lado checo. Pôs Sverkos no lugar de Koller (que não fez jus à sua altura de 2,02m) e acabou por ganhar aí a partida. Quinze minutos depois, o suplente rematou para o único golo do encontro e bateu o guardião Diego Benaglio, que pouco trabalho tinha tido até então.

Diego Benaglio ex- Nacional a tirar bola das redes

O golo de Sverkos foi o segundo balde de água fria para os adeptos suíços, que antes do intervalo já haviam chorado a lesão da estrela da equipa. Alexander Frei, capitão e melhor marcador da selecção helvética, lesionou-se no joelho esquerdo e abandonou o jogo, lavado em lágrimas, quase no fim da primeira parte, que foi dominada pelos suíços mas sem resultados práticos.

Acabava-se aí a participação do artilheiro, que aos 20 minutos desperdiçou a melhor oportunidade de golo da primeira parte, ao rematar para as pernas do guardião Petr Cech, depois de um longo pontapé do seu guarda-redes. Aos 35’, Frei voltou a tentar, mas Cech salvou novamente as redes checas. Pouco depois, o capitão da Suíça saía lesionado, após uma disputa de bola.

No intervalo, o treinador suíço, Jakob “Kobi” Kuhn, decidiu colocar o experiente médio Hakan Yakin no lugar do lesionado Frei, deixando sozinho na frente o inexistente Streller. A equipa até ganhou novo alento, mas não foi suficiente. Acabou por sofrer o golo e depois foi correr atrás do prejuízo. Até ao apito final, os suíços aumentaram a pressão, com Barnetta, Yakin, e o suplente Vorlanthen a tentarem tudo para chegarem ao empate. O melhor que conseguiram foi uma bola na trave, aos 79’. Um azar nunca vem só.

Cerimónia de Abertura do EURO 2008

Cerimonia de abertura do EURO 2008 em basileia

Como é habitual, o início de uma grande competição é sempre antecedida de uma cerimónia de abertura que tem como temas principais a história e a tradição do(s) país(es) organizadores da competição. No Estádio St. Jakob-Park, palco do jogo inaugural do Euro’08, o espectáculo que teve a duração aproximada de 13 minutos e foi inspirado na moderna arte em pixel. Cinco toneladas de cubos (para imitar os pixels de um ecrã), 900 foguetes, 4000 balões, uma valsa (a lembrar que a Áustria também organiza), 976 figurantes,foram a imagem da cerimónia.

Resultados da 1ª jornada do Grupo A do EURO 2008

Suiça - República Checa, 0-1 (Sverkos 70')
Portugal - Turquia, 2-0 (Pepe 61', Raul Meireles 93')


Classificação do Grupo A do EURO 2008

EURO 2008 - Classificacao do Grupo A


Vídeos

Portugal 2-0 Turquia (som da Antena 1)
Pepe 61'
Raul Meireles 93'



Suiça 0-1 República Checa
Sverkos 70'



Podem seguir todo o EURO 2008 clicando na etiqueta em baixo.


Add to Technorati Favorites

Fotos: AP

Página Inicial

22 comentários:

  1. Acho que ninguém estava à espera de um Portugal tão forte e tão convincente.

    Foram 2 mas poderiam ter sido facilmente 5 ou 6. Gostei muito ver o Pepe, Bosingwa, Deco e Moutinho a jogar.

    Grande golo de Pepe e a classe do Moutinho no segundo é brutal.

    Assim eu acredito. Assim temos uma chance.

    ResponderEliminar
  2. No geral foi um jogo muito bom da selecção nacional mas é incrível que após a saída do Nuno Gomes a equipa voltou aos recentes tempos em que não jogava uma beata.

    Mas no geral foi bom. Era importante vencer e a selecção mostrou que afinal quando sabe jogar ninguém lhes pára!

    ResponderEliminar
  3. gostei imenso do jogo de Portugal, supreendeu-me imenso, nunca pensei que fosse jogar tão bem, fico feliz por comecarem a ganhar! Ronaldo apesar de tudo, não esteve tão mal, Nuno Gomes (es Grande), João Moutinho muito bom o pormenor, de resto todo o conjunto esteve muito bem, PARABENS, proximo adversario R.Checa! Força Portugal!

    Ahh --> PEPE o homen do jogo!!!

    ResponderEliminar
  4. Assim sim dá gosto ver!!!

    E que luxo este Pepe que central por isso é que custam 30 M€ e outro valem 0.

    Obrigado Dunga!!!


    Pepe, Moutinho, Bosingwa, Ronaldo, Deco e Petir estiveram acima da média

    ResponderEliminar
  5. Para os Velhos do Restelo que por ai andam em foruns de jornais e TV a afundar Portugal eis a resposta.

    Todos juntos somos poucos!

    ResponderEliminar
  6. Um grande jogo de PORTUGAL!
    Dominámos por completo!
    Vitória mais que justa!
    Força PORTUGAL!!!

    Parabéns ao vosso blog pelo excelente trabalho.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. Estou bastante surpreendido com a atitude e forma de jogar de Portugal. Excelente, em equipa e bastante organizados como já não via a algum tempo.

    Gostei imenso do Pepe, para mim melhor jogador em campo e do Moutinho que se mostrou um grande jogador, com uma exibição bastante conseguída e com muitos passes acertado.

    Agora acho que se o Scolari fizer substituições como fez hoje, nos levamos na peida, é que tirar o Nuno Gomes que até estava a jogar bem para por o Nani e depois meter o Meira, enfim.

    ResponderEliminar
  8. Bom jogo de Portugal frente a uma equipa da Turquia com uma abordagem ao jogo a desejar muito...O colectivo hoje esteve acima de qualquer individualidade se bem que haja sempre alguém que goste de ser o centro das atenções.

    ResponderEliminar
  9. Estou surpreendido, fizemos uma exibição muito melhor do que eu esperava, e a Turquia não correspondeu às expectativas. Foi puro azar não termos marcado mais cedo nem termos feito mais golos.

    Pepe, Moutinho e Deco foram espectaculares. Até o Nuno Gomes jogou bem! O Ronaldo não marcou mas foi outro que fez um bom jogo.

    Se jogarmos assim todos os jogos, podemos ser campeões. A sério, esta foi das exibições mais convincentes que já vi esta equipa fazer.

    ResponderEliminar
  10. VIVA PORTUGAL E AS MAMOCAS DESSA LINDA NA FOTO!

    ResponderEliminar
  11. Olá,

    Bom jogo da Selecção Portuguesa…dos melhores dos ultimos 2/3 anos …finalmente se vê ligação de jogadas..entendimento..sobreposição do colectivo sobre o individual.
    Destaco :
    Bosingwa - Grande jogo..enorme a defender e a apoiar Moutinho e Deco.
    Moutinho , Deco e Petit - Muito bom jogo dos 3 . Deco então mostrou que está fresquissimo..para mim o momento do jogo foi na 1ª parte um passe de 40 metros numa jogada de contra.ataque não finalizada plo Simão.
    Pepe - plo golo..mas pla seneridade em campo.

    Abraços

    ResponderEliminar
  12. Boa exibição de Portugal, boa circulação de bola, bem fisicamente...A defesa esteve bem organizada e provavelmente esta é uma defesas mais rápidas que Portugal já teve(?) mas certamente é uma das mais rápidas deste Europeu. Destaco pelos passes adocicados e criatividade que imprimiu ao jogo o Deco, não obstante algumas perdas de bola. Agora é jogar tão bem contra a República Checa e temos o apuramento garantido...

    ResponderEliminar
  13. Penso que a opinião sobre este jogo é unanime, Portugal fez uma excelente estreia! Esteve muito bem durante o jogo todo, tanto na defesa, como no meio campo e ataque... Podem-se destacar alguns nomes como o de Pepe, Bosingwa, Joao Moutinho e Nuno Gomes.
    Foi um jogo repleto de coisas positivas e que se for bem aproveitado por Scolari, e eu tenho a certeza que vai ser, ele nestas coisas é eximio, pode ser sem duvida alguma um trampolim para um grande campeonato da europa! Agora, acho que passamos de um 8 para um 88, ontem mantinha-mos todos as espectativas nem muito baixas, nem muito altas, e hoje depois de esta exibição fenomenal, as espectativas aumentaram consideravelmente, o que pode ser de certa forma mau para a selecção jovem, que pode acusar a pressão, ou como já foi dito pode "embandeirar em arco"... Mas, como disse tenho a certeza que Scolari vai fazer o melhor uso deste resultado e de todo o entusiasmo pela exibição por parte de todos os apoiantes da selecção!

    Já agora... Uma avaliação de 0 a 10, a quem jogou (á escala do FM :p):

    Ricardo - 7 (Muito seguro, lembro-me apenas de um lance menos feliz, mas, que ele conseguiu agarrar)
    Bosingwa - 8 (Segurissimo a defender, q.b. a atacar, soube aproveitar bem a excessiva marcação de ronaldo)
    Paulo Ferreira - 7 (Não teve muito trabalho e quando teve não tremeu)
    Pepe - 9 (FENOMENAL!!! Uma exibição ao seu nível, uma presença física enorme, fortissimo na antecipação, no jogo aereo, enfim, esteve numa forma fantastica... Marcou o golo que abriu o caminho da vítoria, coroando assim esta grande exibição)
    R. Carvalho - 8 (Não esteve tão presente como o Pepe, mas, esteve sempre bem quando chamado, fez um jogo super inteligente, uma exibição "Á la" Ricardo Carvalho, sem deslumbrar muito é sempre fulcral nas tarefas defensivas da sua equipa! TEMOS DUPLA!)
    Petit - 8 (Muito raçudo, muito lutador, forte a recuperar bolas, bem no passe curto... Um jogo típico de um trinco puro, que ele é)
    J. Moutinho - 8 (Muito bom a ocupar espaços, esteve excelente em todos os capitulos, e particularmente feliz no lance do ultimo golo, grande pormenor antes da assistência)
    Deco - 7 (Melhor na 1ª parte que na segunda, mas, ainda assim esteve excelente no passe longo, nunca foi um jogador de lutar muito e de correr muito, mas, compensa esses defices com uma tecnica, visão de jogo e capacidade de passe acima do normal e foi assim dos melhores da primeira parte, com destaque para um passe formidavel para o simão, a longa distância)
    Simão - 7 (Não deu nas vistas, mas, mostrou serviço e fez uma exibição excelente também)
    C. Ronaldo - 7 (Esteve ao nível de simão... Não fez uma grande exibição mas jogou bastante bem dentro dos possíveis)
    N. Gomes - 8 (Só pela luta e entrega já merece ser reconhecido, mas, conseguiu desta vez juntar a essa luta e entrega trabalho "palpavel" criou oportunidades, fez uma assistência e por duas vezes enviou bolas aos ferros, sendo que uma delas seria um grande golo. Vamos ver se continua assim e se tem mais sorte nos proximos confrontos)
    Nani - 6 (Pouco fez...)
    R. Meireles - 7 (Marcou o 2º golo, e trabalhou bem sem dar muito nas vistas)
    Meira - ... (Não teve tempo para se mostrar)

    ResponderEliminar
  14. Grande selecção! A começar por Ricardo; que respondeu com qualidade as poucas investidas Turcas, mostrando seguransa e com isso transmitindo a confiança que o resto do grupo nacessitava para continuar a tentar chagar ao golo.

    A defesa esteve tambem em grande nivel, Bosingwa e o seu poder de explusão (tanto a defender como a atacar); Pepe com o golo numa jogada de grande qualidade a passe do nosso capitão; Carvalho com a classe que já o caractetiza, Já ferreira, nã atacou muito mas defendeu bem...

    Oataque trabalhou muito... um Ronaldo em bom plano (esteve na jogada do segundo golo e espalhou a já habitual magia do seu futebol com as suas fintas, os seus bons passes/cruzamentos; assim como o Simão (com prestação mais ou menos parecida); E Nuno Gomes, muito trabalhador, fez a assistencia para o 1-0, contudo, foi o mais azarado com uma bola enviada ao poste e outra á barra...

    Mas foi o meio campo mais me atraiu:


    Petit

    Mouninho
    Deco


    souberam fechar espaços nas POUCAS situações de ataque protagonizadas pela equipa turca (nesta situação de jogo, destaque para Petit e Moutinho). Souberam tambem fazer a transição de jogo para o ataque (com alguma ajuda do Petit, mas com destaque para o Moutinho, grande jogada no segundo golo, e o Deco)...

    Em suma: Dominamos na posse de bola, defendemos com qualidade, atacamos ainda melhor, e o mais importante: GANHAMOS!

    ResponderEliminar
  15. penso q os adversarios que viram o jogo começaram a ficar assustados...
    Lembram-se todos do ronaldo e só falam dele etc...mas agora descobriram que tambem temos uma ekipa e que nao somos ronaldo-dependentes como foi na qualificação...

    por exemplo os franceses da M6 ficaram assustados e ja atribuam a Portugal o favoritismo do torneio...

    Agora só espero que este jogo nao foi um engano e que a selecção joga tão bem nos proximos jogos...

    cumps

    ResponderEliminar
  16. Portugal ainda não ganhou nada, a competição está no inicio e não sabemos se será um sucesso ou fracasso.
    O que eu queria deixar aqui (mais uma vez) é uma palavra para os críticos que até à véspera do jogo de hoje massacravam a Selecção e principalmente Scolari. Para estes eu volto a dizer... ESTÃO TODOS ERRADOS.
    Scolari é de longe o melhor seleccionador que Portugal já alguma vez teve. Outros seleccionadores tentaram (e provavelmente com uma selecção melhor que esta) e não conseguiram fazer 1/3 do que fez Filipão. Será que agora gritam por Portugal com a mesma força e vontade que eu?
    Meus amigos, cada um tem a sua opinião mas é tão louvável quando admitimos os nossos erros de calculo e os expressamos publicamente.

    ResponderEliminar
  17. Adorei o jogo de Portugal, tal como tem aqui sido dito. Já agora não acharam a cerimónia e o entusiasmo neste torneio (lá) um pouco longe do nosso EURO 04?

    Nunca mais a UEFA terá um torneio como o nosso - viva Portugal

    ResponderEliminar
  18. Portugal fez um jogo colectivo notável! O meio-campo Português deu "água pelas barbas" aos Turcos!

    Aquela jogada (cheio de raça e vontade de marcar) do Pepe para o primeiro golo, com uma ajuda muito importante do Nuno Gomes na tabela, foi soberba!

    Aquela visão de jogo do Moutinho no segundo golo, abrindo para o golo do Meireles, foi fabulosa!

    Resta-me só dizer que esperava mais da equipa Turca, desiludiu-me muito... São muito fraquinhos! E depois de ver o jogo Suiça - Rep. Checa, fico com a certeza que vamos ganhar os três jogos... E fico também com a certeza que tivemos muita sorte no sorteio! Que 3 equipas tão fraquinhas que nos sairam... Acho que até vamos poder poupar bastantes jogadores nestes dois jogos

    ResponderEliminar
  19. Foi bom demais, agora os checos, que em minha opinião me parecem mais fracos que anos anteriores.

    Faltam 4 jogos para a final - Jogo a jogo podemos sonhar

    ResponderEliminar
  20. Parabéns a todos aqueles emigrantes que têm dado tanto apoio a Portugal. É lindo ver que o que se passou no EURO 2004 passou para este Europeu.

    ResponderEliminar
  21. Estuve antes de ayer en el rock in rio para ver METALICA, fuimos de Salamanca hasta Lisboa y era impresionante la cantidad de banderas portuguesas que habia en los balcones, se respira el euro y e la radio tambien se ha dicho, HOJA LA FUERA LA FINAL IBÉRICA. GRACIAS-OBRIGADO pelo juego de ayer PORTUGAL

    Saludos

    ResponderEliminar
  22. Que espectaculo, já é tudo português novamente...

    Parece um ciclo que se repete durante um mês de 2 em 2 anos.

    ResponderEliminar

Home - Desportugal - Blog de Notícias Desportivas